sexta-feira, 1 de fevereiro de 2008

Mil folhas de creme de pasteleiro - Excelente!

Hoje o dia acordou tristonho tal como eu... Deve chover a qualquer momento, ainda por cima está frio e húmido brrrrr... Mas nada de desanimar pois as 6ª feiras são sempre 6ª feiras, é o não é?! Estamos a começar o mês de Fevereiro, este ano com 29 dias. Portanto há que pôr um sorriso nos lábios, levantar a cabeça e enfrentar o dia e o mês da melhor maneira possível! Para ajudar nessa árdua tarefa, hoje vou apresentar-vos um bolinho excelente - Mil folhas de creme de pasteleiro! Aqui está ele todo vaidoso!


Photobucket

Photobucket


Vamos ás compras?!

- 3 rolos de massa folhada de compra


Para o creme de pasteleiro

-1 litro de leite

-4 ovos

-120g de açúcar

- 2 colheres sopa açúcar baunilhado

-65g de farinha


Para o glacé

- açúcar glace

-1 clara de ovo (atenção tinha anotado gema mas é clara!!!! Desculpem)

- chocolate derretido com um pouquinho de manteiga


Começar por preparar o creme pasteleiro. Aquecer o leite com o açucar baunilhado. Reservar um pouquinho de leite. Bater os ovos com o açucar até ficar uma mistura fofa e esbranquiçada. Colocar a farinha em chuva e o leite que reservou. Acrescentar o leite quente sem parar de bater. Levar este preparo ao lume até engrossar. Não parar de mexer. No final costumo bater um pouco com a batedeira eléctrica para ficar um creme mais leve e fofo. Deitar num recipiente. Colocar película aderente em contacto com o creme; Isto é, mesmo pousado em cima do creme para não ganhar aquela camada grossa. Deixar arrefecer. Cozer as massas folhadas previamente picadas com um garfo. Deve-se estar atento á cozedura. Se por acaso tiverem tendencia a levantar num dos lados espetar a massa com uma faquinha bem afiada para retirar o ar e elas baixarem novamente. Deixar arrefer as massas em cima de redes. Montar o bolo (faço-o em cima duma grelha). Escolher a massa mais bonita e direitinha e deixar para o fim. Colocar a 1ª massa folhada e cobrir com metade do creme pasteleiro. Espalhar para ficar uniforme. Colocar a segunda e precionar um pouco. Colocar a ultima com a parte mais direitinha para cima. Pressionar levemente. Reservar. Colocar a gema de ovo dum recipiente e bater até começar a espumar. Ir colocando o açucar glace até obter uma mistura brilhante e lisinha. Espalhar por cima do bolo. Derreter 2 barrinhas de chocolate com um pouquinho de manteiga até obter um chocolate brilhante. Fazer um furinho minusculo num saquinho plástico. Encher o chocolate e fazer um espiral por cima do glacé. Com uma faca ou palito fazer ricos do centro para o exterior e depois do exterior do bolo para o interior. Ter o cuidado de limpar sempre a faca ou palito entre cada risco. Passar o bolo com cuidado para o prato de servir. Está pronto a ser devorado. Se acham que o aspecto é bom, esperem até prová-lo - é excelente. Não se façam de rogados, sirvam-se!

Photobucket

Photobucket

Photobucket


Apreciação: A massa folhada estaladiça, leve e salgadinha em contraste com a maciez e onctuosidade do créme pasteleiro e uma cobertura que simplesmente derrete na boca fazem um trio imbativel simplesmente delicioso. Não esperem muito para experimentar esta delicia. Vão ver como os elogios da familia e amigos felizes vão chover de todos os lados :)

Photobucket


Fonte: Já tinha postado uma receita muito parecida com esta em bolo de comunhão. Alterei apenas um pouco as quantidades e a cobertura ;)


Antes de terminar gostaria de desejar a todos um excelente fim de semana e um carnaval muito, muito alegre e divertido! Beijinhos!
Photobucket





22 comentários:

Anónimo disse...

Bem, este mil-folhas está digno de um pasteleiro profissional!!!
Parabéns Nandinha, excedeste-te!!
Está magnífico!

Anónimo disse...

Que maravilha! Tão lindo e como devia estar gostoso! Vou aproveitar a sua sugestão e não demorar muito a fazê-lo.Parabéns ! E um bom Carnaval sem chuva para o desfile da sua "filhota" correr às mil maravilhas. Como este mil folhas!!!Bjs.

Nysa disse...

estou a babar-me e de boca aberta... adoro creme pasteleiro e com um mil folhas ainda melhor. aqui na alemanha nao há isso :-(:-(
beijocas e bom carnaval tb para ti.

AndreaDomingas disse...

FAN-TÁS-TI-CO! Parabéns e obrigada por compartilhar esta receita conosco!

risonha disse...

rapariga!!! isso parece que foi feito por um pasteleiro profissional.
dou-te os meus mais sinceros parabéns pois está magnífico.
eu nunca seria capaz de fazer um bolo tão lindo

Anónimo disse...

Nanda, volto cá outra vez porque fiquei com umas dúvidas.
O açúcar glacé é açúcar em pó, ou é um açúcar especial?
Como é que batendo a gema com o açúcar fica um creme tão branquinho?
Se me puder elucidar também sobre o que é "creme fraiche",ficar-lhe-ei muito grata.(Vi numa sua receita anterior).Bem haja!

Flor de Sal disse...

Ora bem, só de olhar acho ke estou a "ougar" como as criancinhas!

Anónimo disse...

Esse bolo está lindo,e com um aspecto de babar..ver estas coisas à hora do lanche, sem ter lanchado, não me fazem lá muito bem.bjs nanda vale

Nanda disse...

Queridas amigas,
muito obrigadas pelos elogios, até fico corada. Mas façam vão ver que não se arrependem :)
Querida Bombom,´
é uma das minhas "leitoras" preferidas faz sempre comentário tão emotivos. OBRIGADA. Sobre as suas duvidas sim açucar glace é o açucar em pó. Fica assim mesmo branquinho, lisinho e brilhante. É mais fácil de realizar do que a explicar vai ver ;) Quanto a créme fraiche é tipo uma natas mais mais expessas. Há no E.leclerc e nas grande superficie. Está nos produtos frescos refrigerados tipo queijos frescos, embalados, manteiga etc... Se fizer diga como ficou. Ahhh os Danieis devem ser todos muito gulosos. O meu pelo menos é hihihihi

Muitos beijinhos para todos e mais uma vez bom fim de semana e bom carnaval. Beijinhosssss Smackkkkk

Nanda disse...

Meninas!!!!!
Atenção na receita do glacé tinha anotado gema mas é CLARA!!!!!! Peço imensa desculpa :(
Beijinhos
Nanda

Anónimo disse...

Nanda gostei muito do seu blog,adicionei-a à minha lista de Outros Sabores.. Beijinhos
Nanda Vale

Anónimo disse...

hummmmmmmm nanda,o meu bolo preferido,onde esta a minha fatia? hein? onde?........como sempre ,deve ter ficado suculente
bjs

Anónimo disse...

Que aspecto tão bom!Está mesmo uma profissional....A água cresce-me na boca ,mas só posso lamber os lábios e deliciar-me a olhar para a foto.
Bom fim de semana com muitas partidas carnavalescas.
GD

Carla disse...

Nanda, estou a ter uma visão magnífica!! Eu amo mil folhas, quando era pequena comia sempre que a mãe deixava mas a partir de determinada altura deixei por causa do recheio, sou um pouco desconfiada. Passados muitos anos, a única vez que voltei a comer foi na semana passada no congresso. Mas este seu bolo é para fazer!! Já está guardado!!

bjs, bom fim de semana e Carnaval

guidinha disse...

LINDO!!!

Anónimo disse...

Obrigada Nanda pelas suas palavras carinhosas.Sou uma Avó que, ao ficar surda de repente, deixei de poder ouvir música, rádio, noticiários, etc.Como adoro cozinhados, doces e chocolates,descobri os blogs de culinária.Hoje são o meu Passatempo.Por coincidência, a Nanda iniciou o seu blog no dia em que perdi a audição.Só alguns meses mais tarde é que o descobri. Para mim é verdade que "Coincidência é a assinatura de Deus, quando Ele não quer assinar"...Bjs

edinha disse...

Adoro estes bolos, e este feito em casa deve ser de comer e chorar por mais :)
Portanto este é para fazer :)
Beijinhos

Isabel de Miranda disse...

amei está lindo...beijinhos doces

Danielle disse...

ui, ui, ui... que delicia!!! caramba... ta lindo demais!!! parabéns!! e deve estar uma delicia hein? bjkas dani

ABC da criançada disse...

Ai que maravilha!!!
Este bolo tem um aspecto divinal... comia agora uma fatiazona!!!!!!
Tenho de o experimentar urgentemente!

tannia disse...

De fazer crescer água na boca!
tenho que experimentar!

tania disse...

como e que se coze a massa gostaria que me disse-se se puder responder mande para o meu email tania.fst@hotmail.com

obrigada