segunda-feira, 19 de novembro de 2007

Brioche - trança doce

Chove! Melhor dizendo chuvisca. Mas está previsto chuva intensa e ventos fortes até 5ª feira! Promete... Para já, o céu está cinzento muito escuro. A temperatura essa desceu consideravelmente, brrrrrr que frio! Confirma-se - chegou o inverno!!! A minha amiga chuva atrasou-se um pouco mas não falhou e com ela vieram o frio, o vento e as nuvenzinhas, melhor dizendo as nuvenzonas, escuras, gordas... esperem amigas ainda não acabei... mas muitoooo fofas! Está melhor assim?! Por favor não partam, queremos que fiquem mais um pouquinho, mas suavemente, pode ser? :)


2ª feira com chuva e tão cinzenta! Começou a semana... Que bom... :( Mas, mesmo assim, estou toda animadinha! Não acreditam? Se vos dissesse que a semana passada fui muito mimada pelos meus amigos?! Lembram-se do belo jantar de 4ª feira? Pois bem sábado tivemos outro! Hihihihi já os estou a ver de olhos arregalados hihihihi. Desta vez foi em casa da Fátima. Mas esperem ainda vão ficar mais espantados. Comemos uma super fondue com 2 tipos de carne : peru e vaca e salsichas minis, acompanhada com uns molinhos deliciosos, um arroz espectacular (descansem já pedi a receita, tenho que saber fazer aquela maravilha), batatas fritas estaladiças, uma bela travessa de fruta fresca laminada maravilhosa e... uma sobremesa hummmmmmmm tão boa. Mas dessa não vou falar mais pois reparei que a Fátima tirava uma foto. Foto sinonimo de blog. Portanto meninos e meninas esperem pelos próximos episódios do 100% açúcar... Tão má que sou hihihihi. Mas o fim de semana continuo e domingo fizemos uma bela tarde de gourmet na minha casa... Agora estou mesmo a ver que estão todos de olhos esbugalhados e boca aberta!!!!! Ah pois foi! E houve tanta mas tanta coisa boa: Quiche loraine, Queijada gigante de laranja, pizzas e... Brioche (a vedeta de hoje) e tudo, tudo home made claroooooooooo. Prometo postar todas estas delicias. A brioche era daquelas que têm uma massa fofa, muito leve, daquelas que derretem na boca querem ver? Vão ter que esperar mais um pouquinho... Todas estas delicias "dieteticas" foram feitas a 4 mãos. Era para ter sido a 6 mãos mas uma das cozinheiras tinha um compromisso familiar e atrasou-se. As cozinheiras de plantão acabaram por ser a Isabel e euzinha. Foi uma tarde que se prolongou até ao serão muito bem passada e tão agradável. Sou uma grande felizarda por ter amigos assim. Obrigada, muito obrigadaaaaaaaaa rapaziada gosto muitoooo de todos vós. A brioche?! Simmmmm não vos faço sofrer mais aqui está:


Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket

Esta massa foi feita na maquina de pão mas pode muito bem fazer-se á mão.

Vamos precisar de:


- 165 gr. de leite morno

- 1 pitada de sal

- 3 gemas

- 375 gr. de farinha sem fermento

- 100 gr. de açucar

- 150gr. de manteiga

- 1 saquinho de fermento de padeiro


- Pode perfurmar com 1 colher de sobremesa de rhum ou vinho do Porto (não usamos nada)


Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket

- Colocar todos os ingredientes na máquina de pão na ordem indicada. Colocar no programa massa (na minha é o nº 7) Se não tiver máquina também pode fazer á mão. Começar por diluir o fermento no leite morno. Reservar. Na bancada de cozinha fazer um monte com todos os ingrediente secos. Fazer um poço colocar a manteiga e ir trabalhando aos poucos com a mistura leite/fermento. Trabalhar bem a massa. Se necessário tanto na máquina como á mão acrescentar mais um pouco de farinha. A massa tem que ficar elástica e descolar-se das beiras da máquina ou mãos. Deixar levedar uma hora em local quente. Eu tenho 2 técnicas. Ou faço ferver uma chávena de agua no micro ondas. Depois retiro e coloco lá a massa ou então ligo o forno no mínimo desligo e colo lá a massa. O recipiente deve ser sempre coberto com um pano de cozinha que aquecido na chama do fogão anteroirmente ;) Depois de levedar dar a forma desejada. Aqui fiz uma trança mas pode-se fazer em forma de bolo inglês ou ás bolinhas em forma redonda. Use a sua imaginação ;) Deixar levedar mais 30 minutos. Pincelar com gema de ovo. Acrescentar açúcar em pérola ou então pode deixar simples. Vai ao forno até ficar bem lourinha. Depois é só deliciar-se


Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket

Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket

Apreciação: Esta brioche fica muito fofa e deliciosa. Nós comemos como... gulosice hihihihi mas é óptima para complementar um lanchinho. Com doce, geleia, marmelada, nutela, manteiga, fiambre, queijo ou simples é sempre uma tentação. Experimentem




Fonte: Receita da Isabel pois está claro :)



7 comentários:

DocesCozinhados disse...

Essa brioche deve derreter-se na boca!! Que delícia, tão fofinha!!!
Vou ter que fazer, ai vou vou.
Beijinhos Nandinha

Anónimo disse...

Bolas, ontem ainda a provei mas estava tão cheia de coisas boas...
Ai se fosse hoje!!

Beijinhos
cemporcentoacucar.blog.com

laila radice disse...

humm q maravilha!!! a foto dele partido dá uma vontade!!!ai ai ai!!!bjos Nanda!

Anónimo disse...

Oi, achei seu blog pelo google está bem interessante gostei desse post. Gostaria de falar sobre o CresceNet. O CresceNet é um provedor de internet discada que remunera seus usuários pelo tempo conectado. Exatamente isso que você leu, estão pagando para você conectar. O provedor paga 20 centavos por hora de conexão discada com ligação local para mais de 2100 cidades do Brasil. O CresceNet tem um acelerador de conexão, que deixa sua conexão até 10 vezes mais rápida. Quem utiliza banda larga pode lucrar também, basta se cadastrar no CresceNet e quando for dormir conectar por discada, é possível pagar a ADSL só com o dinheiro da discada. Nos horários de minuto único o gasto com telefone é mínimo e a remuneração do CresceNet generosa. Se você quiser linkar o Cresce.Net(www.provedorcrescenet.com) no seu blog eu ficaria agradecido, até mais e sucesso. If is possible add the CresceNet(www.provedorcrescenet.com) in your blogroll, I thank. Good bye friend.

Anónimo disse...

bem nanda,as fotos estão mesmo lindas,só en ver ja dâ vontade de comer esta deliciosa brioche,tambem ja estava como a fatima,com a bariga cheinha de coisas boas,mas comi um bocado,estava mesmo deliciosa.
bjs
canelle

m@ria...m@rie...m@ry disse...

aiiii que inveja são receitas tao deliciosas... e são tantas! :D

Anónimo disse...

Olá Nanda,
Andava a "passear" e descobri o seu blog.Muito agradável e recheado de coisas boas. Também eu sou viciada em culinária e apesar de ter uma extensa biblioteca culinária nunca me canso de experimentar coisas novas.Neste caso o bolo de nozes e o brioche, estão na minha lista.Deixo uma questão que gostaria que me respondesse e que se refere à quantidade de fermento que utilizou no brioche. Usou uma embalagem de Fermipan de 11 gr ou menos?
Parabéns pelo Blog.
Cristina