quinta-feira, 31 de janeiro de 2008
Café cremoso
quarta-feira, 30 de janeiro de 2008
Bolo húmido de maçã e iogurte - excelente!
- 3 ovos
- 1 copinho de açúcar amarelo
- 1/2 copinho de açúcar branco
- 2 copinhos de farinha com fermento
- 1/2 copinho de óleo
- 1 colher sopa de rhum (usei cognac)
- 3 belas maças
Pré-aquecer o forno. Descascar as maças 2 delas cortar aos cubinhos. A terceira cortar as rodelas ou aos gomos finos. Reservar. Bater os ovos e o açúcar até ficar uma mistura esbranquiçada e fofa. Acrescentar o iogurte, a farinha, o óleo e o rhum. Barrar uma forma não muito grande com o xarope. Colocar a maça fatiada no fundo da forma. Deitar a massa. Por cima acrescentar as maças aos quadradinhos. Com as pontas dos dedos enterrar maça na massa. Levar ao forno cerca de 40 minutos ou até estar cozido. Façam o teste do palito. Desenformar, deixar amornar e ... Devorar! Hihihihihi
Apreciação: Este bolinho é simplesmente delicioso. A sua textura é macia e húmida. O sabor do xarope misturado a leve acidez das maçãs é irresistível. Hummmm é uma verdadeira tentação!
terça-feira, 29 de janeiro de 2008
Salada deliciosa da Fátima
segunda-feira, 28 de janeiro de 2008
Sarrabulho tipicamente minhoto
Depois picamos a cebola com um picador próprio:
Junta-se a carne, a cebola, salsa picada, pimenta, colorau, cominhos e algum sangue de porco, algumas também levam abóbora cortada aos quadradinhos. Aqui já estamos a encher:
Prontinhas já no fumeiro:
Cozemos algum sangue em agua abundante e bem quente temperada de sal, loureiro, salsa, tomilho, cebola e alho. Fazemos também as chouriças do dia feitas com cebola picada muito miudinha, gordo cortado muito miudinho, salsa picada, sal e cominhos. Depois são cozidas em agua abundante aromatizada com sal, loureiro e tomilho. Estas não vão ao fumeiro. Devem ser consumidas em apenas alguns dias. As farinheiros ou tripopos são tripas que são enchidas com farinha milha temperada com alhos picados, sal, pimenta e cominhos. Depois são cozidas em agua temperada como acima indicada. Aqui já temos tudo pronto(da esquerda para a direita): o sangue cozido, as frinhocas e as chouriças do dia. Isto tudo fara parte da travessa do sarrabulho:
Os ossos são passados em salmoura feita com muito alhos picados, pimenta, sal e vinho tinto verde. Depois são cobertos de sal e guardados assim 2 dias. Depois são muito bem lavados e congelamos. São muito bons no cozida á portuguesa (este prato é feito pelo entrudo - carnaval, portanto para a semana será um dos pratos aqui apresentados ;) ).
sexta-feira, 25 de janeiro de 2008
Bolo inglês de maçãs - fácil e muito bom!
Para este fim de semana sugiro-vos uma receita simples mas muito saborosa - Bolo inglês de maçãs

quinta-feira, 24 de janeiro de 2008
Brioche de iogurte - super leve e fofa!
quarta-feira, 23 de janeiro de 2008
Iogurtes caseiros com doce de morango
terça-feira, 22 de janeiro de 2008
Arroz de pato á antiga
segunda-feira, 21 de janeiro de 2008
folhadinhos de alperces / Oranais aux abricots

- 500 gr. de massa folhada
- 1 lata grande de alperces em calda
- 1 gema de ovo
- açúcar em pó ou em pérolas
- doce de alperces ou outro
Creme de pasteleiro:
- 25 cl. de leite
- Açúcar baunilhado
- 55 gr. de açúcar
- 20 gr. de Maïzena
- 2 gemas
Começar por preparar o creme de pasteleiro: Ferver o leite com o açúcar baunilhado. bater as gemas com o açúcar até a mistura ficar fofa e esbranquiçada, juntar a Maïzena. Verter o leite fervido batendo rapidamente. Voltar a colocar tudo na panela e levar ao lume, mexendo sempre até engrossar. Depois retirar do lume. Eu costumo bater uns segundos com a batedeira electrica para que fique mais leve. Deixar arrefecer.
Escorrer a fruta. Se gostarem colocar uma colerzinha de xarope no creme de pasteleiro, eu não achei necessário. Limpar os alperces com papel absorvente para retirar todo o liquido. Estender a massa e cortar a massa em rectângulos mais ou menos iguais. Colocar o creme de pasteleiro em cima de cada rectângulo na diagonal como na foto:

Pincelar com a gema batida e polvilhar com açúcar
Aquecer um pouco de doce de alperce e pincelar a fruta, eu esqueci :( Deixar amornar (se possível) antes de os devorarrrrr
Quase totalmente devorado