segunda-feira, 7 de janeiro de 2008

Bolo Rei da Ilda

Para finalizar os meus post de hoje… As saudades eram mais que muitas, agora ninguém me cala hihihihi, vou falar-vos do bolo-rei. É sem dúvida o bolo que melhor representa o natal de todos os portugueses. Tem o seu dia principal no dia dos Reis. Este bolo é precisamente uma homenagem aos 3 Reis magos. Se repararmos bem o bolo rei representa como que uma coroa de Rei. É, não é?! ;) Mesmo longe os portugueses fazem questão de ter o bolo-rei nas suas mesas de consoada. Actualmente há imensas variedades: escangalhado, de chila, de chocolate, com frutos secos, até os há sem frutos nenhuns. A minha amiga Isabel nunca se esquece de nos trazer um desses no Natal. Eu e os filhotes adoramos. Obrigada amiga! Enfim há bolos-Reis para todos os gostos. Mas Hoje vou falar-vos do tradicional. Esta receita é um pouco trabalhosa e dispendiosa mas o resultado final recompensa bem o esforço. Fica um bolo-rei bem fofinho, bonito e muito mais saboroso do que o que compramos nas padarias, com a vantagem de podermos dizer que foi feito por nós com muito amor e carinho;) . Esta receita é da minha cunhada Ilda. Vão achar graças. Eu que estou em Portugal pedi á minha cunhada que está no Canada a receita do bolo-rei hihihi. Lembro-me que quando morava com ela a ajudava na elaboração dos mesmos. Faziam e continuam a fazer um enorme sucesso á sua volta. Não fosse ela uma excelente cozinheira. Era um ritual que anunciava a chegada do Natal. O perfume que se espalhava pela casa era delicioso. Hoje continua a Fazê-los as dezenas, sim digo bem as dezenas para oferecer a familiares e amigos. É como se desse a cada um, um pedacinho deste nosso Portugal :) A Ilda é uma pessoa muito especial seguramente uma das mais bondosa e amiga do seu amigo que conheço! Sou uma privilegiada por a ter como cunhada mas sobretudo como amiga!!!!

Mas voltemos ao nosso bolo-rei. A receita que vos dou é para cerca de 4 bolos rei. Eu fiz apenas metade da receita:
Photobucket

- 250 g. + 1 kg. farinha
- 60g. fermento de padeiro
- 125ml. agua morna
- 6 ovos
- 200 g. manteiga
- 200 g. açúcar
- 15g. sal
- 150g. frutos secos
- 600 gr. fruta cristalizada
- 250g. sultanas
- 2 dl. leite magro ou agua mornos
- Sumo e raspa duma laranja
- 100 ml. rhum
- Fruta cristalizada para decoração
- Geleia q.b. (usei de marmelo mas pode ser de maça ou outra)
- Açúcar glace q.b.


Diluir o fermento de padeira na água morna. Acrescentar as 250g. de farinha. Formar uma bola. Reservar num lugar quente para que possa levedar. Entretanto bater o açúcar com a manteiga. Juntar os ovos um a um, o sumo e a raspa da laranja. Acrescentar os 2 dl. de leite ou agua mornos (usei metade de cada). Juntar a farinha aos poucos. Trabalhar esta mistura cerca de 10 minutos. Posteriormente juntar a mistura do fermento. Trabalhar bem até se descolar das mãos, acrescentar o rhum, as passas, os frutos secos e a fruta cristalizada. Caso necessário acrescentar mais farinha (eu acrescentei bastante mais). Trabalhar a massa mais um pouco. Deixar descansar até dobrar o volume. Dividir a massa em 4 e pesar para que todos tenham mais ou menos o mesmo tamanho. Formar os bolos com o furo no meio. Deixar levedar mais cerca duma hora. Pincelar com gema de ovo os bolos e decorar com a fruta cristalizada que reservou. Levar a cozer cerca de 45 minutos cada bolo. Pincelar com geleia e acrescentar montinhos de açúcar glace (esqueci)

Photobucket
Photobucket

Apreciação: Achei que tinha pouco açúcar. Na próxima vez vou colocar um pouco mais. Mas os bolos ficaram muito fofos e saborosos. O leve sabor a Laranja e a rhum casou muitíssimo bem com o sabor da fruta cristalizada e das frutas secas. Para alem disso não sabe nada a fermento, o que as vezes acontece em certos bolos-Reis de compra. Uma experiência a repetir muitas vezes sem duvida nenhuma ;)
Photobucket


Fonte: Directamente da cozinha da Ilda no Canada para a minha cozinha em Portugal :)

4 comentários:

Isabel Salvador disse...

k bonito bolo rei muito bonito sim senhora.......bjokas grandes

Anónimo disse...

FELIZ ANO NOVO COM AMOR PAZ SAUDE E FELICIDADES.
SIM, O BOLO É MUITO BOM E EU QUE O DIGA,PORQUE SOU UMA DAS PREVILIGIADAS A RECEBE-LO...QUE DELICIA.
UM ABRAÇO,
GD

risonha disse...

nanda, isso é uma autêntica maraviha. que delícia. confesso que não sou grande apreciadora de bolo rei, mas este teu comia de boa vontade.

Anónimo disse...

todos anos faco o BOLO REI A O MEU E 1 POUCO DIFERENTE TB GOSTO DO BOLO RAINHA....... FICA MT BOM.SE TIVER A RECEITA DO ESCANGALHADO AGADECIA POIS QUANDO VOU A portugal e o meu favorito.......boas festas