quarta-feira, 14 de novembro de 2007

Strogonof delicioso

Ontem no final da minha aula de ginástica estava a falar com a professora sobre a caminhada que se tinha realizado no domingo anterior. Foi então que me contou uma história tão bonita que resolvi partilha-la com todos vocês. Os professores costumam organizar caminhadas por locais muito bonitos aqui na zona. Locais que habitualmente ficam um pouco isolados. A ultima dessas caminhadas foi em Vila Nova de Cerveira. Ao passar por uma das poucas casas que encontram no caminho. Viram uma panela de pressão. Como era hora de almoço todos brincaram. Deve ser um cozido á portuguesa, uns rojões... Repararam então que perto da casa havia um grande castanheiro. Não deve ser castanhas cozidas. A dona da casa que estava perto disse:
- São castanhas são! Venham, são muitas chegam para todos!
- Muito obrigada minha senhora mas somos muitos - responderam todos
- Venham hoje é dia de aniversário do meu irmão; Faz 73 anos! Vamos festejar! - insistiu a Senhora
Poucos minutos depois estavam todos a partilhar as castanhas e a cantar os parabéns. Descobriram que afinal era a casa de 3 irmãos, todos com uma bonita idade. Segundo contou a professora, a alegria nos seus rostos não enganava ninguém. Estavam todos realmente muito felizes por terem aqueles estranhos em casa. Estavam felizes por partilhar umas castanhas que tinham pensado comer sozinhos. Estavam felizes por terem um pouquinho de atenção e alegria de gente jovem. Estavam felizes por ter uma bonita festa de anos com muita gente para um deles. Estavam felizes por fazer os outros felizes... Nos dias de hoje, ainda há gente que aceita abrir as portas a estranhos e recebe-os como amigos, como família... Ainda há gente que partilhar o pouco que tem com o próximo com um sorriso nos lábios... Ainda gente que abre os braços e o coração sem pedir nada em troca... Sim ainda há gente boa, muito boa que nos faz acreditar que afinal vale a pena acreditar no ser humano. é preciso pouco, muito pouco para fazer alguem feliz. Infelizmente não participei neste acontecimento mas fiquei tão comovida e embevecida com esta história que me aqueceu o coração e a alma. O mais certo é nunca mais se encontrarem mas tenho a certeza que esse momento ficara para sempre gravado no coração de todos. Obrigados!!!!
Hoje trago-vos uma receita quentinha para não sairmos da ternura do momento: Strogonof delicioso. Aqui está:
Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket
Temos tudo?
- 1 bifinho de vitela ou outra carne qualquer por pessoa (aqui os ingredientes são para 4)
- 1 latinha de cogumelos
- 1/2 embalagem de natas (para mim 1 dl. de leite)
- 2 ou 3 colher de sopa embalagem de sopa de rabo de boi
- alho
- azeite
- 1/2 cálice de vinho do Porto
Cortar os bifinhos ás tirinhas. Fritar o alho num pouquinho de azeite. Não deixar queimar. Juntar a carne. Deixar fritar até ficar lourinha. Entretanto dissolver a sopa em agua quente. Acrescentar á carne. Deixar cozer em lume brando até a carne ficar macia. A meio da cozedura juntar os cogumelos. No final acrescentar as natas para mim o leite. Deixar engrossar. Finalmente juntar o vinho do Porto que lhe vai dar um toque mágico. Deixar cozer mais uns segundinhos. Provar e rectificar os temperos. Normalmente não é necessário sal nem outros condimentos. Servir com arroz seco ou batata frita ou puré.
Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket
Já no pratinho
Apreciação: Não sendo nem um pouco dietético este prato é no entanto delicioso. Faz-se muito rápidinho e varia um pouco o leque dos pratos de carne. Experimentem

Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket

Fonte: Ideias várias que juntei num prato só :)

6 comentários:

Paula Amanda disse...

Antes eram as batatas, agora esse strogo!!! Amo Amo Amo!!!!
Parabéns, vou voltar sempre por aqui, vc sempre faz as coisas que gosto!!!!
Abraços,
Paula Amanda

risonha disse...

essa fotografia do strogonof deixou-me de água na boca
e como sempre as tuas histórias são uma delícia.

Unknown disse...

A foto está super apetitosa!!! Mas, não vale depois de uma aula de ginástica, uma comidinha assim... rs

Anónimo disse...

Merci de m'avoir mis dans tes liens !
Joli blog

Carla disse...

Que história linda Nanda, amei! É realmente bom ter contacto com estes acontecimentos, eu fico tão quentinha!

Ao domingo costumo fazer uma caminhada com a minha mãe e uma amiga nossa. Num desses domingos fomos nós mais o meu irmão e os filhos dessa senhora. Passou por nós um senhor idoso, de bengala e disse: "é tão bom ver esta juventude a sorrir e a conversar, fazem-me lembrar quando era novo!" Bem tudo isto para dizer que ficámos um pouco na conversa com o senhor e consegui ver no seu olhar esse tal brilho nos olhos que a Nanda fala. É mesmo verdade, esse brilho existe e é lindíssimo! Muito gratificante estar com pessoas assim tão queridas!

E quanto à comida: que strogonof BOM!!!!!!

Bjs

Nanda disse...

Querida Paula Amanda,
Fiz-me rir com o seu entusiasmo. Obrigada

Querida Risonha,
Sempre tão simpática, obrigada

Querida Goretti,
pois depois é trabalhar a dobrar :(

Chére Audinette,
un plaisir te voir par ici. Merci

Querida Carla,
As vezes essas pessoas só podem um pouquinho de atenção e carinho nada mais. Obrigada por ter partilhado a sua historia. Volte sempre.

Beijinhos para todas smackkkkk