quinta-feira, 10 de janeiro de 2008

O verdadeiro cheesecake americano!

Esta manha quando acordei, olhei para o relógio, vi que eram 6.30h. Era cedo ainda deixei-me estar de olhos fechadas apenas a ouvir. Chovia. As gotas batiam com força na janela, até que devagarinho a chuva foi caindo cada vez com menos intensidade até que por fim parou. Ao meu lado senti a respiração tranquila do meu marido que ainda dormia. Lá fora ouvia-se o chilrear alegre dum passarinho corajoso que aproveitou o intervalo da chuva para alegrar todos á sua volta. O galo querendo imita-lo cantou energicamente. Para as galinhas o dia também estava a começar bem devagarinho, cacarejavam umas com as outras como que contando os últimos acontecimentos. O vento soprava devagarinho, as folhas das laranjeiras e dos limoeiro aproveitaram para sacudir as gotas que as cobriam. Mais tristes as ultimas folhas das macieiras, pereiras e pessegueiros iam caindo ao chão. Ao longe ouvi o ronronar de motores de alguns carros e motas, eram pessoas que certamente se dirigiam para o seu local de trabalho. O sino tocou a anunciar que eram 6.45h, Abri os olhos devagarinho, os primeiros raios de sol entravam timidamente pelo quarto, levantei-me eram horas do meu dia começar! Ia-me juntar a todos aqueles que até então estivera a ouvir. A chuva voltou a cair, o passarinho calou-se... Meninos, acordem são horas!..

No fim de semana passado resolvi experimentar um cheesecake cozido. Sempre fiz o que aprendi no Canada que vai simplesmente ao frigorífico, mas tinha visto este aqui com tão bom aspecto que este Sábado lá me resolvi a experimenta-lo. E não é que é mesmo bom! Vejam:


Photobucket


Photobucket



Não se assustem, as quantias são assim mesmo, com a agravante que nem fica um cheesecake muito grande. Então vamos precisar de:



- 180 gr. de bolacha tipo Maria
- 50 ml. de manteiga derretida
- 50 ml. + 150 ml. de açúcar
- 3 embalagens de queijo Philadelphia ( sim 3! cada embalagem = 225 gr.)
- 200 ml. de natas (1 pacotinho)
- 2 colheres de café de extracto de baunilha
- 3 ovos
- doce de morango ou outro


Para a base do cheesecake. Ralar as bolachas até ficarem tipo farinha, acrescentar a manteiga, na receita original diz para acrescentar os 50 ml. de açúcar, não achei necessário. Envolver tudo muito bem. Cortar um circulo em papel vegetal do tamanho da forma de aro amovível (aconselho forma de 18 cm). Colocar o preparo de bolacha e com a ajuda duma colher comprimir muito bem para formar uma base regular e lisinha.
O Cheesecake.Bater com a batedeira eléctrica o queijo e os 150 ml. de açúcar. Acrescentar as 200 ml. de natas, o extracto de baunilha (quem não tiver pode acrescentar açucar baunilhado) . Bater um pouco mais e juntar um a um os 3 ovos. Verter este preparo na forma, por cima da base de bolacha. Alisar a superfície com as costas duma colher e levar ao forno pre-aquecido cerca de uma hora. Se lourar depressa demais cobrir com folha de alumínio. Quando estiver cozido desligar o forno mas deixar o cheesecake no interior com a porta entre-aberta até estar frio. Quando estiver totalmente frio colocar no frigorífico pelo menos durante 12 horas. O ideal será fazer este cheesecake de véspera. Desenformar delicadamente e colocar no prato de servir. Acompanhado de doce de morango, framboesa, frutos silvestres ou outro. Hummmm tão bom...

Photobucket
Photobucket

Apreciação: Este é de facto um cheesecake por excelência, realmente muito bom. Aconselho vivamente.


Fonte: Le chaudron pastel de Mely, Adoro este blog! Esta receita está aqui passo a passo muito bem explicada! :) Bravo Mely super recette! Gros bisous

4 comentários:

Olga disse...

Wow! O meu é parecido com esse. Só que leva 'sour cream' que não encontro em Portugal então uso 'creme fraiche' e uso Graham cracker (que vem do Canada). Não encontro estes 2 ingredientes aqui em Portugal.
Kisses

Mély disse...

Hum... Miam, miam...
Rien que de voir les photos, ca me donne envie d'en remanger...
Lorsque je l'avais fait, j'en avais mangé 3 parts tellement je l'avais trouvé bon :)

Je ne parle pas portugais, mais les photos sont universelles :)

Merci pour ton commentaire sur mon blog : c'est le type de commentaires que je préfére...
Lorsque quelqu'un m'annonce qu'il a testé une de mes recettes :)

Merci :)

Bombom disse...

Para mim foi uma novidade esta receita de Cheese cake. E que aspecto tentador! Claro que fui espreitar o blog da Nelly e quando for a França já sei onde comprar o Philadelfia!!!
Parabéns pelas excelentes fotos.

Fátima disse...

Nandinha, esta receita tb já me tinha "piscado" o olho...
E confesso que esta "bomba calórica" é mesmo bombástica... :)
Sim, porque tenho que te agradecer por ter tido o privilégio de provar essa iguaria em primeira mão!!! Tenho tanta sorte!!
E mais: no próximo fim de semana tb vou fazer um!