quarta-feira, 5 de março de 2008

Leite creme do género mais simples não há!

Depois da minha cunhada e do meu cunhado, foi a vez da minha irmã, cunhado e sobrinhos partirem. Ficou um enorme vazio… Mas a vida contínua. O sol para me consolar tem vindo visitar-me diariamente desde então. É o meu amigão! A natureza aos poucos vai despertando como por arte mágica. As árvores que até então estavam despidas, singelamente nuas, vestem agora as suas mais belas vestes para estarem sublimes á chegada da primavera; Essa senhora tão elegante, perfumada, energica e... bela, muito bela. Cada botãozinho por mais pequeno que seja está a abrir bem devagarinho transformando-se num delicada e bela florzinha ou numa folha viscosa e cheia de pujança. Apesar do frio, o cheiro a primavera é inconfundível! Tudo ao nosso redor parece ganhar vida nova, luz própria: a luz do renascimento. A vida não pára apesar de tudo o que nos possa acontecer. Ainda bem! Não tenho postado pois tenho andando (e vou continuar a andar) um pouco atarefada e com pouco tempo (e vontade) para a cozinha. Para a semana vou iniciar a limpeza da primavera. A senhora primavera traz com ela uma energia renovada que faço questão de levar para dentro de casa – É hora de revirar gavetas, armários, lavar vdros, cortinados, carpetes, almofadões, encerrar os móveis, colocar flores nas jarras… Enfim dar um pouco mais de vida a tudo o que ficou meio adormecido no Inverno! Portanto se me virem aparecer um pouco menos não se admirem :~) Mas não me esqueço deste meu cantinho, nunca!
Hoje trago-vos uma sobremesa bem simples e conhecida em todas as mesas portuguesas mas nem por isso menos deliciosa: leite-creme

Photobucket


Vamos precisar de:
- 1 litro de leite
- 4 gemas de ovo
- 4 colheres de sopa de farinha
- 5 colheres de sopa de açúcar
- 1 colher de sopa de manteiga
- 1 casca de limão (apenas o vidrado) ou açúcar baunilhado
- Açúcar e canela para polvilhar(facultativo)

Colocar todos os ingredientes, a excepção do limão e da manteiga numa panelinha. Bater tudo com a varinha mágica. Isso mesmo, mais prático não há ;~) Acrescentar o limão ou açúcar baunilhado ou ambos se gostarem e a manteiga. Levar ao lume até engrossar mexendo sempre. Deitar em tacinhas individuais, numa travessa ou taça a gosto. Deixar arrefecer. Polvilhar com açúcar e canela se gostarem e queimar com uma férrea ou queimador até o açúcar ficar caramelizado. Servir imediatamente. Há quem prefira apenas polvilhado com canela sem o açúcar.

Photobucket

Photobucket
Querem provar?
Photobucket

Apreciação: uma sobremesa simples mas sempre muito agradável. Ideal para ser feita quando temos convidados surpresa e com pouco tempo para fazer algo mais elaborado. É suave e macio em contraste com o crocante da leve camada de caramelo no topo. Miammmm

Fonte: todas as cozinhas portuguesas


12 comentários:

risonha disse...

realmente... muito fácil de fazer e diferente da minha receita
essa de passar tudo com a varinha mágica não conhecia...
és um espectáculo Nandinha... é por isso que eu gosto tanto da tua cozinha.
beijos

Anónimo disse...

Adoro leite creme, e com esse caramelizado, hummmentão é uma perdição... bjs

Nysa disse...

pois eu nunca fiz leite creme por sempre me parecer tao complicado. obrigada por essa receita tao fácil. está na minha lista enorme de receitas a fazer :-)))

Anónimo disse...

e voçes nao provaram como eu,estava mesmo ....DELICIOSOOOOO
nanda quando quiseres ja sabes...
beijos e obrigada pelo convite de ontem
canelle

Anónimo disse...

O Leite Creme é uma das jóias da doçaria portuguesa (para mim, claro).A minha receita não é bem igual, mas a verdade é que com mais ou menos variantes, todas são deliciosas, porque a base é a mesma. O único "segredo" é usar sempre farinha de trigo e nunca maizena.
Já todas tinhamos dado pela sua ausência, mas relevámos as faltas! (hi,hi,hi).Bjs. Bombom

Anónimo disse...

Ja exprimentei varias vezes mas nenhum saiu como eu queria! Vou expriementar o teu e darei noticias aqui http://nocas-bonspetiscos.blogspot.com
Bjos

laila radice disse...

nada que maravilha...dfiquei com vonatde de uma boa colherada! bjs

Anónimo disse...

Eu quero provar!!! já que ofereces.... adoro leite creme.... nunca fiz... mas ando ao tempo na tentação de fazer... e acho que agora ainda mais tentada estou em tentar fazer....
este tem um aspecto hummmy!!!!

Betechef disse...

Nossa!Fiquei com água na boca, parece delicioso.
Passa lá no blog, tem uma bricadeira lá pra você participar.
Bjs!

Anónimo disse...

Nanda, também não conhecia essa da varinha mágica!!!
Agora é que vou mesmo experimentar o meu "maçarico".. :)

Missy disse...

eu adooooooooooooro leite creme, mas nunca me aventurei a fazer, tenho que experimentar este , porque tem um aspecto divinal !
adicionei-te ao meu blog.
bjka

Ana disse...

Nandinha, este é só um dos meus doces preferidos... e o teu tem cá um aspecto...que trincadela que eu lhe dava!!!!

bjks