segunda-feira, 5 de novembro de 2007

Bolo de laranja delicioso

2ª feira outra vez?! Mas será que não se podia inventar uma lei que abolisse as 2ªs feiras?!!!!Fazíamos as 3ª feiras - 1 e 2 ou a e b e resolvia-se de vez o trauma das 2ªs feiras snifffff. Hoje, se é que isso é possível, ainda me foi mais difícil enfrentar a fera grrrr. Ficar em casa 4 dias numas mini férias transformou esta 2ª feira num monstro horrendo digno do filme de terror mais assustador! Ainda por cima foi um fim de semana cheio de emoções fortes. 6ª feira tivemos que nos despedir dos nossos sobrinhos Tita, Nuno e pequena Maia. Ainda não tinham partido e já estávamos cheios de saudades. Esperamos do fundo do coração que regressem depressa. Nessa mesma manha chegaram para passar o fim de semana connosco a minha irmã Olivia e o meu cunhado Olivier. Vivem em França, tal como o nome indica o meu cunhado Olivier é francês. É uma casal jovem, divertido, alegre e muito positivista. Portanto nada de pensar ficar em casa. O tempo ajudou parecia, não que o inverno está a chegar mas que estávamos em plena primavera. Saímos muito, almoçamos, jantamos fora, passeamos, caminhamos de pés descalços na areia da praia, rimo-nos imenso, como há muito já não o fazia. Foi muito bom mas, tal como 6ª feira, lá estávamos nós de novo domingo ao fim da tarde acenando, com o nó na garganta e de lágrima no olho, despedindo-nos. Mais uma vez ainda não tinham entrado no avião e já estávamos cheios de saudados; Como único consolo tinhamos a certeza que um dia hão de regressar. Saudade uma palavra portuguesa, tão sentida, tão profunda , tão boa e má ao mesmo tempo. Uma palavra com um significado tão intenso que só é entendido por quem um dia já a sentiu. Gostamos tanto de vós... Voltai depressa!!!!!! Obrigada por tudo meninos, sobretudo pela companhia. Obrigada mana, Merci beau frére! Revenez vite!!!! Para aquecer um pouco o coração e a alma hoje vou deixar-vos a receite dum bolo de laranja absolutamente delicioso. Este garanto que a 1ª trinca faz a felicidade voltar rapidamente. Querem ver?
Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket
Vamos ver se temos tudo da dispensa:
- 250 g de manteiga (para mim 180g)
- 250 g de açúcar (para mim 200g)
- 25o g de farinha
- 1 colher de sobremesa rasa de fermento
- 4 ovos
- 2 laranjas
- açúcar em pó
Bater a manteiga amolecida com o açúcar. Incorporar os ovos. Juntar a farinha e o fermento. Acrescentar a raspa de 1 laranja ao preparado. Espremer as laranjas e juntar o sumo de cerca de 1 1/2 laranja a massa e reservar a parte restante. Leve ao forno em forma previamente untada e enfarinhada.Entretanto preparar o glacé, juntando ao açúcar em pó o restante sumo de laranja. Bata até ter a consistência que deseja. Barrar o bolo ainda quente.
Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket
Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket
Apreciação:
Este é um bolo super saboroso, muito leve e húmido. O sabor a laranja e o glacé tornam-o ainda mais especial. É um dos meus bolos preferidos. Experimentem!
Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket
Fonte: Esta é mais uma receita retirada do blog da minha amiga Fátima. Só que dupliquei a receita como poderão verificar ;) Obrigada amiguinha por mais esta receitinha deliciosa :) ! Beijinhos

6 comentários:

risonha disse...

com umas fotos dessas quem é que consegue resistir??? até as segundas-feiras se tornam mais bonitas se tivermos um bolo destes para o lanche.. está lindo, parabéns nanda.

DocesCozinhados disse...

Que delícia Nandinha!!!
Eu que tivesse laranjas em casa e hoje não me escapava! Assim, vai sair um dos saquinhos!

Anónimo disse...

Parabéns pelo bolo, está com um óptimo aspecto. Fiz um parecido, que também ficou delicioso. Mas o meu não leva margarina, nem qualquer outra gordura. Podes ver aqui http://receitasdapatanisca.blogspot.com/2007/11/bolo-de-laranja.html

Anónimo disse...

Obrigada nanda pelas tuas narraçoes tao certas e tao comovedoras, vivo em frança mas o meu coraçao està por ai algures.

Beijos e continua mandando receitas boas cà pà gente!!!

Pris

Anónimo disse...

nandinha, que deliciosos devia estar....

Hoje não tenho laranjas...mas amanha acho k não escapa:)

Beijinhos
Vânia

Nanda disse...

Querida Risonha,
Tb tens os traumas das 2ª feiras?! hihihihi Obrigada

Querida Ddar,
Então já fizeste?

Querida Patanisca,
Já fui espreitar tb me parece muito bom... Numa proxima oportunidade vou experimentar ;)

Querida Pris,
Tb fui emigrante e sei o q é estar fora mas com o coração cá. Venha sempre até este cantinho estara sempre de portas bem abertas para a receber :)

Vânia,
Gosto tanto de te ter por cá. Já sei que experimentaste. Volta sempre amigaaaaa

Beijinhos para todas com sabor a laranja Smackkkkkk