Mais um doce desta vez uma tarte para adoçar a boca dos meus queridos amiguinhos. Quem não conhece o pastel de nata? E quem não gosta daquele bolinho tão tipicamente português, com ou sem canela, comendo 1º o créme á colher e depois a massa folhada estaladiça ou as trinquinhas para render? E se fosse um em tamanho XL? Já vejo os sorrisos bem abertos dos mais gulosos (eu no meio) hihihihi. Não vos faço sofrer mais aqui o têm:
Não peçam mais aqui vai a receita:
- 1 base de massa folhada de compra
- 500g. de açúcar (eu ponho menos)
- 50 g de farinha
- 2,5 dl de água
- 5 dl de leite
- 2 ovos inteiros
- 6 gemas
- canela q.b.
Forrar uma tarteira com a massa folhada e picar com um garfo. Levar ao lume o açúcar e a água até que o açúcar derreta. Entretanto juntar a farinha, o leite e as gemas e os ovos inteiros. Bater bem até estarem todos bem envolvidos. A este preparado juntar a mistura água/açúcar e levar novamente ao lume mexendo-se sempre até engrossar. Deitar este preparado na massa folhada e levar ao forno até ficar lourinha. Depois de cozida pode-se polvilhar com canela. Aceitam uma fatiazinha?
(nunca sobreponham uns por cima dos outros senão riscam-se a ficar com migalhas de massa folhada como estes na parte de cima ) :(
Apreciação:
Não sendo a receita original dos pasteis de nata (guardada a sete chaves pelos especialistas) é sem dúvida uma óptima receita. É uma das sobremesas preferidas do maridão. De fácil realização contenta todos dos mais pequeninos aos maiorzitos. Recomendo vivamente :)
Fonte: Esta receita foi retirada do fórum dos petiscos e é da minha amiguinha Mónica, uma excelente cozinheira. Obrigada Moniquinha :)
4 comentários:
Nanda,
essa receita é meu sonho de consumo. Amo pastéis de Belém e vou fazer assim que achar uma boa massa folhada por aqui.
Bisbilhotei todo seu blog e fiquei encantada. Tudo lindo, seu artesanato é muito bonito.
Beijo
Nandinha....que aspecto delicioso...
É a minha receita de pastel de nata favorita.
Beijos
Vânia
Eu gostava mesmo era de ter paciência para fazer os pequeninos!!!
Tb faço em tamanho XXL ... mas um dia destes ainda me aventuro!
Claro que está tudo com óptimo aspecto né? Nem poderia ser de outra forma!
Olá, Nanda!
Sou brasileira, moro em São Paulo e sou professora (e pesquisadora)de confeitaria brasileira e portuguesa nos cursos superiores de Gastronomia e de Confeitaria e panificação na Universidade Anhembi Morumbi. Cheguei ao seu blog procurando o sarrabulho doce que acredito ser o ancestral português do nosso chouriço doce.
Fiquei encantada com seu blog! parabéns!
Também sou casada, tenho dois filhos e 54 anos de idade.
Meu site è:www.boacomida.com.br
e meu e-mail é: lucia@boacomida.com.br
Gostaria de manter contato com você!
Um abraço,
Lucia Helena Soares
Enviar um comentário