sexta-feira, 14 de março de 2008

Rissóis com vários recheios

A Pascoa, aqui no Norte, ainda é festejada de forma bem tradicional. Embora não o faça todos os anos, este ano vou abrir as portas e receber o compasso pascal. As flores espalhadas no chão dão ás boas vindas ao compasso. O padre, os mordomos e os meninos do sino e da água benta entram. Depois dumas breves rezas a casa é benzida, é entregue ao homem da casa, ao filho ou filha a cruz que o mordomo transporta sobre o ombro que é coberto com uma toalha ricamente bordada. É dada a beijar a todos os presentes. Depois de entregar o folar ao mordomo é tempo de confraternizar. A porta está aberta a todos quantos queiram entrar. Geralmente família e amigos comparecem, não é necessário convites. Estar presente é um sinal de respeito e amizade. A mesa é posta com uma bela toalha mas sobretudo com esmero e apuro. Há um pouco de tudo dos doces e salgadinhos mais tradicionais ás ultima novidades culinárias. Podem ser de compra ou caseiros, fica ao critério de cada dona de casa. Eu, como amante de cozinha, faço questão que tudo ou quase tudo seja feito em casa. Este ano é muito especial pois para além de festejarmos a Pascoa também vamos festejar os 18 anos do filhote. Portanto vou fazer tudo com ainda mais gosto e prazer. Conto sempre é com uma ajuda preciosa de algumas amigas do peito, da cunhada, sogra e mãe. Fazemos uma equipe imbatível!
Sábado como referi fiz os rissóis com a ajuda da minha cunhada. Fizemos pequeninos tipo miniaturas. Ficaram deliciosos vejam a 1ª prova:
Photobucket
Para a massa vamos precisar de:
- 1 medida de agua
- 1 medida de leite
- 1 colher de sopa de manteiga
- 2 medidas de farinha
- sal q.b.
(a medida pode ser uma chávena, tigela, consoante a quantidade que se quer fazer. Devemos sempre manter a mesma quantidade de líquidos a de farinha)
Levar ao lume o leite, a agua, a manteiga e o sal. Quando ferver retirar do lume deitar a farinha duma só vez e mexer bem. Levar novamente ao lume sem parar de mexer até que forme uma bola e descole do fundo. Deitar na banca polvilhada de farinha e amassar até que fique bem ligada. Reservar
Recheio de carne:
Fazer um refogada com cebola, alho e um fiozinho de azeite. Refrescar com um pouco de água. Juntar a carne picada, temperar de pimenta moída na hora, sal, ervas aromáticas e deixar alourar um pouco. Coze muito rapidamente. Juntar um pouco de molho bechamel. Polvilhar com salsa picada. Envolver bem. Rectificar os temperos, deixar cozer mais uns segundinhos. Reservar.
Recheio de atum e delicias do mar:
Fazer um refogado com cebola, alho e um fiozinho de azeite. Refrescar com um pouquinho de água. Escorrer bem a gordura do atum e juntar ao refogado com as delicias picadas. Temperar de pimenta moída na hora. Acrescentar molho bechamel e a salsa picada. Deixar cozer mais uns minutinhos e reservar.
Recheio de camarão:
Cozer camarão em agua e sal (não muito). Descascar o camarão e reservar. Fazer um refogado com cebola, alho e um fiozinho de azeite. Quando a cebola estiver lourinha polvilhar com farinha e mexer bem, ir acrescentando á agua de cozer p camarão previamente passada pelo coador até ganhar a consistência desejada. Juntar os camarões polvilhar com salsa ou coentros picados. Rectificar os temperos. Reservar
Recheio de queijo e fiambre:
cortar queijo e fiambre aos quadradinhos.
Estender a massa. Se tiverem como a minha cunhada uma maquina de estender melhor ainda. Colocar o recheio e cortar em semi-circulo com a ajuda dum copo ou chávena. Fritar em óleo abundante até ficarem lourinhos. Depois é só deliciar-se. Eu faço sempre em grande numero para congelar.
Ora aqui temos os de carne:
Photobucket
Atum e delicias:
Photobucket
Camarão:
Photobucket
Queijo e fiambre:
Photobucket
E mais uma vez todos a molho hihihihi e este de que será?!
Photobucket
Apreciação: Esta massa fica fofinha e os recheio feito em~casa tem sempre outra qualidade dos que habitualmente se encontram no mercado. Embora não se podendo abusar digam-me quem não gosta de salgadinhos?
Fonte: Todas as cozinhas portuguesas.
Antes de terminar queria avisar que na próxima semana este cantinho vai estar fechado para descanso da sua autora. Vou estar muito ocupada e com muito pouco tempo para cozinhar. Prometo voltar depois da Pascoa com muitas receitinhas novas e algumas fotos da mesa da Pascoa ;) Uma santa e feliz Pascoa para todos! Até lá fiquem bem! Beijinhos

Photobucket

23 comentários:

Anónimo disse...

Uma tradição muito bonita, gostei de saber,e quanto aos rissois , adoro rissois e também gosto de os fazer , caseiros é outra coisa, apesar do trabalho que dão..esses estão com um ar delicioso e gostei dos diversos recheios..uma boa sugestão.bjs

DocesCozinhados disse...

Há anos que não faço rissois!!! Agora vendo os teus, tão apetitosos, até deu saudade!!! Devem estar uma delícia!

Quanto à Páscoa, a tradição é linda sim senhora!

Beijinhos para vocês e uma Páscoa muito Feliz!

Marizé disse...

Rissois caseiros, que delicia. Mea culpa - não tenho o hábito de fazer, fiquei inspirada.

Boa Páscoa
Beijocas

Isabel de Miranda disse...

Gostei de saber a tradição.Os rissóis estão demais.Boa Páscoa,amei o bebé dentro do ovo...beijinhos doces

Isabel de Miranda disse...

Gostei de saber a tradição.Os rissóis estão demais.Boa Páscoa,amei o bebé dentro do ovo...beijinhos doces

Anónimo disse...

Que belos rissois as fotos estão bem o tanto saborosos devem estar!!!
Uma Santa Pascôa!

Bjs
Maria

edinha disse...

Adoro rissóis e aqui há para todos os gostos :)
Beijinhos

Anónimo disse...

adoooooooooooro rissois! Babei!:-P
Boa Páscoa!

bj
Lucia1

Carla disse...

ai ai que bom aspecto, já copiei a receitinha!

Obrigada por partilhar a sua tradição, é muito bonita.

Desejo uma Santa Páscoa para si e para a sua família. Ah e feliz aniversário para o filhote!


bjs, bom fim de semana

Nysa disse...

aqui em casa é a minha mae que faz os rissois. ainda nunca experimentei, mas adoro - confesso! os teus ficaram muito lindos, parabéns. beijocas

Luciana Macêdo disse...

Infelizmente aqui em Brasília ainda não existe tradição para contar a história de um povo. É uma cidade bastante jovem, só tem 47 anos, e é bem moderna. Gosto de conhecer a cultura e tradição de cada lugar.

Quanto aos risoles(é como chamamos aqui) ficaram perfeitos e bastante apetitosos.
Bjs!

guidinha disse...

olá Nanda adoro risois caseiros não tenho é muita paciencia é ke dps não saem tão bonitos como os teus, fiquei com água na boca.

Beijinhos e uma Feliz Páscoa para toda a familia!

Romy Almeida disse...

ABRAÇÓDROMO

Você acabou de receber um abraço!!!
É isto mesmo, não há como se safar!!!

Você caiu no Abraçódromo!
Assim, você vai ter que abraçar todo mundo
que você conhece!!!

Abrace seus parentes, amigos, inimigos,
todo mundo!

O abraço é meu sinal favorito de afeição.
Ele pode significar tanto, e tantas coisas
ao mesmo tempo.

Pode significar um sinal de amor, de amizade,
de conforto ou tudo junto!
Uma pessoa que gosta muito de você
te enviou esta mensagem.

Agora, é a sua vez!
Neste momento, você está convidado a enviar
esta mensagem a todos os seus amigos.
FELIZ PÁSCOA

Beijinhos amiga

Romy Almeida disse...

Oi Nanda... adorei as tuas fotos.

Agora estou sem tempo para voltar a fazer rissóis por isso vou contentando-me a olhar os teus LOL

Bjokas***

Agdah disse...

O problema agora vai ser conseguir dormir direito depois de tal visão maravilhosa. Adorei a variedade de recheios...

saltapocinhas disse...

tenho um blog de culinária "recém-nascido" e já lá pus o teu link.
espero que não te importes! :)

bjs

Tia Glória disse...

tem tudo um aspecto optimo.
Provei de tudo
Parabens

Anónimo disse...

Olá Nanda:
Tudo bem? Estive um tempo sem "net" e agora aqui estou de novo.Adorei ler como é a tradição da Páscoa na sua Terra,parecida há da minha infancia,mas agora terminou e é pena.Que bom e melhor sabiam se provasse alguns desses rissois,com grande variedade de recheios....Aproveito para dar os parabens ao Filhote,18anos, [independencia].. que conte muitos mais e que continue a ser bom rapazinho bjs para todos,
GD

Anónimo disse...

estes fim-de-semana experimentei fazer estes rissóis, ficaram muito bons, desde a massa até ao recheio! Foi a minha 1.ª experiência e correu muito bem!!!

Anónimo disse...

oi nanda tá tudo bem? O blog como sempre esta fantastico. Mas minha querida depois de nos habituares a estas maravilhas culinarias ficas tanto tempo sem nos contares as novidades?

Volta depressa :)))))

Anónimo disse...

Olá Nanda,
Estranho a usa ausência!

M disse...

A receita da massa é igualzinha á que a minha mae usa,quando a vi lembrei-me da receita dela devo dizer que é simplesmente maravilhos e esses recheios nham nham =) *****

SolitaFit disse...

Olá!

Andava eu é procura de uma imagem de rissois e dei de caras com o teu blog.

Tenho um blog de receitas, não com receitas originais, mas com as receitas que vou tirando daqui e dali, e assim, é mais fácil encontrar a k kero do que nos imensos livros.

E a receita que apresentas é praticamente igaul á minha, mas isso não interessa, o k interessa é k adorei o aspecto das fotos, heheheh!!!! vou guardar o link para vir cá mais vezes.


jinhos

Ah!!!

Eu tbm sou natural desses lados.