quinta-feira, 10 de abril de 2008

Turbilhão maravilha - simplesmene maravilhoso!

Estou com o coração a rebentar de felicidade com os comentários tão simpáticos que me tem deixado ficar. Enchem-me de orgulho, de vaidade e de prazer. Fazem rebentar o meu peito de contentamente. Uns são tão intensos e belos que me comovem tanto que fico, vezes sem contar, com um nó na garganta, sem palavras e de lágrimas nos olhos. Muito, muito obrigada a todos. É deveras muito compensador ter um cantinho tão especial :~)
Continuando com os bolinhos da Páscoa, hoje apresento-vos o turbilhão maravilha. Um pouco trabalhoso mas compensador a cada trinca. Hummmmm tão bom!

Photobucket

Vamos precisar de:

Para a base de amêndoa:

- 3 ovos
- 80 g de amêndoa ralada ( amêndoas inteiras com pele que se rala até obter um tipo de farinha)
- 10 g de maïzena
- 80 g de açúcar
- 1 colher de café de fermento
- 1 pitada de sal
- 1 colher a café de aroma de amêndoa amarga (não coloquei)
- 50 g de amêndoa inteira sem pelar

Para o bolo de framboesa (usei frutos silvestres):

- 2 ovos
- 200 g de framboesa congeladas (usei frutos silvestres)
- 50 g de açúcar
- 20 g de farinha

Para a cobertura de mascarpone :

- 2 ovos
- 250 g de mascarpone
- 50 g de açúcar
- 2 folhas de gélatina ( 4 g )
- 2 colheres sopa de agua quente
- 1 colher sopa de açúcar glace

Decoração: Amêndoas laminadas grelhadas, usei chocolate.



Comecemos então pela base de amêndoas:

1/ Pré-aquecer o forno à 180/200°C. Picar grosseiramente as 50 g de amêndoas. Reservar.

2/ Bater as gemas com o açúcar até que fica uma mistura fofa e esbranquiçada. Paralèlamente, misturar a farinha de amêndoas, a maïzena, o fermento e o sal. juntar esta mistura ás gemas em chuva, e finalmente o aroma das amêndoas amargas. Envolver bem.

3/ Bater as claras em castelo firme com uma pitada de sal. Incorporar a massa anterior em 2 tempos: Primeiro 1/3 mexendo energicamente a fim de amaciar a mistura, de seguida os 2/3 restantes muito delicadamente. Juntar então as amêndoas grosseiramente picadas e envolver delicadamente.

4/ Verter na forma redonda sem buraco no meio previamente barrado de manteiga e polvilhado de farinha ou usando a formar forrada de papel vegetal. Cozer cerca de 15 a 20 minutos. Quando cozido desenforma numa folha de papel vegetal e colocar num aro de semifrio ou num aro de mola que se coloca em cima do tabuleiro do forno.

Bolo de framboesa ou frutos silvestres:

5/ Ralar a fruta ainda congelada de maneira a obter um coulis congelado e granuloso (pequenas bolinhas). Paralelamente, bater os ovos com o açúcar. Adicionar a farinha, e a fruta ainda congelada. Mexer bem até obter uma massa homogénia. Verter esta mistura sobre a base de amêndoas. Levar ao forno por cerca de 25 minutos à 180°/200º C. Retirar do forno, e colocar o bolo em cima do prato de servir mas ainda sem retirar o aro. Retirar apenas o papel vegetal. Deixar arrefecer completamente.
Turbilhão de mascarpone :

6/ Demolhar a gelatina por 10 minutos em agua fria. Paralelamente, bater as gemas com o açúcar até que fique uma mistura fofa. Acrescentar o mascarpone e bater energicamente cerca de 4 minutos. Dissolver a gelatina em 2 colheres de sopa de agua quente, incorporar o creme, bater bem.

7/ Bater as claras em castelo firme, acrescentar o açúcar glace. Incorpora-los delicadamente a mistura de gemas e queijo. Verter sobre o bolo no circulo. Alisar bem a superfície com uma espátula. Deixar no frigorífico pelo menos 4 H.

No momento de servir :

8/ Passar uma lamina fina de uma faca á volta do bolo. Retirar o aro, enfeitar a gosto.
9/ Sentar e apreciar :~)
Photobucket
Lá no meio!
Photobucket
Apreciação: A combinação de sabores é tão intensa e perfeita que é difícil comer apenas comer uma só fatias. Mas palavras para quê, o ideal mesmo é experimentarem e dar-me a vossa opinião :~)
Fonte: Quando vi aqui esta pequena maravilha fiquei de boca aberta e cheia de vontade de correr para a cozinha experimentar! Alias este blog da Eryn tem receitas de ficar sem ar. O resultado final não me deixou deceptionada, muito pelo contrário!!! Merci Eryn pour cette petite merveille. Bisous

8 comentários:

colher-de-pau disse...

A sua mesa estava linda, e muito bem recheada!
Parabéns! Só uma grande cozinheira para preparar as deliciosas iguarias!
E gostei muito deste bolo!

Anónimo disse...

Bem Nanda isto tudo é realmente fabuloso. Você é uma mão cheia de talento e bom gosto. Pode continuar porque desde a 1º vez que descobri este blogue que venho todos os dias ver estas surpresas.
Muitos parabéns e continue
Sofia tavares

Anónimo disse...

É mesmo verdade, O cantinho da Nanda é uma surpresa em cada dia!
Tchi! Que saudades dos tempos em que tinha os filhos em casa...daqueles Natais com mais de 30 pessoas em casa...das Festas de anos...Nanda ,obrigada pelas saudades que me fazes sentir, porque valeu a pena! E aproveita bem em cada dia essa dádiva! Bjs. Bombom

Nysa disse...

ficou lindo!!!!! receita está anotada. gosto muito de bolos assim. beijocas

laila radice disse...

Nanda q maravilhoso o urbilhao...fantastico!!!

ah o blog é barbaro..adorei a indicação1 bjs

anna disse...

Tu és o máximo com os doces... São sempre lindos, com cores espectaculares a deixar adivinhar a maravilha que será o sabor...
Viste que fiz a mousse de morango?
Beijocas.

Anónimo disse...

Nanda todos os dias enquanto tomo o pequeno almoço, faço visitas a alguns blogs culinários e o seu é um deles, além de gostar das suas receitas gosto da maneira como nos brinda com as fotos é um blog muito familiar sente-se isso!
Aí se eu tivesse aqui uma fatia desse turbilhão!!!

Bom fim de semana
Bjs
Carla

Anónimo disse...

Bonjour,

je vois que tu as testé quelques unes de mes recettes, je suis contente si elles t'ont plu. C'est vrai que le tourbillon des merveilles m'a beaucoup plus, j'ai refait trois autres tourbillons dernièrement, dont deux que je n'ai pas encore publié.

Pour le résultat final, le mieux est de le laisser le plus longtemps réfrigéré possible, pour que la gélatine prenne bien.

Bonne journée :)