sexta-feira, 7 de dezembro de 2007

Iogurte caseiro

6ª feira yuppyyyy. Chove Grrrr. Tenho feira de artesanato e chove! Duplo grrrrrrrrrrrr!!! Mas já é habito todas as feiras de artesanato que organizo a Srª chuva tem que nos vir fazer uma visita. Deve ser daquele tipo de senhoras que adora ir ás compras mas que nunca compra nada, em contrapartida deixa tudo do avesso. Nada a fazer, eu bem a tentei convencer a adiar a sua vinda de alguns diazinhos mas nada a demoveu. E para mostrar que não estava nem um pouco de acordo até veio um dia mais cedo! Mas nada está perdido haja alegria e boa disposição e tudo se de resolver :)
Se há coisas que me lembram a minha infância em França são iogurtes caseiros. A minha mãe fazia-os muitas vezes, sempre naturais. Eram tão faceis de fazer e desapareciam tão rápido que depois já eu e a minha irmã os fazíamos. São sem duvida nenhuma iogurtes muito mais saudáveis pois não tem qualquer tipo de aditivo. Lembrei-me da iogurteira quando navegava pelos blog franceses. Agora fazem-se de vários sabores, com leite de soja, com lavanda, com doces, chocolate, enfim com um sem numero de variações. Hei de experimentar algumas destas versões ;) Perguntei á minha mãe se sabia da máquina, não sabia. O meu marido ao arrumar o nosso sótão lá a descobriu, afinal era eu que a tinha. Fiquei tão entusiasmadae que logo que pude (ontem) resolvi experimentar fazer alguns. Como esta reliquia tem mais de 20 anos, pensei bem se calhar... Não tinha leite gordo (ficam mais solidos) fiz com meio gordo, usei um açúcar delicioso que a minha irmã me costuma trazer de França e não é que ficaram muito bons vejam:
Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket
Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket
- Meço pelos copinho o leite necessário - 7 copinhos de leite gordo (usei meio gordo)
- 1 iogurte expresso de comercio
- 5 colheres sopa de açúcar vergeoise mas pode ser amarelo ou outro a gosto
- 5 colheres chá de leite em pó
O açúcar de que vos falo:
Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket
Juntar todos os ingredientes e mexer bem com uma vara de arames. Deitar nos copinhos de iogurtes e coloca-los na máquina. Ligar e esperar. Costumo fazer á noite assim não os fico a rondar todos os 5 minutos hihihihihi
Acabadinhos de fazer
Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket
Apreciação: É um iogurte aveludado com um sabor delicioso. E quanto a mim o melhor de tudo é que não é acido como alguns do mercado. Querem provar?
Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket
Fonte: A ideia do açúcar e do leite em pó tirei-a daqui
Desejo a todos um excelente fim de semana (mesmo que chova). Beijinhos Smackkkkkkk

8 comentários:

risonha disse...

eu há tempos vi no blog da romy os iogurtes e fui desencantar a minha iogurteira que há montes de anos que não a usava. os iogurtes caseiros são bons sim senhor...

Nani disse...

Eu adoro iogurtes caseiros, sempre faço realmente são muito bons.
E quanto ao problema do blog eu estou torcendo pra eles arrumarem logo, nada melhor que ler em nossa língua natal.
Beijos

m@ria...m@rie...m@ry disse...

nunca provei iogurtes caseiros mas tem um aspecto tão bom! e realmente tens razao devem ser muito mais saborosos........ e apetitosos :DDD


beijinho!!!

anna disse...

A minha mãe fazia uns iogurtes caseiros deliciosos, o meu irmão e eu mal podiamos esperar que ficassem prontos...
Obrigada por mos teres feito recordar. O pior é que não sei da iogurteira, estará na arrecedação?!
Beijokas, Nanda.

Filipa disse...

Anda tudo à procura da iogurteira :-) eu encontrei a minha no outro dia mas não me consegui lembrar da receita, a publicação desta receita aqui no seu blog foi uma grande ajuda obrigado :-)
Vou fazer!! ehehe!
Beijinhos e adorei conhecer o seu cantinho

belinha disse...

Aqui vai 1 postalinho numa versão diferente.
Ola Nandinha e familia,
Espero que o vosso Natal seja como a Nanda é: cheio de alegria, paz e disponiblidade. Se assim for aliado a toda a Saúde que vos desejo estou certa que este Natal e o próximo ano será cheio de tudo de bom.

Anónimo disse...

Comprei recentemente uma iogurteira e andava à procura de receitas de iogurtes quando dei com esta. Experimentei e todos adoraram cá em casa. Parabéns pelo blog...já vi umas quantas receitas que vou experimentar de certeza.

Beijinhos

Unknown disse...

Olá Nanda
Sou a cris de viseu, tenho visitado o seu site muitas vezes
adoro tudo
obrigado por todas as sugestões magnificas.
Agora gostaria que me informasse se quando se metem os igurtes na iogurteira para cozer, se se põem com ou sem tampa.
Espero resposta obrigado
o meu email
cmpll@hotmail.com