segunda-feira, 10 de dezembro de 2007

Galette des rois

Depois dum fim de semana trabalhoso e do resultado da feira de artesanato ter sido bof, bof ... Aqui estou eu para mais uma semanita de trabalho. Temos um sol lindo! O que só por si já vale a pena ter acordado e ter vindo trabalhar mesmo que seja 2ª feira. Até parece que é o pressagio do inicio de uma excelente semana. Vamos ver o que o destino nos reserva! Voltando á feira de artesanato, o saldo final da feira no entanto é positivo por 2 motivos:
- 1º pela ajuda que duas amigas com "A" grande me deram: a Fátima e a Isabel. Adorei trabalhar a 6 mãos. É divertido, envolvente e muito simpático. O único senão foi mesmo que me distraio imenso com a conversa. Perdoem-me amigas já sabem a fala barato que sou :( O resultado foram bolinhos e salgadinhos espectaculares. Ainda por cima foram 2 clientes muito generosas :) Digam lá se não sou uma pessoa muito sortuda por ter amigas destas ?! :)
- 2º o convívio com as outras artesãs. São pessoas muito criativas com quem tenho muito a aprender. Jovens, simpáticas e muito habilidosas que melhor companhia se pode pedir para um fim de semana?! :)
Deixo aqui uma foto de parte da minha banquinha (falta a dos petiscos).

Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket

Nesta altura estamos todos atarefados com os preparativos de natal. La em casa estamos na fase dos postais. Temos muitos a escrever. Melhor dizendo eu escrevo e a restante crew assina e quando muito anota 2 palavrinhas carinhosas. Mas é uma tarefa que me agrada especialmente pois estamos todos reunidos á mesa numa confusão de postais, envelopes e selos... Temos que ter o cuidado de não esquecer ninguém claro. Uma árdua tarefa e sempre feita á pressão - depressa senão ainda corremos o risco que não cheguem lá a tempo do natal. Vá la despachem-se... Mas acho que todos sabem o que isso é, não fossemos nós uma família tipicamente portuguesa. Como diria o meu filho - trabalhamos bem é sobre pressão, senão as coisas não saem hihihihihihhi. E depois o bom de escrever postais é que sabemos que vamos receber alguns também. E digam lá se não é tão agradável receber correio que não sejam facturas. Vejo já muitos sorrisos nos vossos rostos. Então do que estão á espera? Toca a pegar em canetas e postais e escrever aqueles familiares, amigos que estão longe, não custa nada, vá lá! :)

Hoje vou deixar a receita da Galette des rois - bolo equivalente ao nosso bolo rei em França. Mas antes queria deixar aqui um desafio... Qual vai ser a vossa ementa para a noite de consoada. Quero saber tudinho. Vou esperar pelas vossas sugestões. Voltando á nossa galette... Esta é a famosa Galette des Rois Francesa. Para alem de ter uma óptima apresentação é uma verdadeira delicia. Uma boa sugestão agora para o Natal.
Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket
Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket
Vamos precisar de:
-2 massas folhadas de compra
-125 gr. de açúcar
-125 gr. de amêndoa ralada
-125 gr. de manteiga
-2 ovos
-1 gema
Aquecer o forno a 220º. Trabalhar a manteiga amolecida com o açúcar. Juntar a amêndoa e os ovos e mexer bem até ficar uma massa homogénea. Colocar uma das massas folhadas numa forma a tarte e furar com a ajuda dum garfo. Entretanto colocar a mistura da amêndoa na massa folhada. Põem-se a segunda massa folhada por cima da primeira soldando as beiras das duas com a ajuda dum garfo ou pincelar as beiras da massa com água e rebater as beiradas por baixo da 1ª massa folhada. Pincelar com a gema. Com uma faca bem afiada desenhar uns riscos fazendo o desenho dum gradeamento. Vai ao forno até a massa ficar bem lourinha.
Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket
Apreciação: O estaladiço da massa folhada com o sabor da amêndoa casa lindamente e faz um conjunto difícil de se resistir.
Fonte: Receita dada pela minha irmã Olivia. Obrigada mana!

7 comentários:

Filipa disse...

Não pude deixar de sorrir ao ler o que escreveu :-) Também tenho família em frança e por acaso também se chama Olívia uma dessas pessoas que lá está :-)
Postais também escrevo todos os anos, especialmente para a família que está em frança.
Adorei a receita deste bolo rei françês!
O desafio que nos colocou também é muito bom... Na minha mesa de natal não vão faltar os doces concerteza, cujas fotos e receitas postarei mais tarde no meu blog.
Vou adicionar o seu link no meu blog para ser mais rápido vir visitá-la :-)
Beijinhos

DocesCozinhados disse...

Essa Galette des rois deve ser uma tentação!!! Vou ver se faço mas ... não no Natal (não vou estar em casa e por isso não vou fazer ementa) mas para a passagem de ano ... me aguardem! Bjs

Smas disse...

Já há muito que não escrevo postais, tirando aqueles por trabalho que só assino...
A ementa para o Natal ainda está a ser escolhida, mas adorei este bolinho rei francês e quem sabe o vou incluir...
Bjs

Anónimo disse...

querida nanda,tambem adorei ajudar te,nao é a primeira vez,e nao sera a ultima.foi a 1era vez que a fatima esteve connosco e tambem gostei muito,quanto a ti sempre a falar..... e eu?nao falei muito por acaso???
quanto a ementa do natal,acho que vou jantar na tua casapodes ja contar com mais 1 pessoas.......até me matas nao???
estou a brincar,ja sei +- o ke fazer,depois digo.
beijos grandes
canelle-isabel

Anónimo disse...

Que nostalgia...A galette francesa é espectacular e nunca falta na nossa mesa de Natal!
É uma das memórias mais "vivas" da minha infância ( a ânsia da "fava" - bonequinhos tão bonitos e sobretudo a coroa dourada!!).
E quanto às ajudantes, não tens que agradecer...Quem corre por gosto, não cansa...
Bjos

risonha disse...

que maravilha nanda... e é mesmo muito fácil de fazer. uma boa ideia para a mesa de natal

Anónimo disse...

Olá!!! e bom ano novo!!
Não resisti á receita e inclui na ementa de natal. Aprovada por todos.Obrigada
Rita