quinta-feira, 14 de fevereiro de 2008

Bolo excelente de chocolate - Feliz dia de S.Valentim!!!!

Photobucket

Love is in the air lalalalalala. Pois é, hoje é dia de S.Valentim! Mas afinal que era esse S.Valentim? Segundo conta a lenda S. Valentim era um sacerdote que viveu no século III d.C. e que realizava casamentos em segredo, casamentos esses proibidos pelo Imperador Romano Claudius II com o intuito de angariar mais soldados para as suas frentes de batalha. Quando foi descoberto S.Valentim foi preso, torturado e condenado á morte precisamente no dia 14 de Fevereiro. Na prisão ele teria recebido muitas cartas de encorajamento e flores das pessoas que acreditavam no amor e que lhe eram atiradas pela janela de sua cela. Júlia, a filha do seu carcereiro, cega de nascença, visitava-o com frequência durante o seu cativeiro, levando-lhe comida. Conversavam muito e Valentim descrevia-lhe o mundo e falava-lhe de Deus. S.Valentim sensibilizou-se com o seu problema e todos os dias implorava a Deus que a fizesse recuperar a visão. Um dia, durante uma de suas visitas, uma luz iluminou a cela e Júlia começou a chorar porque um milagre acabara de acontecer. Finalmente ela conseguia ver! Perante o milagre, toda a sua família se converteu ao cristianismo. Na véspera de sua morte, ele escreve uma última carta à Júlia pedindo-lhe que não se afaste de Deus e assina "do seu Valentim.
Hoje é sua homenagem festejamos o amor e muitos também aproveitam para celebrar a amizade. Por isso hoje para todos vocês amigos, para todos os apaixonados do mundo mas em especial para o meu namorado de mais de 22 anos, aqui fica a minha homenagem em forma de delicioso bolo de chocolate.

Photobucket



Vamos precisar de:
- 4 ovos
- 150 a 200 gr. de chocolate
- 120 gr. de açúcar
- 120 gr. de manteiga
- 50 gr. de farinha (40gr. de maisena + 10 gr de farinha para que fique mais macio)


Derreter o chocolate com a manteiga (faço no microondas mais cuidado para não queimar). Separa as gemas das claras. Bater as gemas com o açúcar até obter uma mistura clara e fofa. Juntar a farinha. Acrescentar a mistura chocolate/manteiga. Bater as claras em castelo com uma pitada de sal e finalmente envolver com cuidado ao preparo de chocolate. Levar ao forno cerca de 40 minutos. Fácil não é?

Photobucket

Photobucket

Esta fatia é especialmente para vocês! :)

Photobucket



Apreciação: Este bolo é simplesmente divinal. É tipo mousse de chocolate que derrete na boca, tão leve e fofo e com aquele sabor a chocolate irresistivellllll! Quem prova não consegue evitar de comer uma e mais outra fatia.


Fonte: Esta receita foi-me dada pela minha querida amiga Fátima. Obrigada amiga

Aproveitem ao máximo este dia sejam muitoooooo românticos e amem sem reservas. Feliz S.Vatentim para todos!!! Muitos beijinhos smackkkkkkkkk.

Photobucket

6 comentários:

Anónimo disse...

Feliz Dia dos Namorados!...e que se repita todos os dias do ano, porque o AMOR, merece.Esta é a mensagem de quem já leva 39 Anos de Namoro (38 de Casamento). Que saibam reacender todos os dias a sua chama para que se não apague com o tempo...
E este bolo é mesmo uma tentação! Bjs. Bombom

Anónimo disse...

Desculpem, mas esqueci-me de dizer que aprendi no Curso de Bombons on-line, que ao derreter o chocolate no microondas, se deve abrir de 15 em 15 segundos e mexer para não queimar.Com o Chefe Hélio Loureiro aprendi que nos bolos e preparados de chocolate se deve acrescentar sempre uma pitada de sal porque intensifica o aroma do chocolate.
A nanda chamou a atenção para estes pontos, mas eu achei importante reforçar a ideia. Desculpe Nanda pelo meu atrevimento.Bj.. Bombom

guidinha disse...

oi Nanda adorei a definição d dia de S. Valentim

o bolinho axo ke é parecido com um ke faço ke se chama gateux (n sei se tá bem escrito)de chocolate tb é divinal.

Feliz dia dos namorados...Beijinhos

risonha disse...

até parece que combinamos, pois para celebrar a data também postei um bolo de chocolate.
será que nós, as que "namoramos" há mais anos, temos paixão por bolos de chocolate? lol
beijos e um resto de bom dia para ti

Danielle disse...

que lindo!!!! e que delicia!!!!
bjkas dani

Isabel (pipoka) disse...

mais um bolo seu que me fica "debaixo do olho".

bjs