sexta-feira, 9 de novembro de 2007

Lasanha

O dia hoje acordou muito tristonho :( Nem por ser 6ª feira e estarmos a escassas horas do fim de semana o animou. Não chove é verdade mas está nublado e frio mas não passa disso. Pondo de lado os meus gostos pessoais (amigo sol não te zangues comigo) devo confessar que a chuva já era bem vinda. Já não chove há muito tempo. Está tudo seco. A nossa relva em casa amuou; Mas tanto e tanto que até ficou amarela e seca :( Há incêndios em vários locais do pais o que não é normal para esta época do ano. E apesar de já se verem enfeites de natal em quase todas as montras ainda não "cheira a natal". É bem verdade que de manha e a noite as temperaturas são baixas e que já sabem bem os agasalhos... Mas, durante o dia, parece que estamos em plena primavera! Confesso que adoro sentir o sol, o calorzinho, é tudo muito mais belo filtrado pelos raios de sol. Temos tido direito a uma beleza invulgar da natureza neste outono tão soalheiro. Domingo é dia de S. Martinho e do chamado Verão de S.Martinho portanto a chuva deve ficar afastada mais uns dias... Mas por favor Srª chuva e meninas nuvens voltem eu também gosto muito de vocês! Não precisam vir a correr :( Venham vindo de levezinho e se possível á noite... Estou a pedir muito?! Acham?! Então venham de qualquer maneira, nós cá vos esperamos e tragam tudo a que têm direito... Bem se a Dª trovoada e o Sr vento não quiserem vir, não insistam, está bem :) Boa acção do dia cumprida! Com este tempo frio já apetecem pratos mais consistentes. Por isso hoje sugiro-vos uma lasanha. Que tal?!

Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket

Vamos as compras:

- 500 g. de carne de vaca picada

- 3 dl. de bechamel caseiro ou de compra

- Massa p/lasanha que não necessita de pré-cozedura

- 1 ou 2 tomates sem peles nem grainhas cortados aos cubinhos

- 2 ou 3 tirinhas de pimentos vermelhos cortados aos cubinhos

- Polpa de tomate q.b

- Cebola

- Alho

- Queijo ralado (o q mais gostarem)

- Orégões, tomilho, louro, pimenta

- Vinho branco

Refogar a cebola e o alho com um pouquinho de azeite. Quando a cebola e o alho ficam translucidos juntar a carne. Fritar ligeiramente. Entretanto juntar o tomate, os pimentos e a polpa de tomate. Adicionar os temperos. Refrescar com um pouquinho de vinho branco. Deixar cozer até a carne ficar macia. Rectificar os temperos. Convém que a carne fique com molho para que a massa não fique dura, se necessário acrescentar um pouco de caldo feito com agua quente e um cubo de galinha. Reservar. Faz-se o molho bechamel ou usa-se o de compra que se dilui com um pouco de leite e condimenta-se com um pouquinho de noz moscada. Eu faço o meu "a la minute". Leite e uma nozinha de manteiga a ferver. Maizena molhos até ter a consistência pretendida, sal, pimenta, noz moscada deixa-se ferver uns segundinhos et voila. Pode-se juntar um pouco de natas e/ou gema de ovo.Mais uma vez não convém que o molho fique muito espesso para que a massa coza bem e fique suculenta. No tabuleiro de servir colocar uma boa camada de bechamel (as mais gulosas podem acrescentar já um pouco de queijo) uma camada de massa (não convém que a massa fiquei sobreposta, se necessário cortar um pouco as placas) uma camada de carne, uma de massa e assim sucessivamente até acabar em massa. Rega-se generosamente com o resto do molho bechamel e polvilha-se com bastante queijo. Vai ao forno até ficar bem lourinha. Quem gostar pode alternar a carne com espinafres, bróculos ou outro tipo de legumes, também se pode fazer com carne de porco ou frango ou peru, bem basta por a imaginação a funcionar. Hummmmm quase que consigo sentir o cheirinho!!!!


Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket

Apreciação. Este prato é muito apreciado lá em casa. Não sendo nem um pouco light é um prato que sabe muito bem agora que os dias estão mais frios.


Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket

Fonte: Uma Srª Italiana deu-me, há muitos anos, esta receita no Canada que era como a mãe dela fazia em Itália ;)

Se for dia de festa que tal fazer um bolinho de noz a receita esta aqui e fazer uma cobertura tipo massapão para o enriquecer ainda mais. Ora vejam:

Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket

Esta cobertura foi feita pela minha sobrinha linda Tita. Eu já vos tinha dito que ela era uma super habilidosa. Agora têm a prova ;) Esta cobertura é feita com marsmellows (sim aqueles doces que parecem esponjinhas), incrível não é!

Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket

Não sei as quantidades exactas apenas sei que leva o dobro do peso dos marsmellows em açúcar glace. Derrete-se o masmellows no micro ondas com cuidado para não queimar. Junta-se o açúcar se necessário com a ajuda dum pouquinho de água. Até obter uma massa compacta. Leva-se ao frigorífico 24 h ou mais. Depois estende-se com um rolo de cozinha entre 2 películas de filme alimentar para ser mais fácil de trabalhar. Cobre-se o bolo e enfeita-se a gosto. Peço desculpa não ser mais exacta mas a minha sobrinha fez tudo praticamente a olho. É o que dá ser uma grande habilidosa!!!!. Mas não quis deixar de partilhar com todos esta obra de arte. Parabéns Tita és uma artista! Quem me dera que morássemos mais perto tinha muito a aprender contigo :) Beijinhos cheios de saudades! Smackkkkkk

Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket

Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket

Termino o post de hoje desejando a todos um feliz S.Martinho com muitas castanhas assadas quentinhas e estaladiças, alguma agua pé. Não abusem ;) Aproveitem bem o verão de S.Martinho. Resumindo tenham um excelente fim de semana. Beijinhos para todos.

Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket


7 comentários:

Olga disse...

Bom dia. Eu também tenho uma receita de lasanha que foi ensinada por uma Sra. Italiana no Canada (Toronto) (coincidences isn't it). A minha receita é um pouco diferente mas também todos acham que é muito boa.

Lots of hugs....

Carla disse...

Pois é, estamos mesmo a precisar de chuva! Ela que venha mas não muito forte para não provocar cheias. O clima está mesmo a mudar =(

Nanda a sua lasanha está com um aspecto maravilhoso!!!
Sabe +- a quantidade de masmellows que a sua sobrinha usa para cobrir um bolo desse tamanho?! Adorei o trabalho dela, é mesmo habilidosa! Gostava de experimentar em casa ... faz uma decoração espectacular!

Desejo um óptimo S. Martinho (e fim de semana) para si e para a sua família,

Bjs

Mucha disse...

tem um aspecto maravilhoso!!!! e o bolo de noz também !! Também acho que a chuva já devia aparecer, mas só à noite, mesmo!!! hihi

Anónimo disse...

Sai do "cem por cento açucar" e entrei no seu cantinho: a porta estava aberta e eu entrei, sem cerimonia.E gostei muito.Tanto que prometo voltar.Bombom

Anónimo disse...

Sabe...há aqueles pratos que todas as pessoas fazem, tipo, bacalhau á braz, bacalhau com natas, bifes com cogumelos entre outros em que cada um faz de uma maneira. Eu faço um Excelente bacalhau á brás e um Excelente bacalhau com natas e uns Excelentes Bifes com cogumelos mas apenas me aventurei quando encontrei "aquela" receita Excelente. Até ontem ainda não havia encontrado "aquela" receita de lasanha... a minha cunhada faz uma muito boa mas não Excelente e esta sua receita...bem ...passou a ser a minha receita de Lasanha pois é Excelente, MUITO OBRIGADA.

Becas

Nanda disse...

Querida Olga,
What a coincidence! Thank you for being here!

Querida Carla,
foi uma embalagem, talvez umas 200 a 250g. É fácil de fazer basta ganhar a consistencia certa. Boa sorte

Querida Mucha,
Obrigada são ambos muito bons. Experimente ;)

Querida Bombom,
foi um prazer recebe-la. volte sempre :)

Querida Beca,
não imagina a alegria que senti ao ler o seu comentário. Fico deveras feliz que tenha gostado e que esta receita passe a ser a Sua receita! Muito, muito obrigada.

Obrigada a todas pelos comentário que me deixam sempre tão feliz. Beijinhos para todas smackkkkkk

Rusa disse...

Oi Nanda adorei seu cantinho e ja adicionei aos favoritos. Sou Rosário, tb adoro cozinhar. Gopstei muito da dica da coberuta do bolo com marshimalows derretidos, mas a massa do bolo tb ta linda, vc não pode por dividir conosco essa massa? rsrs. Obrigada e Feliz Natal e um Próspero Ano Novo.