quinta-feira, 4 de setembro de 2008

Torta recheada de chantilly e morangos - Obrigada mãe natureza!!!!

O tempo está meio farrusco é verdade mas o nosso quintal parece não querer saber disso! É verdade que algumas árvores começaram já a perder as suas folhas e a ganhar um lindo colorido avermelhado... Começam a adormecer aos poucos. Mas por outro lado pequenos seres atrevidos que teimam em enfrentar o outono de nariz empinado senão vejam!

Os meninos morangos, uns já mduros, outros ainda a crescer e outras ainda em flor:



Os senhores pimentos:






As Senhoras melancias:



As senhoras meloas:





Isto apenas para citar alguns! Se são bons?!











O final é sempre este!





O mérito é todo da Senhora Natureza sempre tão gentil e generosa. Vezes sem conta, é pouco valorizada é verdade. Sobretudo por aqueles que a maltratam! Mas lá em casa tem um elemento de peso! O meu marido simplesmente adora-a, a ela e a tudo o que ela tão amavelmente nos brinda. É vê-los passarem horas sem conta juntos. Um plantando, regando, mimando, ela contente de tão mimada germinando, crescendo, oferecendo os seus frutos! Sim é uma equipe do caraças! Nós agradecemos e deliciamos-nos com o resultado final :)
A minha tarefa consiste em valorizar o resultado final (se isso é possivel) por isso fiz esta bela torta recheada de morangos e chantilly:




para a realizar vamos necessitar de:

- 6 ovos

- 6 colheres de açúcar

- 6 colheres de farinha peneirada

- Açúcar baunilhado ou raspa de limão ou de laranja

- 2 pacotinhos de natas

- morangos q.b.

Mãos á obra!
Bater muito bem as gemas com o açúcar até dobrar de volume e ficar uma mistura clara e fofa. Juntar o sabor escolhido (baunilha, raspa do limão ou da laranja). Bater as claras em castelo bem firme (eu adiciono sempre uma pedrinhas de sal ás claras antes de bater). Adicionar a farinha peneirada e as claras alternadamente. Forrar um tabuleiro com papel vegetal (uso o do forno). Se usar o da Glad, publicidade á parte, não necessita barrara com manteiga, senão barrar com manteiga e polvilhar com farinha. Deitar o preparo e levar ao forno até estar lourinho. Quando espetar o palito e sair seco e estiver lourinha - está pronta. Atenção não se descuidem pois é muito rápido. Desenformar ainda quente em cima dum pano de cozinha polvilhado de açúcar em pó. E enrolar com o pano e tudo e deixar assim até estar completamente fria. Entretanto bater as natas bem frias em chantilly bem firme e adoçar a gosto. Eu acrescento umas gotinhas de limão para prender melhor. Laminar os morangos reservando alguns para a decoração. Desenrolar a torta e rechear com a chantilly e os morangos. Volta-se a enrolar e transfere-se para o prato de servir. Decorar a gosto. Guardar no frigorífico até ao momento de servir. Devorar rapidamente!







Apreciação: A fofura do bolo, aliado a leveza das natas e o sabor delicioso e levemente acido dos morango fazem desta torta uma grande tentação envaidecendo muito a mãe Natureza :)



Fonte: Esta torta é feita desde sempre lá em casa podendo ser recheado de mil e uma maneira, haja imaginação!


Para terminar envio-vos mais um miminho da mãe Natureza, desta vez não comestivel mas nem por isso menos belo! Fiquem bem!


15 comentários:

BETO disse...

Que maravilha de jardim. Que frutas maravilhosas e que delícia de torta. Me deu água na boca. Abraços.

Lu - Uma Casa no Norte disse...

Que óptimo aspecto!!! E os miúdos adoram morangos e chantili. Tenho de experimentar (nesta altura o problema é conseguir os morangos. Não tenho um jardim...).
Beijinhos

ameixa seca disse...

Amor com amor se paga :) Por isso a natureza retribui! E que bela torta... a decoração está um espanto :)

Claudia Lima disse...

Que beleza! Lindas frutas e flores.
Euadoro este tipo de rocambole. Fica mesmo uma delícia!
Bjs :)

Isabel de Miranda disse...

Linda torta!!!Beijinhos

Maggie disse...

Que linda torta... bem colorida.

Maria Vitamina disse...

Tudo se consegue com tempo e dedicação, esta hortinha é uma maravilha. Quanto à torta estou quase sem palavras... linda demais!
Bom fsemana.

Anónimo disse...

Que torta deliciosa e essa horta é uma maravilha, dá gosto ver tanta coisa boa que a Mãe Natureza nos oferece.
Beijokas

Anónimo disse...

Abençoada seja a Mãe Natureza e essa "equipa do caraças"!!! Essa e as muitas outras que graças a Deus ainda vão proliferando por todo o nosso País!
Esta torta está mesmo indicada para o fim de semana que hoje começa...e fez-me lembrar e sentir o gosto de um Bolo de Morangos que eu fazia muitas vezes quando ainda tinha os Filhotes solteiros e em casa...
É uma sobremesa muito fresca e vitaminada e rápida de fazer. Para ser mais fácil ainda, pode-se bater os ovos inteiros com o açúcar em gemada grossa e depois acrescentar os outros ingredientes. Esta é uma dica para quem tem pouco tempo ou paciência... Bom fim de semana e bjs. Bombom

winnie disse...

Este post deixou-me cheia de inveja! Adorava ter uma horta dessas.Essa torta deve ser divinal.
Jinhos

anna disse...

A tua tarte está lindissima, com cara de Primavera/Verão e um belo ar de festa...
Que coisa maravilhosa!
Beijinhos.

Carla disse...

A mãe natureza é maravilhosa! A torta está uma tentação =)
Já não tenho morangos, a época dos meus foi em Maio/Junho.

bjs, boa semana!

Anónimo disse...

Que maravilha de torta moranguinhos e chantilly são a minha perdição!!
Que delicia de fotos na casa da minha avó tambem tinhamos todos estes frutos da mãe natureza, havia um pouco de tudo: tomates, pimentos, cebolas, alhos, alfaces,coentros, salsa, espinafres, melões, melancias etc...hoje em dia é uma reliquia ter um cantinho assim como o teu cheio de coisas boas!
A meloa é de casca de carvalho não é?
Ontem em São Bento da Porta Aberta estavam a vender este tipo de melões aqui no sul não á dessa qualidade!!
Obrigada Nanda pela dica da proxima vez que for ao talho vou comprar lombelo!!

Bjs
Carla

Anónimo disse...

A torta está linda, os frutos deliciosos e o texto uma maravilha.
PARABÉNSSSSSSSSSSSSSSS.

♥ mesa para 4 disse...

Nanda que delicia de torta e tãaao bonita...mil beijos