quarta-feira, 31 de outubro de 2007

Tarte de maçã mais fácil não há!

Esta manha quando vinha a conduzir em direcção ao meu local de trabalho, com a cabeça a pensar em mil e uma coisa " olha que bom amanha é feriado! Talvez façamos ponte.... Isso faz 5ª, 6ª, Sábado e Domingo :) Vai ser um fim de semana e pêras... Devia fazer um almoço em familia de despedida, os meninos regressam para o Canadá 6ª feira :( Este fim de semana que promete, não fosse esta tosse! E se..." . Não sei se acontece o mesmo convosco mas ás vezes os pensamentos são tantos e tão intensos que chego ao trabalho sem sequer dar por isso. Mas hoje aconteceu algo irreal que apagou por completo tudo em que estava a pensar! Reduzi a velocidade do carro para aproveitar um pouco mais... Trabalho numa zona industrial onde as ruas são todas paralelas e perpendiculares umas as outras, todos monotonamente cinzentas. Na 1ª recta o cenário industrial e frio das fábricas contrastava com um belo presente que a natureza nos oferecia. Vou tentar explicar-vos por palavras o que vi e senti (se é que vou conseguir). Lá no cimo um sol radiante dando os bons dias a todos os trabalhadores, acariciando todos e cada um com os seus raios. Mas esses raios eram filtrados... Pois a meia altura um nevoeiro muito levezinho e semi-transparente lembrando um véu fino e delicado cobria tudo. Dava a sensação de ser um bolha de ar com pó talco leve e perfumado. A luz do sol já só por si tão bela era naquele momento ainda mais magnificente e pura! Parecia um sonho, algo irreal - simplesmente fantástico! Penso que até nos meus mais belos sonhos seria incapaz de sonhar com algo tão perfeito. Se o paraíso existe, este deve ser o seu amanhecer! Esqueci-me por completo que estava numa zona industrial tão frequentemente gelica! Não sei o que me reserva o resto do dia mas só por isto o meu dia tornou-se de repente mágico. Acreditem que constipada, com tosse e uma leve dor de cabeça pensei que essa tarefa iria ser bem mais difícil. Portanto hoje para não estragar a magia vou deixar uma receita bem simples mas deliciosa. Não é nas coisas mais simples que se vê a verdadeira beleza das coisas?!...
Temos uma macieirinha muito novinha que deu este ano muitas maças pequeninas mas muito amarelinhas e doces. Resolvi fazer uma tarte deliciosa para que a pequena árvore ficasse orgulhosa do seus primeiros frutos.
Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket

Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket

Depois de apanharem as maçazitas (umas 12 ou 15 para mim) temos que ir á despensa ver se temos:
- açúcar amarelo q.b.
- pitada de canela
- 100 g. de manteiga
- massa folhada de compra
Descascar as maças e cortar aos cubinhos. Levar a manteiga ao lume numa panelinha e adicionar o açúcar a gosto. Aguardar uns segundinhos até que fique derretido. Acrescentar as maças. Ir mexendo para que fiquem macias e lourinhas mas sem se desfaçam. Polvilhar de canela. Entretanto colocar a massa folhada numa tarteira e picar o fundo com um garfo. Deitar as maças prontas em cima da massa folhada e levar ao forno até que a massa folhada fique lourinha e fofa. Servir morno.
Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket
(antes de ir ao forno)
Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket
(depois de sair do forno)
Apreciação: Esta tarte embora fácil de ser feita fica deliciosa. A maça macia e saborosa com o estaladiço da massa folhada fica divinal. Experimentem!
Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket
Fonte: a minha imaginação ;)
Desejo a todos um feliz feriado, feliz Hallowen! E um excelente fim de semana para quem fizer ponte como eu ;) Até 2ª feira! Beijinhosssssss
Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket

terça-feira, 30 de outubro de 2007

Bolo de chocolate com recheio de côco

Não sei vocês mas eu detesto esta mudança de hora de inverno grrrrr :( Bem sei que é muito agradável sair uma hora mais tarde de casa, poder estar mais um pouquinho na cama. Mas preferia não ter esses pequenos prazeres para não ter a tristeza de chegar noite cerrada a casa. Então para os miúdos que vem da escola :( Agora sim sentimos que chegou o inverno! Embora o bom tempo teime em continuar :) Hoje por exemplo o meu amigo sol está mais bonito do que nunca. Entende o seus raios luminosos por um céu azul sem limite. Banha a natureza duma luz límpida e brilhante digna do mais puro diamante. Não fosse por um ventinho impertinente, muito frio podia muito bem ser o cenário dum belo dia de verão. A chuva continua desaparecida... Vamos aproveitar enquanto dura ;) Quanto á hora de inverno... Se não a podes vencer, junta-te a ela! Portanto vamos aproveitar bem as manhas luminosas e cheias de sol e vamos recolher-nos mais cedo aproveitando o conforto das nossas casinhas, a companhia da nossa família e amigos! Venham os lanchinhos ajantarados e jantarinhos saborosos e alegres. Enquanto isso a hora de verão vai preparar-se para regressar cheia de energia e dias longos! Para esses momentos de convívio saudável deixo-vos esta sugestão - um bolo muito, muito saboroso: bolo de chocolate com recheio de côco:
Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket
Para esta delicia vamos precisar:
Para a base:
- 175 g de farinha;
- 125 g de margarina ou manteiga amolecida;
- 125 de açúcar;
- 6 colheres (sopa) leite;
- 3 ovos;
- meia carteirinha de açúcar baunilhado;
- 1 colher (sobremesa) fermento;
- 1 colher (sopa) de cacau (como não tinha cacau deitei 3 colheres sopa Nesquick)
Para o recheio:
- 100 g de coco ralado;
- 100 g açúcar;
- meio pacote de açúcar baunilhado;
- 1 clara de ovo;
- 1/2 colher (sopa) de fécula ou de maízena;
- 2,5 colheres (sopa) de natas.
Comecemos pela base: Bater a manteiga e o açúcar. Juntar as gemas, uma a uma. Adicionar o açúcar baunilhado. E finalmente a farinha, o fermento, o leite e o cacau. Envolver muito bem. Bater as claras em castelo e incorporar delicadamente a massa.
Agora o recheio: Bater a clara em castelo e juntar os restantes ingredientes.
Deitar metade do preparado da base, por cima colocar o recheio de coco e cobrir com a restante quantidade do recheio de coco.

Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket
Apreciação: A minha amiginha Fátima comparou este bolo aos chocolates Buonty, a comparação não poderia ter sido melhor, é isso mesmo. Um bolo muito fofinho e macio com um recheio muito húmido e saboroso. É um bolo excelente que tenho feito vezes sem conta sempre com o mesmo sucesso.
Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket
Fonte: Mais uma receitinha de grande sucesso do blog da minha amiga Fátima, alias como todos que tenho feito de lá. Muito obrigada amiga! Também vi este bolinho no blog da Ddarzinha com um aspecto delicioso. Beijinhos ás duas meninas.

segunda-feira, 29 de outubro de 2007

Pensando bem...

Costumo dizer que até as coisas menos boas tem sempre alguma coisa positiva. Acabei de receber esta mensagem enviada pelo meu amigo Joaquim. Achei tão bonita que resolvi partilhar com vocês :) Pensando bem....
Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket
O que é de facto significativo?
- O filho que muitas vezes não limpa o quarto e está a ver televisão?
Significa que está em casa!
- A desordem que tenho que limpar depois de uma festa?
Significa que estivemos rodeados de familiares e amigos!
- As roupas que me estão apertadas?
Significa que tenho mais do que o suficiente para comer!
- O trabalho que tenho a limpar a casa?
Significa que a tenho!
- As queixas que escuto acerca do governo?
Significa que tenho liberdade de expressão!
- Não encontro estacionamento?
Significa que tenho carro!
- Os gritos das crianças?
Significa que posso ouvir!
- O cansaço no final do dia?
Significa que posso trabalhar (eu diria mais e que tenho trabalho)!
O despertador que me acorda todas as manhãs?
Significa que estou vivo!
Finalmente pela quantidade de mensagens que recebo - significa que tenho amigos a pensar em mim.
QUANDO PENSARES QUE A VIDA TE CORRE MAL LÊ OUTRA VEZ ESTA MENSAGEM!!!!

Descida do Rio Douro

Depois de 3 dias de "suposto" descanso, cá estou eu cheia de... segunda feira de manha pfffffffff lá recomeçamos tudo de novo :( Mas nada de desânimos, alegrem-se pois dentro de 3 diazinhas apenas temos um feriadito! Yuppiiiii!
Voltando ao meu longoooo fim de semana :) Tal como vos tinha dito 6ª feira fui com os meus sobrinhos fazer um cruzeiro pelo rio Douro. Foi um dia muito especial que fez esquecer a rotina. O dia estava fresquinho mas nem isso chegou para serenar a nossa alegria. Ainda não eram 10 horas quando o barco iniciou a viagem. Querem vir connosco? Então entrem na "Princesa do Douro"
Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket
Instalem-se bem vamos arrancar. Os motores já estão ligados. Desatem as amaras, que comece a viagem até á Régua! Boa viagem!
Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket
Apreciem bem a paisagem e as obras de arte pois vale a pena!
Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket
Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket
A paisagem vista pelo lado rio é diferente. Não sei se saberei explicar mas o Rio faz um género de espelho que reflecte a paisagem e a torna mais brilhante e irreal. Vejam se entendem o que digo
Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket
O meu sobrinho neto o pequeno T procurava dos golfinhos, os mesmos que tinha visto no jardim zoológico hihihihi
- Ó tia não vejo os golfinhos, foram á escolinha?
- Foram pois!
- Depois eles vem ver o T
- Acho que não depois vão para casa lanchar e descansar um pouquinho...
- Vão para a mama deles é?
- Isso mesmo
- E as baleias?...
Hihihiihihihihihi e as perguntas continuaram ;)
Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket
Ao meio dia em ponto o almoço foi servido:

Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket

Sentem confortavelmente e aproveitem a paisagem enquanto almoçam...
Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket
Uma sopinha de legumes bem quentinha
Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket
Lombo de porco e batatinhas assadas no forno, arroz seco e legumes salteados
Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket
De sobremesa bolo de chocolate
Uma das experiências mais marcantes é sem duvida a subida das águas nas barragens.A de Crestuma/Lever com 14 metros, mas mais impressionante ainda a de Carrapatelo de 35 metros!
Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket
(Lever)
Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket
(Carrapatelo)
Não pensem que é assustador. A agua vai subindo lentamente galgando a diferença dos dois niveis até que por magia se consegue ver o outro lado da barreira. Uma experiencia muito engraçada. Sabiam por exemplo que o desnivel da barragem de Carrapatelo é o maior da Europa. Não sabiam?! Eu também não hihihihi.
Chegando perto da Régua a paisagem muda e torna-se ainda mais fantástica. A vista de algumas quintas suspensas no ar é magnifica.

Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket

Os socalcos onde as vinhas se erguem orgulhosamente parece irreal .

Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket

É impressionante e arrepiante pensar que tudo aquilo é trabalhado pelo braço forte do agricultor sem ajudas de máquinas. Transformam o suor, a força, a terra e o fruto da vinha num vinho digno de ser o néctar dos deuses. Quem não conhece o vinho do Porto e o calor que transmite desde o primeiro gole...
Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket
Conhecem este homem?!
Passava pouco das 16h quando a nossa viagem de barco chegou ao fim. O regresso foi feito de comboio. 1º neste... depois num maiorzinho claro :)
Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket
Foi muito interessante também mas nada que se compare a viagem de barco. Recomendo vivamente este cruzeiro pelas águas do rio Douro - é uma experiencia única! Antes de terminar não poderia deixar de agradecer aos meus sobrinhos lindos pela oportunidade e pela companhia fantástica. Obrigada, muito obrigada meninos, gosto muito, muito de vós! Pequeno T, os golfinhos agora foram dormir para a casinha deles com a mama deles está bem! Muitos, muitos beijinhos para os 3!
Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket

quinta-feira, 25 de outubro de 2007

A melhor prenda que poderia ter recebido!

Antes de ir para o MEU fim de semana PROLONGADO (hihihhihihi) não poderia deixar de partilhar com todos o lindo presente que recebemos dos filhotes pelo nosso aniversário de casamente. Uma tela com um belo anjinho. Sabem o quanto adoro anjos. Só por ter vindo dos filhotes e por ser um anjo já teria adorado mas... E se vos dissesse que esta tela foi feita por uma grande artista... Para mim a maior! Sim façam rufar os tambores, toquem as trompetas " Senhores e senhoras, meninos e meninas, abram alas e deixem entrar a artista: A ANA, a maior e mais linda também pois claro está!" Não sabiam que tinha uma artista em casa?! Nem eu! Sabia que era muito habilidosa, tem feito bijutaria muito original e trabalha muito bem o feltro mas tanto, tanto! Saí a mãe hihihihi Até podem ficar com um pouquinho de inveja que eu deixo hihihihi. Pensam que estou a exagerar?! Eu bem sei que sou sempre muito entusiasmada com tudo mas quando até o marido ficou espantado... Mas vejam, vejam e digam lá que não está um obra prima:
Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket


Mais uma

Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket

Muito obrigados filhotes! Vou dizer mais uma vez mas Ana já sabes ADORAMOS a tua obra de arte! PARABÈNS!!!!! Já está lá em casa bem a vista para que ninguém a deixe de ver!
Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket


Beijinhoooooooooos filhotes!

Pudim fofo

Ontem para comemorar o nosso aniversário de casamento fomos jantar fora. Só nós os 4. Soube tão bem! Já há algum tempo que não o fazíamos. O maridão gosta mais de comer no conforto e intimidade na nossa casinha. Eu pelo contrário adoro fazê-lo e os filhotes também! Foi uma refeição muito alegre e agradável com muita converseta e brincadeira á mistura. Mas outra coisa não era de se esperar, com dois adolescentes cheios de vida e energia e dois "velhotes"orgulhosos de os ter e felizes por poderem estar juntos, que mais se poderia esperar. O restaurante ajudou. Não havia luxos, era tudo muito simples e genuíno. A comida era o espelho disso mesmo. Tudo muito "á antiga". Gostamos muito. Mas reservamos a sobremesa para festejarmos na intimidade do nosso lar. Em casa a filhota tinha feito o bolinho de noz (já postei a receita) para festejarmos. A minha sobrinha fez uma cobertura deliciosa. Fotos há mas .... vou fazer-vos sofrer um pouquinho mais e só para a semana é que as postarei. Até porque amanha vou passear! Aposto que já estão com uma pontinha de inveja heinnnnnn!!!! Hihihihi Vou com os meus sobrinhos Tita e Nuno fazer a descida do rio Douro. Vai ser um dia e tanto mas depois conto-vos tudo. Mas voltando a nossa noite, foi uma noite muito agradável e doce a exemplo do que tem sido estes 20 anos. Nem o tempo cinzento (que continua infelizmente) nos desanimou e para continuar com o espírito alegre e cheio de vida hoje vou postar a receita dum pudim que resplandece luz, parece um belo e dourado sol com um buraco no meio hihihihihi Vejam:
Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket
Para este sol para além de sorrisos vamos precisar de:
- 1 litro de leite (uso meio gordo)
- 2 pacotinhos de pudim Mandarim
- 4 ovos
- 10 a 12 colheres de sopa de açúcar
- 1/2 cálice de vinho do Porto (facultativo)
- caramelo q.b.
Bater as claras em castelo com uma pitadinha de sal. Levar o leite ao lume, retirando um pouquinho. Bater as gemas com o açúcar até obter uma mistura esbranquiçada, volumosa e fofa. Juntar os pudins Mandarins, o vinho do Porto e o leite que reservou. Adicionar esta mistura ao leite quente e levar novamente ao lume até ferver. Deixar ferver uns 2 minutinhos. Retirar do lume. Deixar arrefecer ligeiramente. Juntar as claras e mexer muito bem. Eu faço-o com a batedeira eléctrica. Para além de ser mais fácil, não deixa cozer as claras. Deitar numa forma previamente caramelizada e levar ao frigorífico para que solidifique. Depois é só deliciar-se!

Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket

Apreciação: Eu adoro este pudim. É leve e muito saboroso. Derrete na boca. Faz lembrar um molotov amarelinho. Hummmmmmm tão mas tão bom!
Fonte: Esta receita é mais uma retirada do fórum dos Petiscos e é da Mariazita, uma menina muito simpática, beijinhos Mariazita; Mas também se encontra no verso de todas as embalagens dos pudins Mandarim.
Então desejo a todos um fim de semana cheio de sol. Se não for fisico que seja virtual, no corações de todos. O meu começa espectacularmente bem :) Vá não fiquem tristes, prometo contar vos tudo nasegunda feira ;) Beijinhossssss Smackkkkkkkk!

Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket

quarta-feira, 24 de outubro de 2007

Foi há 20 anos...

Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket


Curiosamente também choveu nesse dia logo de manhazinha mas nem isso chegou para atenuar a minha alegria, até porque a meio da manha já estava um solinho lindo - o meu amiguinho não me ia deixar ficar mal. Era um dia muito importante para mim! Ia casar-me com o homem que amava e que queria que fosse o pai dos meus filhos. Era um homem que tinha sido feito para mim: honesto, bondoso, com um coração de ouro era ele que me tinha dado colo quando me senti só, desamparada, desorientada, era ele que soube trazer-me á tona quando pensei que me afogava num tumulto de emoções, era ele o meu ombro amigo onde podia chorar, era o meu porto seguro, o meu abrigo, com ele sentia-me segura e livre de qualquer perigo. Sim era ele que queria para dividir a minha vida que, com tão poucos anos, me tinha trazido tantos dissabores. Queria com a sua ajuda virar aquela página na minha vida e juntos fazermos a família com que sempre sonhara. É verdade que não ia ser a cerimónia dos meus sonhos pois éramos pouco mais de meia dúzia e partíamos no dia seguinte para o Canada não em lua de mel (infelizmente) mas isso não era importante. O importante eramos nós e todos os planos que tínhamos para nós. Lembro-me que me sentia a mais linda das noivas! E queria que aquele dia fosse inesquecível para ambos. E foi. Casamos á beira mar... ainda hoje o mar tem um grande significado para nós. E fomos felizes, muito felizes! Passados 20 anos a vida foi muito boa connosco. Brindou-nos com 2 filhos lindos - temos a família com que sempre sonhei! Passamos por momentos muito difíceis, por muitas provas mas só fez com que a nossa relação crescesse e se desenvolve-se mais e mais.Tanto que hoje não consigo imaginar a minha vida sem ele. É o meu marido mas sobretudo amigo, companheiro, amante, o meu grande AMOR. Sim hoje é um dia muito especial para mim, para nós. Marido, eu a... As palavras que faltam aqui ficam, se não se importam, para o recato da nossa privacidade ;) Hoje festejamos as bodas de cristal :) Obrigada marido!

Digam lá se não estávamos todos janotas?

Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket

"Ligeiramente" mais velha mas muito mais madura, hoje digo com toda a segurança - estes são apenas os 1ºs vinte de muitos outros que hão de vir. O meu filho quando era pequenino um dia disse-me mãe tendes que viver muitooooo pois tendes que me ajudar a criar os meus filhos :) Portanto ainda temos muito a cumprir... juntos!

Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket



Sopinha cremosa de ervilhas e bacon

Eu não disse ontem que as senhoras nuvens fizeram caras de más... Hoje ainda foi pior :( De nada adiantou o meu ultimo pensamento ontem antes de adormecer ter sido para o meu amiginho sol para que enviasse um dia lindo já que hoje é uma dia muito especial para mim (conto-vos já, já tudo)... Acordei com um ping, ping nada encorajador. "ping, ping acorda! Ping, ping são horas! Ping, ping sua ganda preguiçosa! Ping, ping sim somos nós "as grossas gotas de chuva friaaaaaaaaa"!!!" Bem cobri a cabeça com o edredão...

- De nada te vai adiantar! ping, ping...

- Aí é?! Mas por acaso pensam que eu tenho medo dumas pinguitas de chuva? olhem só para mim! Já estou de pé e cheiinhaaaaa de coragem!

- E de nós? - trovejaram as senhoras nuvens

- Bem... Bom dia para vocês também Sra nuvens... Meninos - chamei pelos filhotes- agasalhem-se bem está... a chover! Sniffff.

É bem verdade que a chuva tem a sua magia (Sra nuvens reparem como me estou a portar bem :) ) Parece orvalho mas em mais abundância ( Estou a piorar não estou?! snif) Que bom que é quando a chuva cai ao domingo e podemos ficar em casa... (está muito pior?!snifffffff) Desisto! Vamos a receitinha de hoje muito quentinha colorida e saborosa como um belo dia de.... Ping, ping, ping, ping, pingggggg - Senhoras nuvens não acabei... de chuva grrrrr! Então cá está a nossa sopinha cremosa de ervilhas e bacon ...


Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket


Vamos ás compras nõ se esqueçam dos guarda-chuvas:

- 1 lata grande de ervilhas ou o equivalente em congeladas ou frescas

- 125 g. de bacon magro inteiro

- 1 cenoura

- 1 cebola

- Azeite q.b

- 2 dl. de natas (eu substitui por 1 dl de leite)

- 2 gemas (deitei uma)

- 2 fatias de pão de forma

Fazer um refogado com a cebola e o azeite. Juntar o bacon inteiro e deixar alourar mas não muito. Deitar as ervilhas, a cenoura cortada ás rodelas finas e 3 dl de água. Tapar e deixar cozer até ficar tudo macio. Retirar a panela do lume, tirar o bacon e triturar. Eu faço isso no copo liquificador. Fica muito mais cremosa mas também o podem fazer com a varinha mágica. Levar novamente ao lume e deixar ferver. Num recipiente á parte envolver as natas com a gemas para mim o leite com a gema. Juntar uma concha de sopa mexendo bem, depois juntar esta mistura á restante sopa. Levar novamente ao lume mas só para aquecer. Retirar a pele do bacon e cortar ao cubinhos pequenos. Numa frigideira fritar o pão de forma previamente cortado aos cubinhos num fiozinho de azeite até ficar lourinho. Misturar o quadradinhos de bacon ao pão. Distribuir pelo creme que entretanto colocou em tigelinhas ou pratos de sopa. Servir bem quente. Hummm aquece o corpo e a alma!



Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket


Apreciação: Este creme faz grande sucesso lá por casa, todos gostamos muito. É aveludado, o bacon e pão dão-lhe um toque estaladiço muito agradável. Querem provar?
Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket
Fonte: Teleculinária Gold dos 30 anos - uma preciosidade!





terça-feira, 23 de outubro de 2007

Bolo de noz e caramelo - convite do Joaquim!

Pffffffffffff nem queiram saber hoje foi dos dias em que acordei e me enfiei ainda mais debaixo do edredão... O meu amiguinho sol nem um raiozinho de sol me enviou para me dar o bom dia... Pelo contrário as senhoras nuvens bem espessas e pesadas é que ficaram a olhar para mim com cara de poucos amigos. Ainda esbocei um sorriso tímido mas de nada adiantou. Fiquei quietinha senão ainda eram bem capazes de me enviar as sua temerosas gotas grossas de chuva fria brrrrrrr. Então para aquecer a alma e o coração hoje vou falar-vos de amizade! Todos nós temos muitos conhecidos uns mais simpáticos do que os outros mas todos eles fazem parte da nossa existência. Mas amigos, amigos quantos temos realmente? Daqueles que não precisam dizer nada para sabermos que estão ao nosso lado, daqueles que estão connosco sempre - tanto nos bons mas sobretudo nos maus momentos, daqueles com quem sabemos que podemos contar sempre, daqueles que tem a frontalidade de dizer não quando todos dizem que sim e dizer sim quando todos dizem que não... Sabem de quem estou a falar não sabem?! Sim esses que se contam com poucos dedos duma mão só. Sinto-me muito feliz por poder dizer que tenho alguns, poucos é verdade mas dos quais muito me orgulho. Hoje vou falar-vos do Joaquim e da Rosa são amigos com A maiúscula. Temos muito em comum e respeitamos as nossas diferenças. Vou falar-vos deles porque domingo passamos parte da tarde juntos. Heis senão quando o Joaquim desabafou. Isto dos blogs é muito giro. Vou visitar alguns frequentemente mas olha estou farto de vos ouvir dizer: Hummm tão bom, estava delicioso, estaladiço, o sabor era divinal... Ver aquelas fotos é uma verdadeira tortura! Olha porque não organizais um encontro para que possamos provar as vossas especialidades?! Hihihiihihi fez-me rir mas pensando bem... Pelo menos este bolo de noz provou e disse-me olha este podes dizer que EU provei e que estava bom! Meninas que me dizem de fazermos um encontro de bloguistas informal para provarmos as delicias umas das outras? Aproveitávamos para podermo-nos conhecer pessoalmente. Joaquim o convite está lançado vamos ver o que dá ;) Regressando ao nosso bolo de noz
Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket
Vamos ver se temos tudo na despensa:
- 250g. de manteiga
- 300g. de açúcar
- 6 ovos
- 300g. farinha
- 1/2 cálice vinho do Porto
- 1 chávena nozes picadas grosseiramente
- ½ chávena caramelo (pode ser de compra ou feito em casa)
- ½ sumo limão


Misturar a manteiga com o açúcar até fica uma massa macia. Adicionar um ovo de cada vez e posteriormente a farinha peneirada com o fermento. Acrescentar as nozes e o vinho do Porto. Barrar uma forma com manteiga e polvilhar com farinha. Vai ao forno 45 a 1 hora. Desenformar ainda quente e verter o caramelo onde se juntou o sumo de limão. Depois... Bem depois chamem os amigos e esperem pelos elogios ;)
Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket
Apreciação:
Este é sem duvida o meu bolo de nozes preferido. Uma bomba calórica eu sei mas tão bommmmm!!! Não sei bem explicar-vos porquê mas sabe-me a natal hihihiihi Tem um sabor tão mas tão delicioso que vos aconselho em ir a correr para a cozinha experimentá-lo. Não é Joaquim?
Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket
Fonte: A minha cunhada Judite deu-me esta receita depois perdeu-a. A minha amiga Isabel comeu este bolo na minha casa e adorou pediu-me a receita, dei-a e logo em seguida perdi-a. Um dia deu-me saudades deste bolo. Telefonei á minha amiga que me informou que por sua vez a tinha perdido. Não tendo outra alternativa fiz outra mas ... decepção nada a ver com esta delicia. A Isabel numa arrumação reencontrou-a e apressou-se em telefonar para me dar a boa nova! Agora prometo que não volto a perdê-la ;) Podíamos ter chamado este bolo - bolo da receita eternamente perdida e achada hihihiihiihihi. Judite agora já não a perdemos :) Beijinhos


Para todos os meus amigos do peito (eles sabem quem são) aquele abraço apertadinho, apertadinho :)
Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket

segunda-feira, 22 de outubro de 2007

Banana á rico

Estamos de volta para mais uma semanita de trabalho. O tempo esse continua tão bom! Apesar do friozinho matinal e ao entardecer que não nos deixa esquecer que estamos no Outono. S. Pedro não me quis desiludir e ofereceu-me um fim de semana cheio de sol e de gotinhas de orvalho hihihihihihi. Apesar de ser 2ª feira não estou cabisbaixa, acreditem! Não sei se é porque tive um fim de semana muito agradável ora entre amigos, ora entre família ou se é porque esta semana vai ser muito especial para mim... Mas sobre isso falo-vos mais tarde ;) Voltando ao fim de semana... Domingo foi dia de almoço familiar em casa da minha sogra. Foi sobretudo uma homenagem aos nossos sobrinhos Tita, Nuno e aos seus dois piolhinhos lindos. Já sei, já sei que estiveram a fazer contas... Ora bem, filhos dos sobrinhos são sobrinhos netos - isso quer dizer que ela é tia avó! Que velhota!!!! Psssttttttt podiam ter sido um pouquinho mais discretos, não?!!!! Tia avó sim! Mas toda janota e orgulhosa e... modesta (bem modesta, modesta talvez... mas só um pouquinho muito pouquinho mesmo) hihihihiihihi. Esta homenagem era bem merecida pois são pessoas de que é difícil não gostar.... Bonitos, alegres, inteligentes, bem dispostos, bem formados, com uma maturidade invejável. São jovens com um J grande . Gosto muito, muito deles e embora não sendo meus sobrinhos de sangue, são dos meus sobrinhos preferidos. Para além disso nutro uma grande admiração por eles porque, apesar da minha sobrinha ter ido com apenas 3 anos para o Canada e o marido ter nascido lá, não escondem a sua origem portuguesa pelo contrário! A maior prova está que o filho mais velho com apenas 3 anos fala português fluentemente e sobretudo correctamente. Até a mais pequenina com os seus 14 meses já canta (á sua maneira) a pintainha põe o ovo e quando faz algo de errada olha e diz tatau! Hihihi :) Realmente são um exemplo a seguir para muitos jovens de origem portuguesa! Parabéns meninos, bem-hajam!!!!! Mas voltando ao nosso almoço... Foi então um almoço cheio de alegria e boa disposição. Entre gargalhadas, muita conversa, palrar e brincadeiras dos mais pequenitos e segredinhos dos adolescentes estávamos juntos de alma e coração pelo simples prazer de podermos estarmos reunidos naquele momento! O almoço confeccionado pela minha sogra e pela minha sobrinha estava delicioso como sempre e constou de lombo e frango assados no forno com batatinhas e arroz de tomate. A parte das sobremesas ficou encarregue a mim e á minha cunhada. Só eram 4... Tão pouquinhas não é.... Então tivemos tarte tatin de pêra e pudim de coco e caramelo da minha cunhada tudo muito bom e com excelente apresentação e eu levei banana á rico (a heroína de hoje) e bolo de noz (esse fica para um próximo post). Ora cá está a banana á rico ( nome bem sugestivo :) )
Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket
Vamos precisar de:
para o doce de banana
- 1 1/2 chávenas de chá de açúcar
- 2 colheres de sopa de água
- 5 bananas grandinhas bem maduras
Para o creme
- 1 lata de leite condensado
- 2 medidas da lata de leite
- 3 gemas
- 2 colheres de sopa de maizena
- umas gotinhas essência baunilha
Para o suspiro
- 3 claras em castelo
- 3 colheres de sopa de açúcar
Começar pelo doce de banana. Levar ao lume o açúcar até fazer um caramelo bem lourinho, acrescentar a agua e depois as bananas cortadas ás rodelas grandes. Deixar cozer um pouco sem tapar até as bananas ficarem macias e bem envolvidas com o caramelo. Reservar. Deitar o leite condensado, o leite, as gemas e a maizena numa panelinha. Bater tudo muito bem e levar ao lume até engrossar. Reservar. Fazer o suspiro batendo bem as claras em castelo. Acrescentar o açúcar aos poucos e continuar a bater até obter um suspiro fofo. Depois é só montar o nosso doce.
O Creme:
Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket
O doce:
Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket
O suspiro:
Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket
Resultado final: 3 camadinhas todas diferentes mas todas muito boas:
Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket
Apreciação:
É um doce de colher daqueles que não se esquecem facilmente e que dá vontade de refazer vezes sem conta :) O creme é aveludado e tem um leve sabor a baunilha. O doce de banana é macio e muito saboroso com aquele gostinho a caramelo. O suspiro é leve e derrete na boca. Os 3 sabores juntos ficam excelentes.
Fonte: Esta receita foi retirada das cozinhas do mundo. Era um blog brasileiro... Mas agora não encontro :( Vou continuar a procurar... Queria sobretudo dar os parabéns á sua autora pois bem merece ;) Se alguém souber deste blog p.f.que me avise :) OBG.

sexta-feira, 19 de outubro de 2007

Pudim de coco e caramelo

Por acaso já repararam que hoje já é 6ª feira! Fico assustada com a velocidade a que o tempo passa! Mas por outro lado... Disse 6ª feira, não foi?!... 6ª feira!!!! Hummm poucas horas nos separaram do fim de semana... É não é!!!! Yes! Yupyyyyyy!!!! Olé, olé, olé, oléeeee!!!! E todas as explosões de alegria que conheçam mais!!!! LALALALALA!!! Ainda por cima com este tempinho tão bom Olé, olé, oléeeeee!... Olha-me esta está sempre a falar do tempo :( Grrrr! Eu sei devem achar me uma grande chata por estar sempre a falar do tempo... O tempo isto, o tempo aquilo... Mas é mais forte do que eu. Este senhor exerce um grande poder sobre o meu humor. Nunca fecho as persianas completamente pois gosto de acordar com o dia, com os 1ºs raios de sol, devagarinhooooo... Se houver sol, levanto-me num pulo com uma super energia. Abro logo as janelas todas. Respiro o ar a plenos pulmões. Apetece-se me fazer tudo e mais alguma coisa! Mas se chover snifff ainda me enfio mais debaixo do edredão ;) Não tenho despertador ou melhor dizendo o meu despertador está dentro do meu subconsciente e funciona sempre muito bem. Mas se ao domingo me deixar estar na preguiça e ao abrir os olhos reparar que está um dia lindo... Bem aí fico pior que uma arara! Sim daquelas que fazem muito barulho e não param quietas! Como posso eu recusar uma oferta tão bela do criador?! Não sei se já repararam mas haverá beleza maior que o despertar da natureza com sol. Reparam na magia das gotinhas de orvalho reflectindo um raio de sol matinal? Do reflexo da luz travessando as folhas das árvores? O manto fofo de orvalho e luz que se levanta devagarinho mais parece um edredão leve de penas, do canto madrugador do galo, do chilrear dos pássaros na figueira ou dumas simples partículas de agua duma teia de aranha com as suas mil cores! Hummmm tudo tão fresquinho, tão simples, tão maravilhosamente natural e belo.... É mágico. Por isso por favor sejam pacientes comigo sim e aturem esta minha fraqueza. 6ª feira, 6ª feira lalalalala com sol lálálálá Para festejar ainda melhor que me dizem dum pudinzito de coco e caramelo da minha amiguinha Fátima. O pudim estava bom sim senhor mas o aspecto podia ser melhor. Não é que me esqueci de o por a cozer em banho Maria pffffff!!!! Deve ser do sol hihihihihi vejam:
Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket

Os ingredientes estão em qualquer cozinha:
- 1 lata de leite condensado
- 1 lata medida de leite
- 2 ovos
- 80 a 100 g de coco ralado
- caramelo (eu usei de compra)
Numa tigela bata o leite concentrado, o leite, as gemas e o coco. Incorpore depois delicadamente as claras batidas em castelo.
Barre uma forma de pudim com caramelo e deite o preparado anterior.
Coze em banho-Maria (não façam como eu :( ) durante cerca de 30 a 35 minutos. Se a parte de cima dourar muito depressa, cubra com uma folha de alumínio. Para ver se está cozido poderá espetar a ponta de uma faca: se sair seca, estará pronto.

Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket

Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket

Apreciação: Este é o tipo de receita que aprecio - ingredientes simples, fácil execução - resultado maravilhoso. Aquela camadinha húmida de pudim com a textura macia de coco é tão boa!
Fonte: Esta foi a 1ª receita que experimentei do site da minha querida amiga Fátima. Vejam aqui. Funcionou tão mas tão bem que me criou dependência ao blog acreditam? Atenção ao perigo!!! Hihihiihihi. Beijinhos Fátima
Upssss já me esquecia - bom fim de semana para todos e todas... se possivel cheio de sol. Já agora percam um segundinho e não esqueçam de ir ver as tais gotinhas de orvalho :)
Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket