quarta-feira, 30 de janeiro de 2008

Bolo húmido de maçã e iogurte - excelente!

Mas que frio que está esta manha brrrrr. Mas se vos disser que em Edmonton no Canada estão -43º!!!! E difícil de acreditar não é?! MENOS 43º!!!!! Ontem a minha sobrinha Tita telefonou aos pais e disse-lhes isso mesmo... Ena! Afinal até que está calorzinho por cá não é... O solinho para me dar razão até está a começar a espreitar por entre o denso nevoeiro. Então BOM DIA A TODOS - diz ele sorridente! E para aquecer-nos um pouquinho nada como um bolinho delicioso acabadinho de sair do forno. Tita, Nuno, M., T., Dª Gabriela, Sr. Leopoldo, este bolinho é especialmente para vocês para aquecer o corpo e a alma nesse frio terrível. Vá sirvam-se está recheado de saudades e muito carinho. Até breve!
Photobucket
- 1 iogurte (usei natural) - usar o copinho do iogurte como medida

- 3 ovos

- 1 copinho de açúcar amarelo

- 1/2 copinho de açúcar branco

- 2 copinhos de farinha com fermento

- 1/2 copinho de óleo

- 1 colher sopa de rhum (usei cognac)

- 3 belas maças

- 1/3 à 1/2 copinho de Xarope de Maple (este foi a Fátima que me trouxe do Corte Inglês)
Photobucket

Pré-aquecer o forno. Descascar as maças 2 delas cortar aos cubinhos. A terceira cortar as rodelas ou aos gomos finos. Reservar. Bater os ovos e o açúcar até ficar uma mistura esbranquiçada e fofa. Acrescentar o iogurte, a farinha, o óleo e o rhum. Barrar uma forma não muito grande com o xarope. Colocar a maça fatiada no fundo da forma. Deitar a massa. Por cima acrescentar as maças aos quadradinhos. Com as pontas dos dedos enterrar maça na massa. Levar ao forno cerca de 40 minutos ou até estar cozido. Façam o teste do palito. Desenformar, deixar amornar e ... Devorar! Hihihihihi

Photobucket


Photobucket

Apreciação: Este bolinho é simplesmente delicioso. A sua textura é macia e húmida. O sabor do xarope misturado a leve acidez das maçãs é irresistível. Hummmm é uma verdadeira tentação!

Photobucket

Fonte: Sinceramente não sei. Tenho esta receita imprimida (como tantas outras) há muito tempo em casa á espera de serem experimentada mas não me lembro de onde a retirei... :(

12 comentários:

Nysa disse...

a gente com certeza desculpa já nao te lembrares da fonte, pois apresentaste-nos uma receita de bolo realmente excelente!!! adoro bolinhos húmidos :-)

Ti Caty disse...

As tuas receitas são simplesmente espectaculares. Já agora o que é Xarope de Maple??. Com este aspecto ia já uma fatia. BJS

DocesCozinhados disse...

Estás imparável Nanda! Dá vontade de ir pra cozinha e fazer as tuas receitas todas de tão boas que devem ser!!! Mas infelizmente não pode ser. Vão-se guardando e a pouco e pouco fazendo! Eu adoro bolos/tartes de maçã e ... húmida!! Que tentação!

Mónica disse...

Ai que pecado! Q aspecto delicioso :D

Anónimo disse...

Bolinhos é comigo e este deve ser mágnifico!!!

Bjs
Maria

Unknown disse...

Pena que eu não tenho o xarope em casa!!! Se tivesse ia fazê-lo hoje mesmo....
beijinhos

edinha disse...

Apetitoso :)
Beijinhos

fatusca disse...

Nanda ,verdade com este frio que temos ca ,hoje esta -34graus,com este bolinho e uma chazinho era uma maravilha.Ja tomei nota.

Misshiva disse...

Ai que aspecto tão bom.
Hoje fiz um de iogurte :)
Quando quiseres vir aos Açores, especialmente aqui à ilha Terceira é só avisar :D
Bjinhos

Anónimo disse...

Sim é verdade,muito frio dificil de acreditar...Com um café ou um chá e uma fatia desse delicioso bolo, mais o calorzinho de Portugal e o carinho dos Amigos ficávamos mais quentinhos.
Saudades e Beijos.
GD

Migas disse...

Realmente, esse bolo deve ficar delicioso!!! Muito húmido, mesmo!

Beijo

Anónimo disse...

Esta receitinha já está guardada para quando o meu filho Daniel vier visitar-me.(Sim, que eu também tenho um Daniel, hi hihi).Ele é muito guloso por bolo de maçã, mas como este acho que nunca provou.Obrigada Nanda pelas suas fabulosas receitas e por partilhar connosco as pequenas Grandes coisas que fazem parte da sua ( e nossa )VIDA.O galo que a acorda, o passarinho que canta na janela,o Sol, o Amor.Bem Haja por nos ACORDAR!