terça-feira, 4 de dezembro de 2007

Bolo zebrado

O ensino, nestes últimos anos, tem vindo a alterar-se. Uns dizem para melhor outros para pior. Sou uma mãe muito presente na vida escolar dos meus filhos. Fui membro e depois presidente duma associação de pais dum agrupamento. Por isso tive o privilegio de conhecer o sistema como parte integrante do mesmo. Claro que, como em todas as profissões bons e maus profissionais. Mas fiquei muito admirada pela maneira como cada aluno era acompanhado individualmente. Pensei que no secundário ia ser completamente diferente mas não pelo contrario a atenção continuo de igual maneira. O meu filho por exemplo tem uma directora de turma absolutamente admirável. Posso dizer com toda a certeza que é uma segunda mãe para cada um deles. Temos o seu contacto telefónico pessoal. Podemos ligar em qualquer dia e hora somos sempre atendidos com uma simpatia contagiante. Ela própria tem o cuidado de telefonar aos encarregados de educação(do seu próprio telefone) uma vez por período para os informar sobre a situação dos seus educandos. É exigente mas terna e doce ao mesmo tempo. Os alunos temem-a e adoram-a ao mesmo tempo. É uma mulher com contornos de anjo que nos ajuda nesta árdua tarefa que é preparar os nossos para uma sociedade cada vez mais competitiva. Agradeço ao destino por a ter colocado nas nossas vidas mas sobretudo na vida dos nossos filhos. Esta é sem duvida uma daquelas professoras que nos marcam para o resto da vida. Obrigada professora Oliva por existir!
Hoje sugiro um bolinho delicioso com uma excelente apresentação ora vejam:
Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket

Temos tudo na dispensa?
- 3 ovos
- 150 g de açúcar
- 190 g de farinha
- 62 ml de óleo
- 62 ml de leite
- 2 c. sobremesa fermento
- 2 c. sopa de chocolate em pó (deitei nesquick)
- 1 c. café de baunilha liquida

Separar as claras das gemas. Bater as claras em castelo, juntar metade do açúcar. Reservar. Bater as gemas com o restante açúcar até que fique uma mistura fofa. Juntar o leite e o óleo. Incorporar a farinha com o fermento peneirados. Adicionar as claras delicadamente. Dividir a massa em duas partes. Numa das parte juntar a baunilha, na outra o chocolate. Barrar com manteiga e polvilhar com farinha uma forma com 22 cm de diâmetro. Verter no centre uma colher de sopa de massa de chocolate, por cima uma de baunilha. Depois alternar ora com uma ora com outra mas sempre a partir do centro até acabar com as mesmas. Vai ao forno cerca de 35 a 40 minutos. Deixar mais 5 minutos no forno com ele apagado. Fica assim:
Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket
Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket
Apreciação: Este bolo é o típico bolo mármore mas com uma apresentação ligeiramente diferente. Embora na minha opinião esta massa fique mais leve e húmida do que a habitual. Fica um bolo bastante pequenino. Aconselho a dobrar as doses para quem desejar um bolo mais familiar. Mas não deixem de experimentar pois é delicioso
Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket
Fonte: Retirei esta receita do blog da Mimine. Vejam aqui. Merci Mimine pour cette dèlice!

6 comentários:

Elvira disse...

Que delícia! :-)

Karla Maria disse...

Nanda, esse bolo é uma delícia.
Vi no Rainhas do Lar, uma dica que a Anna mandou, porém preferi usar uma receita minha e ficou muito bom.
O seu tá lindo.
Beijo

kini disse...

Delícia de bolo e que lindo que ficou!!!!!
Parabéns.
Bjs

Carla disse...

Nanda que maravilha! Também sou visitante assídua do blogue da Mimine, ela tem lá coisas deliciosas!

bjs boa semana!

risonha disse...

está realmente lindo... parabéns nanda.
a minha filha foi este ano para o 5º ano e ao ler o que escreveste sobre a directora de turma achei que estava a ler sobre a directora de turma da minha filha, pois ela também teve uma sorte fenomenal, calhou-lhe uma directora de turma 5 estrelas.

Unknown disse...

Parece realmente delicioso...
beijinhos