segunda-feira, 20 de outubro de 2008

Semifrio á Nanda - algum dia tinha que ter um doce com o meu nome não?!

Esta manha quando abri a porta da garagem para ir trabalhar, deparei-me com algo que me encheu de alegria e que ilustrava muito bem o meu estado de espirito: 3 passarinhos chilreavam alegremente alheios a tudo os que o rodeiavam. Estavam apenas cientes do sol que os despertou e de como é bela a vida. Estavamos em sintonia. Em vez de estarmos no autono poderiamos perfeitamente estar numa bela manha de primavera.... Sinto-me feliz. Conto-vos já porquê. Passei o dia todo de Sábado ansiosa e um tantinho nervosa. É que nesse mesmo dia á hora de jantar ia ter um belo motivo de alegria. Isto de rever uma das minhas colegas de adolescência preferida passado 18 anos é obra! Tinha o apoio e o entusiasmado da Fátima mas mesmo assim, estava em pulgas. Pouco depois da Fátima e a sua simpatica familia ter chegado, chegou a minha querida amiga Xana, o marido e uma linda filhota de 10 anos á hora combinada e foi... Muito, muito bom porque não dizer excelente! Deu para matar um pouquinho as saudade da nossa juventude, dos bons momentos partilhados, das nossas situações actuais e falar, falar, falar.... Hummm tão bem que soube. Afinal foi um entrosar quase perfeito de 3 famílias. Espero repetir muito em breve, não é meninas?!



O jantar foi simples mas como somos todas uma meninas muitos prendadas resolvi caprichar na sobremesa. O resultado final foi tão positivo que resolvi dar-lhe o meu nome pois então. Semifrio á Nanda porque não?! Fica sempre bem não acham? :) e Vejam que vaidoso que ficou (sobretudo pelo nome claro). As fotos não tem grande qualidade pois foram tiradas á noite dentro de casa :^(

Vamos ás compras?

para o bolo:
- 4 ovos
- 4 colheres de sopa de açúcar
- 4 colheres de sopa de farinha
- 3 colheres de sopa de rhum
- 1/2 chávena de agua
- 2 colheres sopa de açúcar

Para as duas camadas que se seguem segui o duo de morangos e chocolate. Vejam aqui

Para a mousse de framboesas
- 250 g. de framboesas congeladas
- 100 g. de açúcar em pó
- 3 folhas de gelatina
- 3 dl. de natas bem frias


Para a mousse de chocolate
- 100 g. de chocolate em tablette
- 35 g. de manteiga
- 4 ovos
- 120 g. de açúcar
- 2 folha da gelatina

Para o glacé:
- 80 gr. de framboesas
- 4 colheres de sopa açúcar em pó
- 2 folha de gelatina vermelha


Bater as gemas com ao açúcar até obter um creme fofo e esbranquiçado. Juntar a farinha peneirada e finalmente as claras batidas em castelo. Levar ao forno até ficar lourinho e cozido. Colocar o bolo num aro redondo e no prato de servir. Entretanto ferver o rhum, a agua e o açúcar para obter um Xarope. Deitar sobre o bolo ainda quente. Reservar.
Começar a preparar a mousse de chocolate. Partir o chocolate ao pedacinhos, juntar a manteiga e levar ao micro ondas até ficar derretido. Juntar a gelatina previamente demolhada. Á parte bater as gemas com metade do açúcar até ficar uma mistura fofa, volumosa e esbranquiçada. Juntar o chocolate. Bater as claras em castelo bem firme e adicionar o restante açúcar. Envolver delicadamente as claras ao preparado de chocolate. Verter sobre o bolo que deve estar frio. Guardar no frigorífico.
Triturar as framboesas com o açúcar e reduzir em puré com a ajuda da varinha mágica, quem quiser pode coar para retirar as semente. Eu acho que as semente tem um ligeiro sabor a noz muito agradável por isso não o faço. Entretanto demolhar as folhas de gelatina, escorrer e com um pinguinho de água levar ao micro ondas uns segundinhos até ficarem liquidas. Juntar ao puré de morangos e envolver muito bem. Bater as natas bem firmes e incorporar a fruta. Verter sobre a mousse que entretanto solidificou. Aqui coloquei algumas framboesas que sobravam no meio da mousse. Levar novamente ao frigorífico para solidificar.
Preparar a cobertura. Triturar as framboesas com o açúcar. Juntar as folhas de gelatina previamente derretida no microondas. Espelhar sobre o bolo com cuidado e de maneira uniforme. Levar novamente ao frigorífico por algumas hora (4 no mínimo)
Retirar o aro e Decorar a gosto



O interior? É para já!


Vai uma fatiazinha?

Apreciação: O bolo fofo e ligeiramente húmido, o sabor do chocolate aliado á leveza do mousse e a leve acidez das framboesas fazem deste doce uma verdadeira tentação. Sem falar na apresentação que é optima. Fica , sem duvida nenhuma no top 5 dos meus doces preferidos. Recomendo vivamente.

Fnte: a minha cabecinha pois então :)

Desejo a todos e todas uma excelente semana de trabalho!

11 comentários:

Anónimo disse...

Ola Nanda, lindo poder rever as amigas de infancia. Sei como e recordar todos aqueles tempos....Adoro ler o teu blogue e de vez em quando apareco por ca... adoro as receitas que nos apresentas, confesso que ja fiz alguma e adorei gosto muito da maneira como as explicas e porq nao? o sentido de humor e a felicidade com que descreves este lindo blogue!!! Acho que es uma inspiracao para todos nos.
Parabens e sorte com o teu curso.
PS: nao esquecas de nos ensinar alguns dos truques ok?
Beijos
Fernanda

Anónimo disse...

Lindo,lindo,lindo.Com essa "cara" tinha de ter o seu nome.Tenho de experimentar.Muitos beijinhos, Cinha.

saltapocinhas disse...

parabéns!!
ficou espectacular!!
isto falando só do aspecto, que o resto, infelizmente, não dá para saber!

também tenho de baptizar uma sobremesa com o meu nome!
vai ter de sermais simples, que eu sou preguiçosa para cozinhar!

Leonor de Sousa Bastos disse...

É sempre bom rever momentos bons!

...esse seu encontro deve ter sido o máximo!:)
...e com um semifrio desses!

"Semifrio à Nanda"...claro que sim!

ameixa seca disse...

Pois claro que merece o teu nome :)
Que bela fatia essa... ficou lindo!!! Parabéns pelo reencontro!
Boa semana também para ti.

Isabel Salvador disse...

sim senhora Nanda faz mesmo jus á tua pessoa,fantásticaaaaaaaaaaaaaaa

jinhos amiga

Cristina Momentos Preciosos disse...

Eu estou a babar,isto não se faz,que delicioso e apresentação demais,adorei,adorei,adorei.....
Bjocas

Helena disse...

Esse semi frio deve ser delicioso!

♥ mesa para 4 disse...

Vai uma fatiazinha vai ...ainda bem que foi por tão bom motivo que o inventaste até soube melhor aposto...beijinho

Amora disse...

...e que Rico Semifrio!!!!

Claro que a noite foi 5*****.
Mas para a cereja ficar mesmo bem em cima do bolo, temos que repetir muitas vezes. E que tal na minha casa na Maia????

Ah....agora até ia uma tartelete da Fátima que ficaram por comer ( a barriga já não podia mais!!!!)

Carla disse...

Nanda, que sobremesa maravilhosa!! Para além da decoração, tem um aspecto óptimo e uns ingredientes de se tirar o chapéu. Gostei muito da combinação mousse de framboesa com a de chocolate =D

bjs e boa semana!