quinta-feira, 24 de janeiro de 2008

Brioche de iogurte - super leve e fofa!

Os dias continuam cheios de sol, frios certo mas cheios de sol. Já cheira tão bem á Primavera! Eu sei que estou a repetir-me! :( Já disse isto tudo algures noutro post mas é mais forte do que eu. O tempo influencia terrivelmente o meu estado de espírito e disposição. Quando o meu amiguinho sol vem me dar os bons dias logo pela manhazinha, fico com energia redobrada capaz de durar até ao fim do dia( qual pilhas Duracel!). Por outro lado... Pstttt tenho um segredo para vos contar... Aproximem-se... Mais um pouquinho. Sabem é que outra das coisas que também me tem dado uma alegria ENORME é que os meus cunhados (sim aqueles do Canada) estão mesmo, mesmo a chegar. E como se isso não bastasse a minha irmã também confirmou que viriam passar uns diazinhos connosco no próximo mês. Sol, os cunhados, irmã, cunhados, sobrinhos... Ando hiper activa hihihihihi e muitooooo feliz. Ontem com toda esta energia enquanto fazia o jantar lembrei-me de fazer uma brioche para o pequeno almoço do dia seguinte. Tinha uma receita muito original guardada algum tempo, porque não?! A sua originalidade consistia em levar 2 iogurtes naturais na massa e portanto muita menos manteiga! Se bem o pensei, melhor o fiz. Arregacei as mangas e mão á obra ou será melhor dizer mão na massa hihihi. O resultado final ficou.... Julguem por vocês mesmos:
Photobucket
Photobucket

- 2 iogurtes naturais
- 1 ovo (o meu tinha 2 gemas :) )
- 2 colheres sobremesa de açúcar baunilhado
- 80g de açúcar
- 1/2 colher de café sal
- 500g de farinha sem fermento
- 50g de manteiga a temperatura ambiente e cortadas aos quadradinhos
- 22g de fermento padeiro (eu coloquei um pacotinho de fermento Vahiné)
- Açúcar em pérolas ou amêndoa laminada para a decoração
Colocar os ingredientes pela ordem apresentada na maquina de pão. Programar a maquina para massa (portanto sem a parte da cozedura). Na minha é o nº 7. Uma vez o programa terminado retirar a massa da máquina com as mão enfarinhadas e dar a forma desejada a brioche. Como rendeu bastante fiz 6 bolinhas que coloquei em 2 formas de bolo inglês mas pode fazer uma trança ou bolinhas individuais ou outra a sua escolha.
Aqui está:

Photobucket

Deixar levedar mais 45mn. Eu coloquei a no micro ondas depois de ter feito ferver uma chávena de água. O calor e a húmidade que lá ficam é optima para que as massas levendem melhor e mais rapidamente ;)

Photobucket

Findo esse tempo, pincelar a brioche com manteiga ou com ovo batido com uma pinguinha de agua (usei este ultimo). Polvilhar com amêndoas laminadas ou com açúcar em pérolas.

Photobucket

Levar a cozer em forno pre-aquecido (o meu coloquei a 200º) até ficar lourinha.

Photobucket

Photobucket

Depois é sentar em frente a uma boa chávena de leite ou chá. Querem uma fatiazinha?!
Photobucket
Com manteiga ( nem consegui estender a maanteiga de tão fofa que estava a brioche :( ) ou doce?

Photobucket

Ou ligeiramente torrada com manteiga?

Photobucket

Apreciação: É, sem duvida nenhuma, uma das melhores brioches que fiz. Tem um miolo muito leve e macio. A côdea é estaladiça. O sabor hummmm! Uma verdadeira tentação! Aconselho vivamente que experimentem :)
Fonte: Desculpem mas não me lembro de que blog tirei esta receita. Sei apenas que é francês. Se alguém souber quem é o autor desta receita por favor avisem-me para eu poder colocar a fonte. Obrigada

14 comentários:

Anónimo disse...

UAU!!!
Está espectacular e acredito que seja muito boa!
Tenho que me dedicar a essas coisas maravilhosas....
Beijinhos

semente de sésamo disse...

Esse brioche tem a minha cara! Fiquei com água na boca.

risonha disse...

para fazer na máquina do pão??? já está anotada... desde que tenho a minha maquineta tomo nota de todas as receitas que dão para fazer com ela.
e nunca me tinha lembrado de fazer os bolos nessas formas de alumínio. desenformam-se bem depois?
e gostei da dica de levedar a massa dentro do microondas...
tu és uma fonte de sabedoria nanda. beijos

edinha disse...

Que apetitoso:)
Beijinhos

DocesCozinhados disse...

Eu não tenho máquina de pão mas tb já anotei a receita!
Está tão fofa!!!
E tb não sabia a dica do micro-ondas. Obrigada Nanda, Bjs

Carla disse...

Eu também não tenho máquina do pão mas vou anotar!!

bjs

Nysa disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Nysa disse...

essa receita está anotada. a brioche está fofíssima... parece que estou já a saborear uma torradinha dela :-)

Isabel (pipoka) disse...

Nanda,

Adorei esta receita, mas não tenho máquina de pão. Será que me podias dar uma dica sobre como posso fazer está maravilha sem usar máquina?

bjs

Nanda disse...

Minhas queridas amigas,
Depois de ler muitos comentários de meninas que gostaram da receita mas que não tem máquina do pão e especialmente para a Pipoka. Podem fazer do mesmo modo so que devem 1º misturar muito bem todos os ingrediente secos, farinha, sal, açucar etc... fazer um genero de montanha com todos esses ingredientes e fazer um poço no meio onde se coloca os ingredientes liquidos e a manteiga que podem derreter no micro ondas. O fermento deve ser diluido previamente num pouquinho de leite morno. Ir trabalhando tudo até ficar uma massa elastica. Colocar num recipiente e cobrir com um pano de cozinha limpo (fazer o truque do micr ondas).Deixar levedar cerca de uma hora. Depois dar a forma desejada á brioche... o resto está na receita. Vão ver como tambem fica bem. Era assim que fazia antes de ter a máquina do pão. Não se deixem vencer por uma simples maquineta. Se vos apetece fazer, arregacem as mangas e mão na massa. Vá coragem! Fico á espera de novidades. Muitos beijinhos smackkkkkk.
Nanda

Luna disse...

Quase que sinto o cheirinho.. =)

Também não tenho máquina do pão, mas já está anotada para fazer..

Beijinhos

Luna disse...

Bem.. acabei de experimentar..
Que delicia..! Fica mesmo muito fofa.. =)
Só achei que tinha um bocadinho falta de sal.. A repetir!!

Beijinho*

As receitas lá de casa disse...

Descobri hoje o teu blog e tenho que confessar que estou COMPLETAMENTE rendida!!!! Muito obrigada pelas receitas e muitos parabéns pelo talento!

Anónimo disse...

ah eu fiz
soh q num fikou muitoO bom
a massa num fikou elástica
fikou meiOo mole
e tbm num fikou amareladoO
tbm fikou meioO COM GOSTo azedadoO do iorgute
o q será q eu errei???

kamilinha_paktona@hotmail.com
me falah