Depois de 3 dias de "suposto" descanso, cá estou eu cheia de... segunda feira de manha pfffffffff lá recomeçamos tudo de novo :( Mas nada de desânimos, alegrem-se pois dentro de 3 diazinhas apenas temos um feriadito! Yuppiiiii!
Voltando ao meu longoooo fim de semana :) Tal como vos tinha dito 6ª feira fui com os meus sobrinhos fazer um cruzeiro pelo rio Douro. Foi um dia muito especial que fez esquecer a rotina. O dia estava fresquinho mas nem isso chegou para serenar a nossa alegria. Ainda não eram 10 horas quando o barco iniciou a viagem. Querem vir connosco? Então entrem na "Princesa do Douro"
Instalem-se bem vamos arrancar. Os motores já estão ligados. Desatem as amaras, que comece a viagem até á Régua! Boa viagem!
Apreciem bem a paisagem e as obras de arte pois vale a pena!
A paisagem vista pelo lado rio é diferente. Não sei se saberei explicar mas o Rio faz um género de espelho que reflecte a paisagem e a torna mais brilhante e irreal. Vejam se entendem o que digo
O meu sobrinho neto o pequeno T procurava dos golfinhos, os mesmos que tinha visto no jardim zoológico hihihihi
- Ó tia não vejo os golfinhos, foram á escolinha?
- Foram pois!
- Depois eles vem ver o T
- Acho que não depois vão para casa lanchar e descansar um pouquinho...
- Vão para a mama deles é?
- Isso mesmo
- E as baleias?...
Hihihiihihihihihi e as perguntas continuaram ;)
Ao meio dia em ponto o almoço foi servido:
Sentem confortavelmente e aproveitem a paisagem enquanto almoçam...
Uma sopinha de legumes bem quentinha
Lombo de porco e batatinhas assadas no forno, arroz seco e legumes salteados
De sobremesa bolo de chocolate
Uma das experiências mais marcantes é sem duvida a subida das águas nas barragens.A de Crestuma/Lever com 14 metros, mas mais impressionante ainda a de Carrapatelo de 35 metros!
(Lever)
(Carrapatelo)
Não pensem que é assustador. A agua vai subindo lentamente galgando a diferença dos dois niveis até que por magia se consegue ver o outro lado da barreira. Uma experiencia muito engraçada. Sabiam por exemplo que o desnivel da barragem de Carrapatelo é o maior da Europa. Não sabiam?! Eu também não hihihihi.
Chegando perto da Régua a paisagem muda e torna-se ainda mais fantástica. A vista de algumas quintas suspensas no ar é magnifica.
Os socalcos onde as vinhas se erguem orgulhosamente parece irreal .
É impressionante e arrepiante pensar que tudo aquilo é trabalhado pelo braço forte do agricultor sem ajudas de máquinas. Transformam o suor, a força, a terra e o fruto da vinha num vinho digno de ser o néctar dos deuses. Quem não conhece o vinho do Porto e o calor que transmite desde o primeiro gole...
Conhecem este homem?!
Passava pouco das 16h quando a nossa viagem de barco chegou ao fim. O regresso foi feito de comboio. 1º neste... depois num maiorzinho claro :)
Foi muito interessante também mas nada que se compare a viagem de barco. Recomendo vivamente este cruzeiro pelas águas do rio Douro - é uma experiencia única! Antes de terminar não poderia deixar de agradecer aos meus sobrinhos lindos pela oportunidade e pela companhia fantástica. Obrigada, muito obrigada meninos, gosto muito, muito de vós! Pequeno T, os golfinhos agora foram dormir para a casinha deles com a mama deles está bem! Muitos, muitos beijinhos para os 3!
8 comentários:
A região do Douro tem realmente uma paisagem sublime!
A razão de minha visita hoje é dizer-lhe que fiz uma receita sua (a do bolo de noz) - espero que não leve a mal - e convido-a a passar lá no blogue das threefatladies para ver. Ficou aprovadíssima!
bjs
Nanda que linda recordação! Fiz este passeio à 10anos e ainda hoje me lembro dele! Foi magnífico, lindo lindo! Se der, para o ano vamos lá voltar =)
O passeio foi igual a excepção que na Régua fomos visitar uma adega e só depois regressámos num comboio antigo, daqueles a vapor =P
Bjs boa semana!*
Então andou pela minha terra! Lindo esse passeio...gostava de voltar a fazer. Fiz em criança com o meu avô, que entretanto já não está connosco e lembro-me ser um passeio muito bonito! Aliás, o meu avô tinha muito prazer em passear e eu era sempre a sua companhia!
Beijinhos!
A minha família é dessa zona e é realmente muito bonito.
Também já fiz este passeio maravilhoso, Douro acima, com excelente companhia...
Foi bom recordar contigo, Nanda!
O Douro é lindo - e eu que o diga que vivi lá durante 3 anos: gente extremamente generosa (embora não saiba falar senão de vinho e vinhas), gente que dá a última batata que tiver ne cesto da cozinha, e uma paisagem de fazer pensar que Deus realmente andou por ali. N próxima vez faz a viagem em barco rabelo. Garanto que será ainda mais interessante e genuino - não que eu tenha nada contra os outros barcos...só conhecimento de causa!
sua sortuda!!! há anos que eu anseio por fazer este passeio, e o tempo vai passando e não há meio de o fazer. adorei as fotos, quase que deu para sentir que eu estava lá. espero que se tenham divertido muito.
Querida Pipoka,
Fico é muito vaidosa que tenha feito uma das minhas receitas! Muito, muito obrigada. Já passei no seu blog :)
Querida Carla,
Então não é preciso dizer mais nada. Ó que pena tb não termos ido visitar a cave. Deve ter sido super interessante :)
Querida Migas,
Então vive num paraiso. Adoro essa zona. Parabens
Querida Gorreti,
mais uma felizarda! Deve ter sempre bom vinho do Porto, bom vinho, azeite etc... hummm tudo tão bom!
Querida Anna,
um paseio inesquecivel não é :)
Querida Nazaré,
Tb tenho essa ideia de gente muito boa. A proxima vez (se houver) vou seguir o teu conselho :)
Querida Risonha,
Faz o qt antes, vais ver como não te arrependes :)
A todas muitos beijinhos smackkkkkkkk
Enviar um comentário