quarta-feira, 8 de outubro de 2008

Lombo de porco recheado com queijo e bacon - miammmm

Apesar de estar muito cinzento hoje, ainda tivemos direitos a uns belos raios de sol que teimosamente passam por entre as nuvens ameaçadoras e carregadas de agua, transformando esta quarta feira tristonha num dia mais alegre e sorridente. A semana ainda vai a meio e já estou a pensar no fim de semana que se aproxima. Bem sei que fim de semana é sempre sinonimo de lazer, descanso... Mas agora para nós tem mais um motivo de alegria - significa o regresso do filhote a casa! Ainda não vos tinha contado mas o nosso primogénito cresceu ganhou asas e voou! Tenho um filho estudante universitário em Coimbra! :^) Estamos muito orgulhosos dele. Por outro lado também sentimos que estamos a ficar velhotes... Este ano ainda temos a filhota que nos serve de consolo mas para o ano... Mas é gratificante vê-los crescer e tornarem-se autónomos :^) Portanto tento nos fins de semana fazer aqueles pratinhos que eles tanto gostam. Este é um dos pratos de grande sucesso em casa: Lombo recheado com queijo e bacon.



Vamos precisar de:
- 1 kg de lombo de porco (+ ou -)
- 15 a 20 fatias de queijo fatiado
- 15 a 20 fatias de bacon ou presunto
- azeite q.b
- 4 dentes de alhos picados finamente
- 1 colher de sobremesa de massa pimentão
- Oregãos, tomilho, sal e pimenta ou outros temperos a gosto
- 1/2 copo de vinho branco

Num pequeno recipiente juntar o alho, a massa de pimentão, o azeite e os restante condimentos. Fazer um tipo de papa com a qual se envolve o lombo. Reservar por algumas horas para que o sabor dos condimentos entre na carne. Levar o lombo a assar num tabuleiro onde se colocou o vinho branco e alguma agua. Quando o lombo estiver quase cozido cortar ás fatias não muito grossas (uso a faca eléctrica) mas sem cortar até ao fim para não separar o lombo. rechear os intervalos com o queijo e o bacon (ou presunto mas cuidado com o sal). Vai novamente ao forno a derreter e alourar o queijo e o bacon. Serve-se com castanhas e batatinhas assadas e uma boa salada. É original e muito saboroso.
Ainda no tabuleiro:



Mais pertinho um pouquinho, por favor...

Apreciação: o sabor da carne envolvida com a maciez e onctuosidade do queijo aliado ao crocante do bacon fazem um trio imbatível, difícil de se resistir. Experimentem depois digam-me o que acharam desta pequena, grande delicia.

Fonte: um dia de inspiração :^)

12 comentários:

Isabel Salvador disse...

como sempre coisas maravilhosas,mais uma de lombo para experimentar,jinhos nandinha

♥ mesa para 4 disse...

Nanda, 1º que tudo PARABENS para o teu filho e para ti, é tão bom vê-los crecer saudáveis de corpo e mente, espero que ele tenha muito sucesso.
E 2º adorei esse lombo...ficou perfeito...um grande beijinho

risonha disse...

tu já tens um filho na universidade?
mulher... eu ia jurar que tu só tinhas filhos pequenos.. rsrsrs
esse lombo está de se lhe tirar o chapéu.

BETO disse...

Nanda, que lombo fantástico. As fotos estão de matar de fome (rs). Abraços.

Wservir disse...

Boa tarde,

O seu blog / Site chamou a atenção dos nossos colaboradores pela qualidade das suas receitas.

Ficaríamos muito gratos se você regista-se o seu site / blog no Ptitchef.com.

Ptitchef é um diretório com as melhores referências de sites de cozinha na web. Centenas de blogs espalhados pelo mundo já estão registados, aproveite para conhecer o site Ptitchef.(www.ptitchef.com ou http://pt.petitchef.com)


Para se inscrever no Petitchef clique aquí http://pt.petitchef.com/?obj=front&action=site_ajout_form ou no link http://pt.petitchef.com e clique em "Adicionar o seu blog-site" sobre a barra laranja.


Atentamente,

Octávio
Ptitchef.com

wservir@gmail.com

ameixa seca disse...

Nanda, eu também ganhei asas e fui aterrar em Coimbra :) Não te preocupes, comigo correu tudo bem e acabei poor voltar ao lar. A família nunca se perde e nunca nos esquecemos dela :) Nem que seja para ir a casa comer um belo lombo eh eh

Cristina Momentos Preciosos disse...

Que loucura!Digam-me quem é capaz de resistir? Ninguém,pois claro.
Esta receita é daquelas que não podemos deixar de experimentar.
Obrigada por partilhar;);)
BJS

CRISTINA

Carla disse...

Nanda, muitas felicidades para o seu filho universitário. Eu acabei de me formar e já sinto saudades desse tempo...

O lombo de porco está muito apetitoso, aqui também faria sucesso :o)

bjs

Kláudinha disse...

tem um aspecto.... nhammmm.... eu tenho 1 filhote c 20 meses e já acho que o tempo passa depressa demais... ai nem quero pensar.... por outro lado deve ser óptimo vê-los sair de casa p estudar :) e se voltam ao fds p nos dar miminhos .... vivam os fds :)

Vina disse...

Em primeiro lugar, parabéns pelo filhote universitário! Boa sorte com o curso e que tudo lhe corra bem por lá! E que aproveite bem toda aquele ambiente mágico que se vive em Coimbra!! Eu também estudei lá e tenho muito boas recordações e saudades do meu tempo de universitária!
Agora a receita... essa carninha está para lá de boa!! Deve ser uma maravilha esse queijinho derretido lá pelo meio!! Beijinhos!

edinha disse...

Este lombo tira qualquer um do sério :)
Deve ser uma autentica delícia.
Beijinho

Anónimo disse...

Olá Nanda;
Tudo bem?
Que apetitoso prato de carne!!!!Que pena não poder saborear ou cheirar.Parabens pelo Daniel,pois crescem....é bom sinal e Coimbra é uma cidade de encantos e amores...desejo o melhor sucesso.
Bjs,GD