sexta-feira, 25 de janeiro de 2008

Bolo inglês de maçãs - fácil e muito bom!

6ª feira! Yuppyyyy! Está bem, ainda não estamos no fim de semana propriamente dito mas... quaaaaaase :) Este fim de semana, bem pelo menos amanha, vou estar bastante atarefada pois temos a matança do porco em casa da minha sogra. Vou tentar tirar algumas fotos dos nossos enchidos ;) e do sarrabulho tradicionalmente minhoto. Vou tentar prometo... pois o trabalho é tanto que posso esquecer de alguma etapa... Mas é um ritual muito giro e muito nosso (tirando a matança propriamente dita que não aprecio). Faz lembrar o meu tempo de criança a querer participar em tudo como os adultos. Tanto eu como a minha irmã tínhamos direito a nossa chouriça enchida por nós. Normalmente era do tamanho de um polegar mas era o nosso orgulho. Olhávamos para o fumeiro e perguntávamos vezes sem conta se já estaria pronta a ser devorada e quando finalmente, alguns dias depois, vinha o tão esperado sim... Era um verdadeiro acontecimento. A "nossa" chouricinha era saboreada até á ultima migalha e era... DELICIOSA a melhor de todas hihihihihi Quantas saudades. Amanha vou reviver todos esses momentos mágicos... Depois conto vos ;)

Para este fim de semana sugiro-vos uma receita simples mas muito saborosa - Bolo inglês de maçãs


Photobucket



Photobucket


Vamos ver se temos tudo:

- 130g de manteiga sem sal (coloquei com sal) em temperatura ambiente

- 130g de açúcar

- 3 maçãs descascadas e cortadas em cubinhos

- Sumo de meio limão

- 1/2 colher (chá) de canela em pó

- 2 colheres (sopa) de açúcar demerara ou mascavo (usei amarelo)

- 2 ovos grandes

- 130g de farinha

- 1 colher (chá) de fermento (não usei pois a farinha já tinha fermento)

- Algumas gotas de extracto de baunilha

- 1 colher (sopa) de rum (parti a garrafa do rhum Sniffff :( usei Cognac)

- 3 colheres (sopa) de farinha de rosca (não sei o que é... não usei) para polvilhar

- Açúcar demerara ou mascavo (usei amarelo novamente) para polvilhar

- canela em pó extra para polvilhar

Pre-aquecer o forno à 180C. Forrar o fundo de uma forma quadrada de cerca de 24 cm com papel vegetal (usei de bolo inglês) . Misturar as maçãs picadas com o sumo de limão, a canela e as 2 colheres de sopa de açúcar demerara ou mascavo (amarelo). Reservar. Bater a manteiga até formar um creme, juntar o açúcar e bater até que a mistura fique fofa e clara. Adicionar os ovos um a um, batendo bem a cada adição. Colocar o extracto de baunilha e o rum (Cognac). Adicionar a farinha peneirada com o fermento e misture com colher de silicone (continuei a bater com a batedeira eléctrica mas a uma velocidade mais reduzida) até formar uma massa lisa. Colocar a massa na forma preparada e nivelar a superfície com uma colher. Espalhar as maçãs sobre ela (não usei o caldo que ficou no fundo da vasilha), polvilhar a farinha de rosca (não o fiz) e, caso deseje, um pouco mais de açúcar demerara ou mascavo e canela em pó (foi o que fiz mas com açúcar amarelo). Levar ao forno cerca de 55 minutos. Deixar arrefecer por 10 minutos antes de desenformar. Servir morno. Miammmm miammmmm




Photobucket





Photobucket




Apreciação: É um bolo que se faz muito rapidamente e é excelente. Este é o género de bolo que se pode fazer enquanto se faz o jantar. Depois do jantar é uma bela surpresa para todos. Da próxima vez (que vai ser muito em breve) vou fazer numa forma redonda sem buraco no meio e colocar um pouco mais de maçãs. Ficara tipo tarte mas com uma massa de bolo fininha mas muito leve e humidazinha, coberta de maças macias e levemente perfumadas a canela e açúcar amarelo hummmm experimentem vão ver que não se arrependem :)



Photobucket




Fonte: Directamente do Japão para Portugal através do blog - Pecado da Gula. Vejam aqui. Obrigada Akemi por esta deliciosa receita. Muitos Beijinhos.


Desejo a todos um excelente fim de semana. Beijinhos até 2ª feira :)


8 comentários:

risonha disse...

esse bolo é um must... adorei
mas agora quero pedir-te um grande favor: tira um monte de fotos na mantança do porco... eu quando era mais nova ia muito a matanças de porco e adorava.. há anos que não participo em nenhuma... do que eu mais gostava era de picar a carne para as chouriças
e sarrrabulho....... hummmmmmmmmm
tira um monte de fotos por favor
sarrabulho da zona do Minho é das melhores coisas que há.

Anónimo disse...

Nanda, farinha de rosca é pão ralado..

Bjs, Joana

Anónimo disse...

Olá...este é o meu primeiro comentário...não especificamente para comentar a receita mas para felicitar a autora deste blog. Muitas são os blogs de culinária que visito regularmente mas de facto este é dos melhores que tenho visto.
Parabéns
Susana

Akemi disse...

Nanda, seu bolo ficou tão fofinho e bonito! Já faz tempo que não o preparo e vendo o seu bateu-me uma vontade de bater um bolinho!
Adorei seu cantinho e fiquei muito curiosa quanto aos quitutes derivados da matança de porcos! Aguardaremos ansiosas pelas fotos! Beijos e bom final de semana! ;-)

mars disse...

Ola Nanda
sabia k existe no Porto 1 restaurante so dedicado a tematica do bacalhau ? chama se Farrapo Velho e lembrei me dele por causa da sua receita de roupa velha
e mto bonito e vale a pena visitar, excelente serviço e ambiente para quem gosta do fiel amigo

cpts

mars

Marisa disse...

que óptimo aspecto adoro bolos que levem maçã, a experimentar de certeza.
Bom fim-de-semana, beijokinhas. :)

Anónimo disse...

Olá Nanda,
Faz-me crescer água na boca com essas apetitosas receitas.Ontem foi o "brioche",hoje o Bolo de Maçã.Apetecia-me tomar um cházinho antes de ir para a cama...mas não tenhos esses bolinhos!!!!Tome um por mim com as visitas.
Tambem tenho muitas saudades do tempo da matança.O tempo passa,mas as recordações ficam.
Beijos,
GD

Anónimo disse...

Como podem ter saudades de ver matar um animal !!!!!
Eles sentem tanta dor quanto vocês !!!!!!!!