domingo, 15 de novembro de 2009

Já por cá não passava algum tempo. Não por não quer mas porque o tempo não tem ajudado, em 10 meses a minha vida deu uma grande volta, toda a minha rotina, responsabilidade…enfim tudo teve de ser diferente. Como o velho ditado diz a vida jamais volta para trás. Este sem dúvida esta a ser o ano mais complicado da minha vida, este ano já perdi a pessoa mais importante da minha vida, mudei duas vezes de cidade, e hoje estou longe da minha família e amigos. Devem estar a pensar porque estou longe…como já vos tinha dito estava a acabar o meu 12ano e tinha todos os exames nacionais para fazer. Pois muito bem, conclui o 12ano e chegou a altura de entrar na faculdade. Entrei em Coimbra em gerontologia Social, para a maioria das pessoas que não sabe do que se trata, a gerontologia e’ uma área que trata os idosos, a sua animação, os primeiros cuidados de saúde. O pior e’ que não gostei do curso, mas o mesmo não posso dizer da cidade, Coimbra e’ um lição de sonho e tradição, foi então que concorri para enfermagem e o sitio onde tinha mais vagas e curiosamente eu entrei foi nos Açores, mais propriamente na ilha da terceira, na cidade de Angra do Heroísmo. Mas que diferença, hein? E ca estou eu a escrever vos desta ilha pequenina, onde acaba Europa, onde as pessoas são simpáticas e falam um pouco diferente, onde num dia pode fazer as quatro estacões.



E’ por estar cá a estudar que estou longe de todas aquelas pessoas que gosto, mas por um grande e único motivo, fazer aquilo que gosto, quero ser enfermeira. Foi quando estava no hospital com a minha mãe que descobri que queria fazer isto da minha vida, e hoje quero ser uma grande enfermeira, vou tentar fazer tudo por isso.

Vi todas as vossas mensagens, que agradeço do fundo do coração, não imaginam a forca que me dão quando as leio. Alem de não conhecer a maioria das pessoas que escrevem neste cantinho não deixo de me cativar e impressionar com toda a simpatia .

De Viana, a Coimbra e ao Açores posso dizer que conheci pessoas e vivi momentos que jamais esquecerei.
Hoje choramos…amanha sorrimos…hoje temos dinheiro…amanha nem por isso…hoje Trabalhamos…amanha descansamos…hoje estamos aqui…amanha estamos lá. O TEMPO NÃO ESPERA POR NINGUEM, ESTAMOS AQUI DE PASSAGEM. Por favor sejam felizes e aproveitem a vida ao máximo, eu estou a fazer por isso, façam o mesmo.

51 comentários:

Helena disse...

Desejo-te exactamente o mesmo.
Sê feliz!Que consigas concretizar os teus sonhos.Acredito que vais ser uma optima enfermeira,uma Florence Nightingale dos tempos modernos.
Um beijo

Helena

♥ mesa para 4 disse...

Minha querida, nem imaginas as vezes que penso na tua mãe, talvez porque tb já perdi muita gente que amo, e perdi cedo tb e tive de aprender a viver sem elas. Desejo-te tanta mas tanta sorte nessa tua vida nova, escolheste bem, vais ser uma profissional muito humana tenho a certeza, disfruta de tudo...Um grande abraço :*

Missy disse...

olá , estou contente por dares notícias tuas.
Estou feliz que mesmo tendo passado pelo sofrimento que tiveste,
conseguistes acabar o 12º e entra na faculdade, os meus sinceros parabéns.

E a vida continua.

bjka e boa semana

Unknown disse...

ola sou a ana de coimbra. gostava muito de visitar o site da tua mae. espero que gostes do curso e se vieres trabalhar para coimbra ja que gostaste de cidade eu trabalho nos HUC

RJ disse...

Ana!

Que bom saber notícias!
Agora, nas lindas Ilhas dos Açores, estarás com a mesma força e determinação a lutar pelos teus sonhos! Vais conseguir, já deste provas de que és uma GUERREIRA!

Um abraço carinhoso,

Maria

Unknown disse...

És uma menina linda do coração!

Vais conseguir atingir os teus objectivos e ser uma Enfermeira com um "E".
Estejas onde estiveres tens um anjinho sempre a olhar por ti.

Bons estudos e tudo de bom!
Um grande beijinho*

ameixa seca disse...

Que grande volta mesmo :) Eu estudei em Coimbra. Vivi lá 5 anos e no início também foi difícil mas vai tudo do habituar. Se é algo que gostas mesmo, força nisso. Muito boa sorte e muitas felicidades :)

Anónimo disse...

Não tenho blog, mas sou uma leitora dos blogs relacionados com a culinária, este é um dele. Não tenho por hábito deixar comentários, mas hoje não poderia deixar de o fazer, porquê? Também eu gosto de Coimbra, principalmente de toda a envolvente "estundantil", é aq cidade onde vivo, quanto à profissão: sou enfermeira, não e imagino a fazer outra coisa, apesar de a enfermagem "estar actualmente pelas ruas da amargura", no entanto nos Açores a enfermagem é vista de outra forma -melhor-
parabéns pelas suas opções.
Isabel

Flosinha disse...

Não a conheço, mas tenho a certeza que é uma menina maravilhosa, com a doçura com que escreve de certeza que irá ser uma optima enfermeira.
Eu como mãe e avó, teria muito orgulho em ter uma filha assim.
Desejo-lhe as maiores felicidades e já agora aproveite esse tempo que vai estar nos Açores, cujas ilhas são espectaculares: conheço S.Miguel e Sta.Maria, adorei tudo.
Beijinhos.

Fernanda disse...

Bem vinda.
Boa sorte na nova fase da tua vida.
Força

Maria Silva disse...

Desde já os meus parabéns pelo seu ingresso! E então nos Açores, realmente foi um grande salto...! Nunca aí fui, mas dizem que é linda a ilha. Fico ansiosa à espera de receitas típicas dos Açores ou pelo menos de umas fotos lindas dessas paisagens magníficas. E eu por cá no meu Alentejo (Évora) sem mar algum...! Que inveja!
Um abraço e tudo de bom!!!

SolitaFit disse...

Então força e continua a escrever no blog beijinhos

Carla disse...

Das pessoas que conheço que passaram pelos Açores na sua vida profissional, não conheço nenhuma que não tenha trazido na alma e no coração um bocadinho das ilhas. Para algumas dessas pessoas o isolamento das ilhas não foi fácil, para outras foi uma tal paixão que se deixaram ficar enquanto puderam. Quanto a mim, conheço alguma coisa dos Açores (Angra do Heroísmo, entre outras) mas por motivo de férias e confesso que fiquei enfeitiçada. É o único sitio que conheço onde efectivamente sinto o tempo parar. Aproveita bem...A vida, por vezes, traz-nos oportunidades incriveis através de experiências terriveis. Há que manter o coração aberto á esperança. Beijinhos e fica bem.

Carla disse...

Ah!! E claro que há a experiência gastronómica para enriquecer o teu blog. Recomendo a alcatra de carne e mesmo a de peixe, a primeira experimentei-a num restaurante nos Biscoitos e a segunda na Praia da Vitória. Boa apetite.
PS - Tendo tempo podes visutar http://decozinhaemcozinha.blogspot.com/.
Beijinhos

Unknown disse...

Olá Ana. Já tinha saudades tuas. Este cantinho precisa de ti e atua mãe assim o desejaria. É algo que ela criou com gosto, alegria, e tu, estou certa, que conseguirás mantê-lo.
Curioso, também estudei em Coimbra...é de facto uma cidade única e linda. Prende-nos pela sua vivacidade, mas também nos estraga um pouco. Mas acima de tudo muito nos ensina.
Fico feliz por teres optado por mudar para algo de que gostes. A vida é madrasta e temos de a simplificar...para qu~e estar num curso de que não se gosta? Pra ti este ultimo ano ...bem nem sei como lhe chamar...foi uma alteração gigantesca na tua vida, és muito nova e o lugar da tua mae seria ao vosso lado.
Tenho a certeza que ela vos guarda.
Beijinhos e se necessitares de algo não exites em contactar.

Anónimo disse...

Olá Ana..

As novidades sao mto boas... e agora só te posso desejar tudo de bom... do melhor do mundo. Mais uma vez vais vencer.
Já sabes que podes contar cmg:)
Beijinhos grandes
Vânia/Vany

Amora disse...

Alguém está muito orgulhosa de ti!
Um beijo muiiiiiiito grande.
Xana

Elisabete disse...

Minha linda, tu é que nos encantas com o teu jeito.
Espero que consigas realizar todos os teus sonhos, e que a vida te faça uma trégua para teres anos muito felizes.
Aproveita cada segundo e sê muito, mas muito feliz.
Beijinhos e boa sorte nesta nova etapa.

Maria disse...

Sempre vinha ao blog da tua mãe, adorava a maneira como ela transmitia as suas ideia, também não tenho blog,mas não quero deixar de te desejar muita sorte para as tua escolhas... a tua mãe de certeza onde está, está orgolhosa da filha que tem, também tenho dois filhos, ainda pequenos, espero que também ele como tu lutem por aquilo que mais querem, o meu marido já esteve a trabalhar na Terceira e gostou muito... boa sorte para ti!

Maria Luís do Alentejo

Anónimo disse...

Olá Ana:


Já tinha saudades de ler qualquer
coisa...Hoje estive a matar saudades da Mãe relendo algumas receitas e passagens {não posso acreditar,tudo me parece um sonho.....,mas as memórias permanecem em mim .... Estou contente por fazeres o que gostas.Coimbra é uma cidade linda ,mais perto,o Maninho,mas como não conseguiste tens oportunidades de conheceres outras pessoas e outras culturas.
As ilhas são lindíssimas,sentes mais a solidão por não teres lá Familia.
A beleza natural encantou-me,pois estive na Terceira e S.Miguel a tirar uns cursos.
Desejo-te o melhor, força e coragem ,pois tu mereces.
Um beijinho grande da Familia Dias.
Gab.


As ilhas são lindissimas. A
beleza natural encantou-me.Já estive na Terceira e S. MIguel.

Elisa Cardoso disse...

Fico contente por saber que estás bem, vinha cá de vez em quando espreitar para saber novidades tuas, e fico mesmo feliz por estares bem e estares a tirar o curso que gostas.
Adorei ler as tuas palavras, noto que cresceste imenso estes meses,és uma grande mulher.

Felicidades
beijinhos

Anónimo disse...

Vai correr tudo bem. Vais ser uma excelente Enfermeira,dà beijinhos nossos ai a essa gente toda que é maravilhosa, e tu força.Acredita k a tua mãe deve estar muito orgulhosa, e o tempo passa a voar, logo já tas por ca a contar aventuras.FORÇA...........

Salomé disse...

Olá Ana.
Desejo-te as maiores felecidades nesta tua nova etapa, e sei que vais conseguir pois vejo em ti a força qua a tua Mãe tinha.

Um Beijo para ti e para a tua familia

Salomé

nina disse...

ola minha linda ,bem realemnete estas bem lonje do nosso cantinho que è viana mas açores tb não è nada mal e assim somos duas a estar lonje eu em frança e tu ai ...
espero do fundo do coraçao que tudo te corra bem , quanto a seres uma grande infermeira isso eu nao tenho duvidas es capaz disso nos sabemos ...
um beijinho grd e se quizeres aqui te deixo o meu msn para falarmos: nina.sano@hotmail.fr

Anónimo disse...

Oláaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa!!!!!!!!!!

Que bom abrir este blog, e sentir que ele não morreu tal como a pessoa que o criou, que continua bem viva nas nossas memórias.

Gosto muito de ti e dos teus.
Um beijinho do tamanho do oceano, para que o sintas aí nos Açores.

São Meira

Unknown disse...

Olá Ana.

Seja bem vinda à ilha Terceira,espero que gostes e atinjas os teus objectivos cá!


Muita Força para ti.
Bom fim de semana.
Beijinho e abraço.

Emilia disse...

Olá Ana

Contiuo a pensar muito na tua mãe e a passar por aqui sempre que posso. Fiquei feliz com as noticias, a tua mãe está de certeza muito orgulhosa de ti!Sinto que vais ser uma grande enfermeira, meiga, terna, carinhosa, atenciosa, dedicada...enfim tantos adejctivos que podia utilizar. Desejo-te muito boa sorte aí nos Açores ou onde estiveres. Sê tu tb muito feliz.
Bjs
Emilia ( milinha)

Cristina Costa Amaral disse...

Olá Ana,
Em primeiro lugar desejo-te as maiores FELICIDADES, em abraçares uma profissão que deve ser de muita vocação, muito Amor; porque tratar doentes, além de cuidar da saúde é também cuidar da Alma.E não te conhecendo, tenho a certeza que és um doce de pessoa, com muito amor, força e alegria para distribuir. Continua, não desistas, há uma força muito grande em ti que tem que ser partilhada!:)
Fico muito feliz em ver que este blog continua activo,( por favor não o deixes morrer, em ti há um brilhosinho da Nanda, ela deve estar muito orgulhosa de ti).
Sabes este blogue foi um dos primeiros que conheci e confesso que logo me apaixonei; de tal forma que continuo a revisitá-lo para matar saudades da Nanda.Não sou muito de comentar, mas hoje não pude deixar de o fazer.
Muitos Parabéns e continua a dar notícias.
Beijinhos
Cristina Costa Amaral
Lisboa

Piteca disse...

Olá querida! Que boas noticias que nos trazes! Fico muito feliz por ti e espero sinceramente que consigas realizar esse e todos os teus sonhos pois tu mereces linda!
A tua mãe, onde quer que esteja, está com certeza muito orgulhosa de ti!
Beijinhos grandes!

justme disse...

És uma lutadora, isso dá para ver! por isso,mesmo que a adaptação seja um bocadinho difícil, vais conseguir.Qualquer coisinha andamos por aqui para te apoiar.Bjs.

Sara Viana disse...

Quando somos pequenos, os sonhos são mais que muitos. Queremos ser médicos, bombeiros, viajar por todo o mundo, ter todos os brinquedos, brincar a toda a hora sem intervalos, ter uma quinta enorme, correr até ao infinito, sujar toda a roupa, comer todos os doces…
E o tempo passa e o corpo modifica-se e a mente “cresce”. E tudo à nossa volta ganha cores diferentes. Começamos a ver a vida com outros olhos. Amigos, Namorados, Saídas, Responsabilidade, Estudo começam a ser as palavras de ordem. E com todas estas mudanças, os sonhos também se alteram. E às vezes, todos aqueles sonhos de criança resumem-se apenas a um.“Ser feliz”.
Lembro-me que desde pequena, afirmavas que irias ser uma óptima jornalista ou então uma óptima pediatra. Vê bem ao que o futuro te levou, agora serás uma óptima enfermeira e podes juntar os teus dois sonhos de infância ao realizar de um. Poderás comunicar com as pessoas e ajudar as crianças e até mesmo os adultos.
E assim começas a aperceber-te que a tua vida está em constante mutação. E como disseste “A vida jamais volta a atrás”. De todo o teu passado ficam lembranças e muitas delas farão bem recordar. Vamos chorar de saudade por um passado que não volta. Vamos rir de todos os momentos mais engraçados e felizes. Vamos ficar com remorsos de tudo o que não experimentamos. Vamos querer voltar ao passado. Mas no fim, vamos nos lembrar que os sonhos não acabam. Os sonhos não acabam e é por isso que temos de viver no presente e pensar no futuro. Correr atrás de toda aquela lista infinita de sonhos que faz parte da nossa vida.
Nós, vamos ser “A mudança que queremos ver no mundo”. Porque afinal de contas "A vida é um sonho e os sonhos, sonhos são."
Eu desejo que tu aproveites da melhor forma todos os dias, todos as horas, todos os minutos e todos os segundo nessa ilha. Quero que sejas feliz e que te sintas completa.
Um grande beijinho e abraço, da tua amiga Sara.

Romy Almeida disse...

Minha querida!!! Foi uma pena teres estado em Coimbra e eu não saber, tinha muito gosto em conhecer a filha, Daquela, que sempre admirei. És muito parecida com a tua Mãe... a força é muito parecida. De certeza que ela, zela por ti, do sitio onde está.
Desejo-te muitos Felicidades e que consigas realizar todos os teus sonhos. De certeza que a enfermagem em Portugal só fica a ganhar.

Bjokas doces****

Anónimo disse...

Ana, não te conheço mas por aquilo que li és uma menina doce. Desejo-te as maiores FELICIDADES do Mundo e acredita que tens uma estrelinha muito especial no céu a olhar para ti todas as noites. Beijinhos, Lucia/V.N.Famalicão
www.colherdemel.blogs.sapo.pt

disse...

oh ana... realmente a vida não volta para trás por mais que desejemos... portanto temos mesmo é de seguir com a nossa vida em frente... quem sabe se a mudança de cidade não te vai fazer bem à alma?

manuela moreira disse...

Continua a postar coisas bonitas....
Vai tudo correr bem.
Há sempre um anjo que vela pelos k lhe são queridos.Acredita.
Falta muito pouco para nos contares pessoalmente tudinho.
Beijão para ti,e muitos beijinhos para a D. Filomena e familia.
Tou à espera da receita,prometida.
Manuela Moreira

Anónimo disse...

Hoje voltei ao seu blog por acaso, tal como há um tempo, o encontrei quando a sua mãe escrevia. Eu chamo-me Fernanda e tenho uma filha Ana que também trabalha na área da saúde. Queria-lhe dar muita força e encorajá-la porque as agruras e os desgostos quando não nos matam, tornam-noa pessoas mais fortes que tudo conseguem. Na força e energia que lhe sinto auguro um futuro muito feliz e com muita coragem para ajudar os outros. Que Deus a abençoe todos os dias é o meu pedido hoje e sempre. Maria Fenanda

Anónimo disse...

Hoje voltei ao seu blog por acaso, tal como há um tempo, o encontrei quando a sua mãe escrevia. Eu chamo-me Fernanda e tenho uma filha Ana que também trabalha na área da saúde. Queria-lhe dar muita força e encorajá-la porque as agruras e os desgostos quando não nos matam, tornam-noa pessoas mais fortes que tudo conseguem. Na força e energia que lhe sinto auguro um futuro muito feliz e com muita coragem para ajudar os outros. Que Deus a abençoe todos os dias é o meu pedido hoje e sempre. Maria Fenanda

risonha disse...

Minha linda, tenho a certeza que a tua mãe, esteja onde estiver, está a "rebentar" de orgulho por ter uma filha como tu.

Não é fácil conseguir atingir os nossos objectivos, especialmente a nível escolar, quando atravessamos momentos difíceis e de dor.
Mas tu conseguistes fazê-lo... és uma lutadora que não baixa os braços.

Continua assim e luta pelos teus sonhos, tenho a certeza que vais dar uma excelente enfermeira.

Vai dando notícias ok?
Beijinhos grandes para ti.

Sophie disse...

A vida é realmente uma caixinha de surpresas. Podemos sentir que temos tudo ou que não temos nada e, num instante, a nossa vida dá uma volta de 180º.
Nunca conheci a Nanda pessoalmente mas, do tempo que "privamos" no Petiscos e depois neste blog, guardo recordações muito bonitas e que jamais esquecerei. Por isso, a Nanda está sempre no meu pensamento e aqueles que ela tanto amou também.
Desejo-lhe Ana, assim como a toda a sua família, tudo o que de melhor esta vida tem para nos dar. E que, a partir de agora, as surpresas e as mudanças que a vida vos trouxer sejam sempre positivas.

Um abraço.

Anónimo disse...

Que boas noticias que por aqui andam.Desejo que continues com muita força e que rapidamente alcançes o que desejas.
Muitas felicidades para toda a tua familia. Cândida Gonçalves

Anónimo disse...

Ana,ontem passei por aqui e fiquei muito feliz com as tuas notícias. Já venho um pouco tarde, mas não quero que penses que te esqueci. Desejo muito que o curso de Enfermagem corresponda às tuas espectativas. Quando puderes fala-nos um pouco mais àcerca do Curso.Se, no final achares que ainda não sabes tudo, podes fazer uma pós graduação na àrea que mais te interessar.
Ontem fiquei preocupada por causa do mau tempo. Desejo que não te tenha afectado e que estejas bem.
Aproveito para te desejar um Santo Natal e um Bom Ano Novo.Bjs. Bombom

kotta disse...

Olá ana
Como tu tens razão, a vida é mm isso, não pára !!!
Continua a agarra la, e a dar a volta por cima.Sei ke não sou ninguem, apenas uma amiga da net da nanda. mas se um dia precisares algo em Santarem ...ou noutro sitio kk
Conta cmg.
Kotta

Anónimo disse...

MINHA QUERIDA ANINHAS :)
adoro cada palavra deste blog!
apesar de nao termos criado grandes laços sempre achei que eras uma óptima pessoa :) és cheia de vida e super brincalhona. Tu nas aulas eras A MAIOR, sempre a falar em chafé, etc.. AHAH Tu és o significado daquilo a que se costuma chamar de delicadeza, de doçura, de natural, de pura.. está nos genes xD
Espero que corra tudo bem.. posso nao estar contigo mas estou contigo!
E ACREDITO que consigas concretizar todos os teus objectivos com essa GARRA e DETERMINAÇÃO.
FORÇA, estamos todos contigo :)
E DESFRUTA AO MÁXIMO DESSA ILHA FANTÁSTICA ;)
Desejo-te a FELICIDADE ETERNA e já agora BOAS FESTAS :D
Beijinho, tins xD

Helena Teixeira disse...

Olá!
Pois de Viana aos Açores,xiii,deve estar a ser uma experiência e tanto :)

Se tiver um tempito,Aproveito e deixo um convite: participe na Blogagem de Janeiro do blogue www.aldeiadaminhavida.blogspot.com. O tema é: “Vamos ca/ontar as Janeiras e comer o Bolo-Rei!”. Basta enviar um texto máximo 25 linhas e 1 foto para aminhaldeia@sapo.pt (+ título e link do respectivo blog) até dia 8 de Janeiro. Participe. Haverá boa convivência e prémios (veja mais no dia 29/12 no blog da Aldeia)!

Jocas Natalícias
Lena

Anónimo disse...

Ana
Venho só deixar-te um beijinho muito especial, com a ternura de uma Avó, muito Amiga da Nanda. Estou certa de que saberás substituí-la nas tarefas desta época, como ela gostaria, e que perpetuarás as tradições que ela tanto amava. Que este Tempo seja de Alegria, Paz e Gratidão por terem tido a "companhia" de um Anjo, embora por tão pouco tempo!Um abraço da Bombom

Emilia disse...

Olá Ana

Espero que estejas bem. Hoje enviei um beijinho para o céu. Um ano depois a saudade é imensa !

Muitas felicidades e um ano de 2010
do melhor

Beijinhos,

Emilia

Mónica disse...

Olá Ana,
vim deixar-te um abraço apertado e um beijinho. À um ano que o céu ganhou uma estrela linda e brilhante, a 'nossa' Nanda.

Isabel Salvador disse...

Querida Ana quero te dar um beijinho muito grande neste dia tão doloroso,desejo-e muita sorte na tua vida,pois tens no teu coração e tens uma estrelinha que é uma pessoa que te ajudará sempre...a tua mãe está sempre contigo,beijinhos

Anónimo disse...

Olá Ana. Obrigado por me teres deixado entrar no teu mundo privado.
A flor branca chamada de Camélia ou Rosa do Japão (como se conhece aqui na Terceira) tem a beleza de uma rosa, é sensível como uma flor, mas não tem cheiro. No entanto é tão forte que serve de arbustos para proteger as sementeiras. No Natal é a preferida para embelezar o altar do Menino Jesus.
Com estas imagens quero transmitir-te a paz da cor branca, a emoção da delicadeza, a força da resiliência e a dimensão espiritual do altar do Menino Jesus que volta a nascer todos os anos.
Os anjos, e sabes quem são, apoiam-nos no nosso caminho, são Anjos de Luz que iluminam os nosso momentos mais escuros.
Crescer à força, doi!
Desenvolver-se com as adversidades da vida, também doi, mas dá-nos a resistência de uma Rosa do Japão, bonita, sensível, magestosa, venerada e ao mesmo tempo perene.
Um Beijinho de carinho, e podes contar comigo, Senhora "quase Enfermeira". MG

Anónimo disse...

Que bom vir cá e ver que ainda por cá andas.

Muitos parabens e as Maiores Felecidades.
Ès uma grande mulher, mais uma vez força e nunca desistas.

Anabela

cucchiaiopieno.com.br disse...

Cheguei até aqui através da doce e querida Fátima (Bombom)!

Belíssimo trabalho
Abraços fraternais
Léia