quarta-feira, 26 de setembro de 2007

Bolo de massa folhada caramelizada

As manhas e os fins de tarde já estão bastante mais frios, lembrando-nos que chegou o Outono e que o inverno não está longe. E quando pensamos em frio pensamos em comidas mais consistentes. Acabaram-se as saladinhas, os semifrios e mousses fresquinhas. Apetece mais as sopinhas e os bolinhos. Há um bolo que faz as delicias de todos lá em casa: bolo de massa folhada também conhecido como mil folhas, mas este com a particularidade de ser feito com a massa folhada caramelizada que faz toda a diferença. Não tenho nenhuma foto para demonstrar como ficam mas prometo postar uma quando fizer esta delicia novamente. Este bolinho foi o bolinho de comunhão duma menina muito especial - a Carolina. Todos os enfeites tirando o anjinho foram feitos por mim. Ora vejam:

Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket

Nada complicado de fazer:
- 4 folhas de massa folhada (compro no Lidl)
- 8 c. sopa açúcar glace
para o creme de pasteleiro:
- 100 cl. de leite
- 1 vagem de baunilha ou 2 pacotinhos de açúcar baunilhado
- 6 gemas
- 200 g de açúcar
- 90 g de maizena
- vinho do Porto (facultativo)

Levar ao forno (200º) as folhas de massa folhada picadas com um garfo até ficarem lourinhas mas não muito. Retirar do forno e polvilhar imediatamente cada folha com duas colheres de sopa de açúcar glace levar mais uns minutinhos só com o grill ligado (resistência de cima)até ficarem caramelizadas. Reservar até ficarem frias. Fazer o creme de pasteleiro. Levar o leite a ferver com a vagem de baunilha partida a meio a qual se retiraram as grainhas com o bico duma faca. Bater as gemas com a açúcar até que fiquem fofo e esbranquiçado. Acrescentar a maizena e finalmente o leite muito quente mexendo sempre. Levar novamente esta mistura ao lume mexendo bem com a vara de arame até que ganhe a consistência desejada. Retirar a vagem e deixar arrefecer. Costumo bater por uns segundos com o batedor eléctrico quando retiro o creme, fica mais leve. Deitar numa saladeira e deixar arrefecer completamente. Pode-se enriquecer ainda mais o creme pasteleiro com um pouquinho de vinho de Porto. Depois é só fazer a montagem: folha de massa folhada barrar com creme pasteleiro e assim sucessivamente até terminar com massa folhada. Polvilhar com açúcar glace. Hummmmmm depois é só deliciar-se com esta pequena grande maravilha.
Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket

Apreciação:

Mais uma vez não podemos pensar nas calorias... Mas é inesquecível a sensação estaladiça do caramelo e da massa folhada com a maciez e o aveludado do creme pasteleiro. Hummmm digno dos deuses!
Fonte:
um conjunto de ideias tiradas aqui e ali com alguma experiência domestica de pastelaria e muita gulosice deu este resultado final hihihihihihihiih

10 comentários:

risonha disse...

parabéns, o bolo está lindo e deve ter ficado delicioso. trabalho digno de uma verdadeira chef.

Elvira disse...

Mais um doce encantador! :-)

Marizé disse...

Que bolo maravilhoso, os enfeites estão lindos, parabéns

laila radice disse...

que belezura!!!

Isabel Salvador disse...

k verdadeira delicia...parabéns...bjokas

Nanda disse...

Obrigadas meninas pelos v/comentários sempre tão simp´ticos e generosos. Muito, muito obrigada a todas.
Muitos beijinhos. Smackkkkkk

Anónimo disse...

Olá, Nanda!

Peço desculpas pela pergunta estúpida que pretendo lhte fazer, mas é que fiquei interessada em fazer o bolo de massa folhada caramelizada que parece tão apetitoso e não tenho o teu talento, entendo pouco de cozinha. Eu utilizo a massa folhada como ela vem na caixinha? Não precisa faze-la ficar maior?
Desde já agradeço pela atenção.
Tudo de bom para vc.
Taina Souza
taina04_1@hotmail.com

Nanda disse...

Querida Joana
Enviei-te um mail explicando-te tudo direitinho ;)
Boa sorte para o bolinho
Beijinhos
Nanda

Anónimo disse...

Nanda! O Blog esta fantástico e as receitas... Bem, essas dão vontade de ir para casa experimentar tudo! Descobri o teu blog através do "100% açucar" e, tal como vocês, tb sou cá de Viana!!! (estamos aqui a formar uma comunidade de "Vianetas":)) ). Tal como a joana, gostaria muito de experimentar fazer o bolo folhado, mas fiquei com algumas dúvidas... Posso pedir a tua preciosa ajuda? Muito Obrigada! Beijinhos da Tá
taitap@gmail.com

Anónimo disse...

Desculpa, erro no e-mail.
este é o correcto: tazitap@gmail.com
Beijinhos, Tá.