terça-feira, 15 de janeiro de 2008

Tarte pêras, avelãs,simplesmente DIVINAL!

A chuva continua... Á tarde parece que vai continuar a fazer-nos companhia e com ela o seu companheiro vento... Vai ser uma festa! É tempo deles fazerem parte dos nossos dias, afinal estamos no inverno! Pois... mas ontem quando o nosso amiginho sol deu um ar da sua graça, hummmm soube tão bem! Agora as saudades dele ainda são mais intensas. Mas embora lá fora esteja pouco convidativo, neste nosso cantinho o calor humano é mais que muito e o sol que emana da alegria de estarmos juntos é ofuscante. Portanto não se façam de rogados instalem-se confortavelmente e vamos partilhar esta tarte simplesmente DIVINAL!
Quando penso fazer um bolo ou tarte mais elaborados ou demorados para a sobremesa de Domingo normalmente faço-os no Sábado e assim foi. Sábado eu e os filhotes reunimos-nos á volta desta tarte. Os ingredientes eram originais, por isso deu-nos muito gozo. Quando saiu do forno o perfume que se espelhava pela cozinha era delicioso gerando uma pequena brincadeira:
- Ó mãe e se não é boa? Vai ser um desgosto não é?! - dizia o filhote tentando esconder o riso
- Não seria melhor provarmos só um pouquinho, só para tirar as duvidas - reforçava a filhota que tinha percebido muito bem as intenções do irmão
- Não é para a sobremesa de amanha - respondi eu
- Como é a 1ª vez que fazemos o melhor é provar antes, mas vale prevenir que ....
- Está bem, está bem.... - nem me deixaram acabar
- PAI ANDA DEPRESSA!!!!!
Em menos de um minuto a tarte foi partidas em 4 fatiazinhas, que se transformaram em 8 fatiazonas se não fosse por eu dizer "e para amanha?" salvando as 4 ultimas fatias, a pobre tartezinha tinha sido devorada sem dó nem piedade em menos de 2 minutos. O meu filho diz que é a melhor tarte que alguma vez comeu, os outros dois gulositos concordaram de boca cheia hihihihi. Sinceramente talvez não a melhor mas das melhores sem duvida nenhuma. Fica no top 5 das melhores receitas. Não os faço sofrer mais aí a temos:
Photobucket
Photobucket
Para esta delicia vamos precisar de:
- 1 massa de compra quebrada (se não encontrarem ou preferirem usem massa folhada)
- 1 lata grande de pêras em conserva
Para o creme de avelãs:
- 80 gr. de açúcar
- 1 colher sopa de açúcar baunilhado
- 75 gr. de avelãs moídas em farinha
- 1 colher de sopa de Maïzena (fécula de batata)
- 30 gr. de manteiga derretida
- 5 colheres de sopa de natas batidas (usei creme fraiche espessa a 30%)
- 1 ovo inteiro + 1 gema
- 1 colher de sopa de aguardente de pêra (como não tinha usei rhum)
Para a cobertura:
- 100 gr. de doce de alperce (usei geleia de marmelo)
- 1 colher de sopa de aguardente de pêra (voltei a usar rhum)
- 1 colher de sopa de água
Colocar a massa na tarteira (24 cm diâmetro). Picar o fundo da massa com um garfo. Reserve.
Preparar o creme de avelã : verter todos os ingredientes do creme pela ordem descrita. Misturar bem com a batedeira. Colocar este preparo por cima da massa. Retirar as pêras da lata e limpa-las muito bem com papel absorvente. Com a ajuda duma faca bem afiada fazer pequenos cortes imitando um gradeamento e colocar as pêra delicadamente com o lado redondo para cima em cima do creme de avelãs. Levar ao forno de 40 a 50 minutos a 180°C, até ficar bem lourinha. 5 minutos antes da fim da cozedura da tarte, preparar a cobertura: verter todos os ingredientes (doce de damasco, agua e aguardente de pêra) numa panelinha. Levar ao lume até diluir o doce (eu fiz tudo isto ao micro ondas).
Desde que a tarte fique pronta pincelar com a cobertura. Deixar arrefecer (se conseguirem) antes de provar. Simplesmente divinal
Photobucket
Apreciação: Que dizer mais? Como diria a Mely de onde copiei esta receita - é uma receita praticamente perfeita! Concordo. O sabor delicado das avelãs com o das pêras é irresistível e tão, mas tão boa que só de falar nela já me cresce a agua na boca MIAMMMMMM. Olhem experimentem e depois digam se é ou não uma excelente receita. Fico á espera :)
Photobucket
Photobucket
Fonte: Mais uma receitinha tirada do Chaudron Pastel da Mely. Une fois de plus merci beaucoup pour cette delicieuse recette Mely, sans doute une des meilleures tarte que j´ai jamais mangé! MERCI! Gros bisous

11 comentários:

Filipa disse...

Que maravilha de tarte e que aspecto douradinho fabuloso! Fiquei cá com uma fome no fim de ver estas fotos... ai ai, como eu gostava de uma fatia agora...
Beijinhos

Mónica disse...

Isso está com um óptimo aspecto e com essas críticas com certeza que irei experimentar! Muito obrigada por partilhares ;)

DocesCozinhados disse...

Bem Nandinha, que dizer???
Até fico com água na boca só de ver!!!!
Vou já copiar a receitinha. Bjs
Tem que ser mesmo com pêras em calda ou pode ser com peras ao natural??

Anónimo disse...

Tarte de Pêras...Divinal como este Cantinho tão doce!
Parabéns pelo bom gosto e pela partilha! Bem haja!
Vou experimentar logo que arranje as avelâs!
Bjs.

Carla disse...

Nanda, esta tarte parece uma que o meu pai traz da Makro, mesmo sendo congelada é MARAVILHOSA (é mesmo assim com pêras nessa disposição e tem um toque a avelã). Esta vou experimentar!!!

bjs e boa semana!

Isabel (pipoka) disse...

Nanda,

eu não posso vir aqui, pois dou constantemente de caras com sobremesas simplesmente maravilhosas. Esta tb. irá aparecer no meu blogue!
Quanto às peras, faço a mesma pergunta da Dulce do Doces Cozinhados, pode-se fazer com pêra natural, não é?

bjs

Andreia disse...

Também já anotei para fazer! Tem um aspecto simplesmente divinal!

Depois conto como ficou...

Bjs

Anónimo disse...

Olá Nanda :
Coisinhas tão boas e tão docinhas que apetecia provar,pois só a água na boca não consola.....Como falou nos filhotes ,pensei no Pão de ló do Daniel,que delicia ....Escreva a receita que quero experimentar.
Beijos para todos.
GD

Anónimo disse...

Hum, quase que a consigo cheirar...
E estou mesmo a ver o Daniel.... :)
Aspecto maravilhoso, sim sra!

Anónimo disse...

Ho, je suis flattééééée !
C'est la 2eme recette que tu réalises tirée de mon blog...

Merci :)

Perso, cette tarte, c'est ma préférée ! Je l'a-do-re !
Je l'ai faite 3 fois, et les 3 fois, je n'ai pas pu m'empêcher d'en manger un tiers à chaques fois :)

Anónimo disse...

mesmo muito boa!
este e sem duvida o top de doces!
=)