quinta-feira, 29 de novembro de 2007

Queques de nutela/compota de maça

O natal está a aproximar-se a passos largos. Começa a azafama. É a decoração da casa, os presentes, os postais que devemos enviar, os ingredientes para fazer os doces tradicionais, aquela novidade que apetece, o bacalhau, o queijo da serra, o vinho do porto caseiro, etc... Etc...., etc... Tudo o que é necessário para fazer que a noite seja perfeita. Para me organizar faço listas e mais listas intermináveis de tudo o que tenho que fazer. Tenho á minha filha que é o meu braço direito nesta altura. Este ano como as finanças andam pelas ruas da amargura, os nossos presentes vão ser presentes do coração, isto é vão ser prendinhas feitas por nós com muito amor e carinho :) Acho que o amor, respeito e admiração que sentimos pelas pessoas que amamos não deve ser medido em função do valor do presente que damos. Quantas vezes não estamos com um possível presente nas mãos e pensamos ahhhhh merecia mais... Mas mais o quê? O que sentimos está nos nossos corações e no que fazemos por esse ente querido todo o ano e não apenas num presente que oferecemos numa noite. Não será assim? Há dias falava disso com os meus filhos e sobre o verdadeiro sentido do natal. A paz, o amor pelo próximo, o perdão, a confraternização e sobretudo a partilha, que não devemos confundir com o consumismo exagerado desta época.
- É verdade mãe, está-se mesmo a perder o verdadeiro espírito de natal... - diziam eles
- Então este ano não vai haver presentes! - disse eu
- Bem também não precisas exagerar!!! - caímos todos na risada.
Hoje a receita vai ser de queques de nutela e de compota de maça. Não posso dizer que o queques não estavam bons mas gostaria deles mais fofos e leves. No entanto não sobrou nenhum para contar a história hihihi. Aqui estão eles:
Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket
Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket
Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket
Vamos precisar de:
- 10 colheres de sopa de manteiga amolecida (140 gramas)
- 3/4 chávena de açúcar
- 3 ovos
- 1/2 colher (chá) de essência de baunilha
- 1 3/4 chávena de farinha de trigo (200 gramas)
- 1/4 colher (chá) de sal
- 2 colher (chá) de fermento em pó
- Nutella e ou compota de maça


Untar 12 forminhas de queques, ou usar forminhas de papel. Bater a manteiga e o açúcar por 2 minutos. Acrescentar os ovos, um de cada vez, até incorporar completamente. Acrescentar a baunilha. Juntar a farinha e o fermento e bater até a massa ficar uniforme e a farinha desaparecer por completo. Colocar a massa nas forminhas, enchendo 2/3 da capacidade. Por cima, espalhar cerca de 2 colheres (chá) de Nutella. Misturar a Nutella e a compota de maça à massa usando um palito de dentes, fazendo com que um pouco da massa cubra a Nutella. Levar ao forno por 20 minutos.

Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket


De compota
Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket
De nutela

Apreciação: são sem dúvidas uns queques muito originais mas, quanto a mim, falta-lhes leveza. No entanto vou voltar a fazer mas desta vez batendo as claras em castelo ;)
Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket
Fonte: esta receita foi retirada do Quiosque das ideias.m Vejam aqui. Estes tem um aspecto deliciosos. Parabéns á Betycat, a sua autora :)

6 comentários:

risonha disse...

nanda, acho que as claras em castelo farão toda a diferença, mas os teus queques ficaram lindos.

Anónimo disse...

Querida Nanda,
não nos conhecemos mas acompanho o seu blog desde há uns tempos. Gosto muito das suas receitas e sobretudo da partilha quase diária da sua pessoa e vivência.
Hoje fiquei especialmente eternecida sobre a mensagem do Natal, com a qual concordo, e fiquei a pensar como seria bom ter uma pessoa amiga como a Nanda. Apesar da distância não separar as pessoas, queria apenas deixar aqui o registo em como a Nanda e a sua expressão neste blog confortam o meu coração.
Um grande bem-haja.
Inês

Anónimo disse...

Faço minhas as palavras da Inês (se ela me der licença)!...Tenho a certeza de que esta mensagem vai ser entendida com o coração por, pelo menos, 12000 visitantes o que é uma maravilha! Obrigada Nanda, e Bem Haja,(como se diz na minha terra). Um beijinho de Sintra.

laila radice disse...

estou no mesmo ritmo, eu e minha irma nos juntamos pra presentear a famailia com mimos feitos por nós, dividimpos a lista de presenteados e cada uma se incubiu de uma parte...estou super empolgada como a tempos nao ficava com o natal..é realemnte oq vc disse...o real sentimento/ sentido deve ser preservado! lindo!
e sobre os queques..eles alimentam o corpo e alma né? talvez se colocasse um pouco menos de farinha, cerca de 250 grs, e junatsse as claras em neve ficasse mais fofinho1 bjos

Joaninha disse...

Eu adoro queques e muffins e estes paracem-me deliciosos, tanto os de nutela como os de compota,são uma excelente sugestão! :)
Parabéns pelo blog!
Beijinhos

Anónimo disse...

Olá Querida Nanda:
Eu sinto o mesmo que a Inês,apesar de eu ter o prazer de a conhecer,conviver[quando é possivel]e ser amiga,pois sou mais rica... Inês desculpe-me, talvez me sinta um pouco vaidosa,mas a Nanda é uma grande AMIGA e a AMIZADE é melhor que muitos presentes.
Família,Paz e Amor é NATAL.
Um forte abraço das terras muito geladas,mas de coração quente pela amizade que nos une.
GD