segunda-feira, 10 de março de 2008

Frango assado no forno do domingo :~)

Domingo acordei com uns raiozinhos de sol atrevidos a entrar pelo quarto. "Acorda preguiçosa!" - pareciam querer dizer. Eram quase 08.30h. Deixei-me estar quietinha com os olhos fechados. Lá fora tudo era vida e movimento. Ouvi a voz alegre de duas mulheres que conversavam lá longe, mais perto o chilrear animado de passarinhos, o canto bem afinado do nosso galo e o cacarejar satisfeito da família galinácea... Decidi, com tanta vida lá fora e este sol maravilhoso é um crime ficar deitada, toca a levantar! Colei o nariz á janela, não tinha sido imaginação a vida fervilhava lá fora animada com o solinho tão bonito e sorridente. Abri a janela e respirei o ar a plenos pulmões e... voltei a fecha-la bem rapidamente brrrrr que frio! Depois de pronta desci até á cozinha. Decidi fazer um belo almoço para a família. Gosto de cozinhar ao domingo de manha, tranquilamente envolta nos meus pensamentos e sem pressas. Lá fora o marido jardinava com prazer. Os filhotes estudavam para os últimos testes. Decidi fazer brioches para o lanche, experimentar um novo bolo de maça e assar um franguinho com batatas no forno. Sim parecia-me bem, um almoço bem gostoso para a família mais maravilhosa do mundo - a minha!!!!


Iniciei pelas brioches (a receita está aqui) que deveriam levedar antes de serem cozidas. Uma decidi fazer simples a outra mais gulosa com chocolate. O resultado final foi este:




Photobucket




Photobucket




Photobucket






Hummm muito boa e digo boa porque uma delas, a de chocolate foi raptada pelos miúdos para ser partilhada com uns amiguinhos.


O bolinho que mais se parece com uma tarte também estava muito bom




Photobucket




mas esta receita fica para amanha






e o frango caseiro á minha maneira, lourinho por fora e suculento por dentro como gostamos, acompanhado com umas belas batatinhas e uma alfacezinha acabadinha de colher no quintal.




Photobucket




A refeição foi alegre, deliciosa e muito bem conversada. A minha filha comentava que já tinha saudades deste franguinho do domingo ;) Eu também filhota....




Vamos precisar de :


- 1 frango


- 3 dentes de alho espagados


- 1 caldo de galinha desfeito


- sumo limão


- azeite


- pitada de colorau doce


- pimenta acabada de moer


- louro, ervas de Provença, salsa picada


- batatas




Deitar todos os ingredintes numa tigela e mexer bem. Esfregar o frango com este preparo com a ajuda do limão colocar num tabiuleiro. Descascar e cortar ao cubos as batatas. Temperar de sal, pitada de pimentão, pimenta, ervas de Provença e louro. Regar com um fiozinho de azeite. Colocar no tabuleiro junto ao frango. Acrescentar 1 copo de agua e levar ao forno quente cerca de 1.30h. A meio da cozedura virar o frango. Servir bem quente acompanhado duma bela salada.




Photobucket




Photobucket


São servidos?


Photobucket


Apreciação: Fica um frango com a pele estaladiça por fora e a carne sululenta por dentro - O versdadeiro frango de domingo!

Fonte: A cozinha da Nanda ao domingo de manha.


Chove mas não vou ser lamechas BUAAAAAAAAAAA... Fazia muita falta esta chuvinha. Mas era preciso estar tanto vento e frio?! Mesmo assim desejo a todos uma excelente semana! Fiquem com este raiozinho de sol que guardei especialmente para vocês. :~)



7 comentários:

laila radice disse...

Nanda e quem nao ia gostar dum almoço desses! nossa ets atudo com uma carinha tao boa...bjs

edinha disse...

Um belo almoço de domingo sem dúvida :)
Está tudo com um aspecto delicioso
Beijinhos

DocesCozinhados disse...

Está tudo com óptimo aspecto mas espero em pulgas a receitinha desse bolo tipo tarte. Fico a babar só de olhar!!!

Anónimo disse...

Este franquinho abriu-me o apetite, que belas fotos!!
Nanda o que quer dizer esfregar o frango com a ajuda do limão?
De certeza que vou fazer esta receita deve ser deliciosa!!!

Bjs
Maria

Luciana Macêdo disse...

Você acordou bastante animada, fez tantas delícias em pleno domingo.
Café da manhã, almoço e sobremesa, cardápio completo para ninguém botar defeito.
Bjs!

anna disse...

Agora deixaste-me com água na boca com este franguinho caseiro...
O cheirinho quase chega aqui a casa.
Beijinhos.

risonha disse...

isso é o que eu chamo de um super-almoço.... ainda mais com frango caseiro e com alface da tua horta
para o próximo domingo estou caída aí em casa... lol