terça-feira, 25 de setembro de 2007

Duo morango/chocolate

A feirinha acabou. E, apesar de Sábado não ter corrido muito bem, no domingo acabou por correr muito bem. Ontem como ainda estava um pouquito cansada não vim "conversar" com os meus amiguinhos. Mas hoje para compensar vou partilhar com todos vocês uma das minhas sobremesas preferidas - Duo morango/chocolate. Eu sei, eu sei que já não estamos na época desta fruta tão deliciosa mas como agora temos no mercado morangos congelados todo o ano sempre podemos experimentar. Confesso que faço sempre esta receita com morangos biológicos, muito docinhos e saborosos. Costumam ser resultado das nossas plantações mas este ano correu mal e acabamos por ficar sem nenhuns :( Fomos salvos pelos da minha sogra que tinha imensosssss. Não vos faço esperar mais aqui está a delicia:
Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket
Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket
Precisamos:
para a mousse de morangos
- 250 g. de morangos bem madurinhos
- 100 g. de açúcar
- 3 folhas de gelatina
- 3 dl. de natas bem frias
para a mousse de chocolate
- 100 g. de chocolate em tablette
- 35 g. de manteiga
- 4 ovos
- 120 g. de açúcar
Lavar muito bem os morangos inteiros e só depois retirar o pé para evitar que os morangos fiquem com muita água e menos saborosos. Cortar aos pedacinhos, juntar o açúcar e reduzir em puré com a ajuda da varinha mágica. Entretanto demolhar as folhas de gelatina, escorrer e com um pinguinho de água levar ao micro ondas uns segundinhos até ficarem liquidas. Juntar ao puré de morangos e envolver muito bem. Bater as natas bem firmes e incorporar aos morangos. Verter na taça de servir e levar ao frigorífico. Começar a preparar a mousse de chocolate. Partir o chocolate ao pedacinhos, juntar a manteiga e levar ao micro ondas até ficar derretido. Á parte bater as gemas com metade do açúcar até ficar uma mistura fofa, volumosa e esbranquiçada. Juntar o chocolate. Bater as claras em castelo bem firme e adicionar o restante açúcar. Envolver delicadamente as claras ao preparado de chocolate. Verter sobre a mousse de morangos que já deve estar bem firme. Levar novamente ao frigorífico até ao momento de servir. Decorar a gosto com alguns morangos e raspas de chocolate ou pepitas.
Apreciação:
Bem sei que não podemos pensar nas calorias... Mas por outro lado, para além de ficar visualmente muito bonito é uma verdadeira delicia. A leve acidez e o sabor tão caracteristíco do morango combinado maravilhosamente bem com o sabor do chocolate. É divinal, digno de ser um sério candidato a um lugar nas maravilhas do mundo. Hihihihihiihiih Ainda agora estamos de manha e já estou a salivar, será que estarei a ficar doente?
Fonte: desculpem mas não me lembro, sei apenas que vinha numa revista de culinária da minha querida amiga Isabel (Canelle). Beijinhos amiga

8 comentários:

Elvira disse...

Que bela sobremesa! Um pecado autêntico! :-)

Isabel Salvador disse...

k maravilha é mesmo um pecado mortal...bjokas

Migas disse...

Que coisa maravilhosa...e a primeira foto está perfeita! Até dá pena estragar...:o) Adorei!

Mónica disse...

Nandinha,

a apresentação está magnifica! Parabéns...

Beijinhos!

Marizé disse...

Uma obra grandiosa na arte dos sabores!!! Está lindo

laila radice disse...

nanda que delicia1 ficou linda!

anna disse...

Isto é uma tentação ambulante...
A foto, os ingredientes, o sabor imaginado...
Beijokas.

Nanda disse...

Uma tentação mesmo. Obrigadas a todas pelos v/comentário. Agora quando fizerem não se esqueçam de dizer como correu ;)
Beijinhos para todas Smackkkkk
Nanda