Apesar do solinho magnifico e do céu imensamente azul, não se enganem estamos mesmo no outono! Brrrrrr está frio e o vento parece trazer com ele gelo. São os ingredientes típicos desta época; Mas todos devem estar como eu a espera do habitual verão de S.Martinho que sabe sempre tão mas tão bem =) Entretanto vamos tirando os casacos do armário e os cachecóis. Os edredões postos nas caminhas, os aquecimentos são verificados para estarem a postos, a lenha para as lareiras é recolhida e as colheitas estão praticamente feitas. Sim estamos prontos para receber o inverno. Nas cozinhas também há mudanças. As saladas e os grelhados são postos de lados e são dadas as boas vindas aos pratos mais quentinhos. As sopas voltam em força e que bem que sabem. Por isso legumes em acção e sopa! E como até para a sopa está frio, resolvi agasalhar a nossa com capota... Que quentinha que estava...Quentinha e saborosa =) Vejam:
A minha maneira de fazer creme de legumes mudou desde que frequento o curso. É verdade que a sopa passou a chamar-se Creme parmentier (que chique) e muito mais saborosa.
Então vamos precisar de:
- 3 batatas descascadas e cortadas aos cubinhos
- 3 cenouras descascadas e cortadas ao cubinhos
- 1/2 couve coração cortado em Juliana
- 2 courgettes cortadas aos cubinhos
- 2 alhos francês cortados as rodelas
- azeite q.b.
- caldo de legumes (facultativo)
- sal
As quantidades podem variar segundo o gosto de cada um. O mestre diz que, no entanto, devemos ter sensibilidades para as cores dos legumes que devem estar praticamente equivalentes
Cobrir o fundo da panela com azeite mas sem exagerar. Na escola também juntamos uma quantidade generosa de margarina. Em casa não o faço por obtar mais pela vertente saudável do que saborosa. Quando a gordura estiver quente juntar os legumes e deixar estufar até ficarem translucidos. Juntar agua fervente até cobrir os legumes e o caldo escolhido. Deixar cozer bem. Passar com a varinha mágica e posteriormente passar pelo coador chinês. Rectificar os temperos. Está pronta a ser servida. Poderá ser enriquecida com pedacinhos de pão fritos (croutons), ovos escalfados, legumes como espinafres, feijão verde ou outros... Usem a imaginação. Aqui cobri as tacinhas com massa folhada e levei ao forno até alourar. Ficou divinal.
Vá não façam cerimónias, provem!
Ah pois com massa folhada é melhor!
Apreciação: A sopa é aveludada e macia. Os sabores vários dos legumes com o leve toque de azeite fazem um conjunto harmonioso. A massa folhada dá um toque estaladiço e diferente a uma sopa já só por si deliciosa.
Fonte: a minha escolinha de gastronomia pois então (vejam aqui)
Ah e não se esqueçam dos agasalhos, olhem que as malvadas constipações e gripes andam por aí... Fiquem bem
10 comentários:
Adorei essa sopa com capote, e adorei revelares mais um segredo vou experimentar fazer o "creme" como explicas...olha qt à fritadeira não sei pq o link não abre, mas eu comprei na radio popular. Um grande beijinho e aqui ainda não faz muito frio e eu quero o frio de volta e já !!! manda-me o teu...please..beijinho
Parabéns pelo blog, essa sopinha tá divinal, ;)
Nem me fales do ventoe e do frio... parece que está a cair neve :) Uma sopa resolve bem este frio mas com capota ainda não experimentei. Muito chique ;)
Olá Nanda!!!
Essa sopa é mesmo uma sugestão original e maravilhosa para estes dias, que começam a ficar cada vez mais fresquinhos!
Beijinho!
Que creme bom! Aquece o corpo e o coração. Ficou um mimo com a capota!
bjs
Olá Nanda
Dada a distância que nos separa do curso de cozinha, estas dicas vêm mesmo a calhar.
Aproveito tb para dar os parabéns, porque, se bem me lembro de um post de há 1 ano atrás, dia 24 comemorámos mais um ano de casamento. Espero q tal como o meu tenha sido um dia feliz.
Nélinha
adoro sopinha!!!! é o meu jantar ideal de inverno!!! parabéns pelas inovações da escolinha e mts beijinhos... o piratinha vai gostar desta sopinha :)
Bom que apresentação,nunca comi uma sopa tão bem apresentada,parabéns à grande Cheff,
bjocas
Experimentei esta versão de sopa de legumes e todos adoraram!Parabéns pelo seu blog. Nota-se, pela maneira como escreve, uma grande sensibilidade pelo que a rodeia e um grande amor pela vida.Gostaria que indicasse a direcção da sua escola de gastronomia pois consultei o site e não encontrei o endereço. Obrigada .
Experimentei esta versão de sopa de legumes e todos adoraram!Parabéns pelo seu blog. Nota-se, pela maneira como escreve, uma grande sensibilidade pelo que a rodeia e um grande amor pela vida.Gostaria que indicasse a direcção da sua escola de gastronomia pois consultei o site e não encontrei o endereço. Obrigada .
Enviar um comentário