terça-feira, 4 de novembro de 2008

Poesia de Outono - Hummmmm delicioso!

Novembro chegou com a chuva e o frio que o caracterizam. Mas não veio só, pela mão trouxe as castanhas estaladiças bem assadinhas, a agua pé, as lareiras acesas e o aconchego do lar. Vestiu-se de castanho, bordeau e amarelo. Veio para ficar! Sente-se em casa é outono... =) O seu colega Dezembro espreita pela porta está apressado pois quer introduzir o inverno. Mas Novembro ainda acabou de chegar... Está muito bem instalado, e sem pressa nenhuma de se ir embora! Portanto aproveitemos a sua companhia e tranquilidade pois o Sr. Dezembro promete trazer alguma agitação =)

Em homenagem ao recém chegado Novembro criei uma sobremesa com as suas cores: castanhos e beges, cores completamente apropriadas a época. Chamei-lhe: poesia de Outono. Um nome especial para uma sobremesa especial vejam:








Aliei o sabor do chocolate ao de café criando 4 diferentes camadas:
- bolo do chocolate húmido,
- Mousse de chocolate leve,
- camada fina de espuma branca,
- Mousse de café perfumada com Baileys.

Vamos as compras?
Para o bolo de chocolate:
- 4 ovos
- 4 colheres de sopa de açúcar
- 3 colheres de sopa de farinha
- 3 colheres de chocolate em pó
- 3 colheres de sopa de óleo
- 1 chávena de chá de leite achocolatado

Para a mousse de chocolate:
- 4 ovos
- 1 pasta de chocolate para sobremesa (usei da Nestlé)
- 2 colheres de sopa de açúcar em pó
- 1 café
- 3 folhas de gelatina
Para a mousse de café:
- 2 pacotinhos de natas (400 gr.)
- 120 gr. de açúcar em pó
- 1 café
- 2 colheres de chá de café solúvel
- 1/2 chávena de café de licor Baileys ou whishy
- 4 folhas de gelatina
Para a espuma branca:
- Retirar cerca de 120 gr. de nata batida do preparo anterior
- 1 folha de gelatina
- 2 gotinhas de extracto de baunilha


Começar pelo bolo. Bater as claras em castelo com uma pitada de sal. Reservar. Bater as gemas com o açúcar até obter uma mistura fofa e esbranquiçada. Juntar o chocolate em pó e o óleo. Envolver bem e acrescentar a farinha peneirada. Finalmente juntar as claras delicadamente. Levar ao forno em forma barrada de manteiga e polvilhada de chocolate em pó. Quando estiver cozido retirar da forma e colocar num aro em cima do prato de servir. Picar o bolo com um garfo e regar com o leite achocolatado. Reservar.
Preparar a mousse de chocolate. Derreter o chocolate no micro ondas. Juntar o café quente. Adicionar a gelatina previamente demolhada. Juntar as gemas uma a uma batendo bem entre cada operação. Bater as claras em castelo bem firme. Juntar o açúcar e bater mais um pouco até obter um merengue forte. Juntar o preparo de chocolate delicadamente. Colocar a mousse em cima do bolo que deve estar completamente frio. Reservar no frigorífico.
Bater as natas até obter ficarem bem firmes. Retirar cerca de 100 a 120 gr. e juntar o açúcar em pó, as gotas de baunilha e a gelatina previamente demolhada e derretida no micro ondas. Colocar em cima da mousse de chocolate que já deve estar solidificada. Fazer um café (bica) e juntar o café solúvel e o licor ou whisky. Posteriormente adicionar a gelatina que se demolhou e derreteu no micro ondas. Juntar ás restantes natas o açúcar em pó. Envolver o café ao chantilly delicadamente. Colocar por cima da espuma branca. Levar ao frio de um dia para o outro ou no mínimo 4 a 5 horas.
Decorar gosto. Fiz um cone com papel vegetal e decorei com um pequeno quadriculado e com uma rosetas de chocolate.
Depois, bem depois é só tirar o tempo para se deliciar com esta requintada poesia de outono =)
Apreciação: Tal como já referi aliei a diferentes camadas combinando 2 grandes sabores: o chocolate e o café que, quanto a mim, se completam-se maravilhosamente bem. A apresentação é excelente. Portanto só me resta aconselhar-vos a experimentar. Vão ver que vale mesmo a pena! Vá mãos á obra. Aguardo os vossos comentários =)
Fonte: uma cabecinha pensadora hihihiihihihii










26 comentários:

Martuxa disse...

Fiquei completamente rendida a esta sobremesa. As fotos dão vontade de "atacar" o monitor ihihi

Anónimo disse...

Muito lindo,mais uma vez parabens!!!Bjs

Amora disse...

Primeiras!!!!

Ai Louvado Seja o Senhor!!! Isto etm um aspecto divinal?!!! Até já estava perdida com tantas camadas de bolo, mousse, espuma....Oh pá: és uma Verdadeira Fada.

Parabéns

Carla disse...

uauuu parabéns Nanda, este bolo ficou lindíssimo! Desde a combinação de ingredientes à decoração, tudo perfeito!

bjs, boa semana

risonha disse...

e que grande cabecinha!!!
estás de parabéns amiga, isto é um espectáculo!
agora ando numa de "corte de calorias" mas esta receita não me escapa pelo Natal!

ameixa seca disse...

Nanda, é realmente uma bela poesia de Outono que é a minha estação favorita :)
Esta poesia tem mesmo que ser divulgada... ainda vais ganhar um prémio nóbel com tanta arte ;)

Anónimo disse...

Acabada de chegar da minha Beira onde o frio também já chegou em força,deparo-me com esta maravilhosa e apetitosa Poesia de Outono! Parabéns Nanda, pela sua Arte e Sensibilidade, pelo seu Bom Gosto e Alegria de Viver!Bjs. Bombom

Unknown disse...

Que maravilha de estação do ano, nunca pensei gostar tanto do Outono e desta poesia de café e chocolate... deliciosaaa!
Parabéns, está lindo e imagino o sabor...
Beijocas***

Xana Bértolo disse...

Nanda,
Parabéns pela originalidade :)
Esta sobremesa está 1 tentação mesmo...
bjinhus

Kláudinha disse...

eu li mousse de cafe perfumada com baileys e já não consigo pensar em mais nada... hum aliado ao chocolate deve ser........

♥ mesa para 4 disse...

Estás uma chef pasteleira 5 estrelas ...adorei...um grande beijinho

Anónimo disse...

NoOsso Deus, que maravilha!
Esta receita me encheu os olhos...
E a boca d'água, é claro! =]
Vou fazer o mais rápido possível sim!

Adoro o seu cantinho Nanda...
Apesar de vc estar curtindo uma chuvinha aí, aki está muito calor!
todos torcendo para que caia uma gotícula que seja de chuva...

O seu blog está ótimo!
Suas receitas e textos estão de parabéns!!!

Bjs em seu coração.

Anónimo disse...

Parabéns pela sinfonia de cores que estas receitas nos enchem os olhos, isto para não falar do aspecto e da água que vai crescendo na boca. É linda a Poesia do Outono e deliciosa, falo com a experiencia de quem lhe deu uma trinca. Que sortuda ter uma amiga muito prendada.
Bjos
São

Natália Eleutério disse...

Nota 10, simplesmente divino, bjs

Tina disse...

Bem...desde que eu vi esta poesia, fiquei rendida. Já tenho os ingredientes todos, acho que amanha logo de manhã vou fazer, para o almoço de Domingo. Parabéns Nanda!!!

Beijinhos
Tina (Lua de Sabores)

Tina disse...

Passa no meu blog, deixei lá um desafio.
Beijinhos
Tina
Lua de Sabores

Maria Vitamina disse...

Eu nem vou falar no sabor que deve ser divinal, fico-me pela decoração que é simples e muito bonita. Meus parabéns, é uma excelente sobremesa! Bjs

Edilia disse...

Nanda,fiquei encantada com a sua habilidade para fazer essa obra prima.Parabéns e continue assim.sou fã de seu blog.
Edilia

"Manjares da Manu" disse...

Linda a sua sobremesa, realmente deve ficar uma delícia!!! Combinação perfeita!!!
Gostei muito do seu blog!!!

Bjs...

Luisa Alexandra disse...

Experimentei esta receita da Poesia de Outono e gostei imenso do resultado final.
Os meus parabéns pela receita, é mesmo fantástica!

disse...

Estou sem palavras!!!!

Será mesmo possível!?

Com esta coloquei-te logo na minha lista de blogs favoritos.

MUITOS MAS MUITOS PARABÉNS!

Anónimo disse...

Que bela e deliciosa sobremesa, adorei.
Abraços

Ana Powell disse...

Uum luxo de sobremesa.
Divinal x

Anónimo disse...

Parabéns! O bolo tem muito bom aspecto.

Ca em Casa disse...

Que delicinha, parabens !!!

Anónimo disse...

Minha Rainha Pomba Gira Maria Padilha, Rainha das sete Encruzilhadas, peço assim: vá ONDE (E.A.) estiver e faça com que ela não descanse enquanto não falar comigo, pelos poderes da terra, pela presença do fogo, pela inspiração do ar, pelas virtudes das águas, invoco as 13 almas Benditas.
Pela força dos corações sangrados e das lágrimas derramadas por amor, para que se dirija até onde (E.A.) estiver nesse momento, e traga seu espírito até mim, amarrando-o definitivamente ao meu. Que (E.A.) me dê muito amor, carinho e queira ficar apenas comigo. Que (E.A.) jamais deseje outra pessoa, e que elE tenha olhos só pra mim. Salve Pomba Gira Maria Padilha, Rainha das sete Encruzilhadas, te peço assim: Gira, vai mulher girar, gira ao meu favor, gira ao meu favor e traga (E.A.) pra mim (M.G.). E pedindo assim: Ar move, fogo transforma, água forma, terra cura, e vai girando, e a roda vai girando, vai trazer para mim (E.A.) de volta o mais rápido possível, louco e muito apaixonado, que dessa vez ele volte definitivamente pros meus braços.
Que (E.A.) ame somente a mim e me faça muito feliz que seja muito carinhoso comigo, que não consiga olhar para nenhuma outra que não seja eu (M.G.). Que se sinta bem somente ao meu lado, que sinta minha falta e venha ao meu encontro, e me peça para que eu nunca o abandone.
Que (E.A.) sinta tesão somente por mim, e não consiga parar de pensar em nós dois juntos. Que (E.A.) queira ficar somente comigo. Assim seja assim será, assim está feito.
Salve Pomba Gira, Salve Sete Saias. Salve suas irmãs, Maria Mulambo, Maria Padilha Arrepiada, e todas as outras da Falange. Salvem Sete Saias, minha boa amiga, mulher de Sete Exus, defensora de todos os seres. Salve Sete Saias, minha boa e gloriosa princesa, conheço a tua força e o teu poder, te peço atenda o meu pedido. Que (E.A.)) não durma e não descanse se não tiver a certeza que estamos juntos, que o corpo de (E.A.)) queime de desejo por mim. Que (E.A.) fique cego para outras mulhere, que ele não consiga ver ninguém como mulher, que outras mulheres nunca consigam chamar atenção dele, somente eu terei esse poder.
Que (E.A.) não consiga nunca ter desejo e nem fazer sexo com outra mulher. Que se ele tentar fazer ele não terá prazer, e que ele desista. Que (E.A.) me assuma de vez em seu coração. Faça Maria Padilha Rainha da sete encruzilhadas com que (E.A.) sinta-se bem somente em ouvir minha voz. Que (E.A.) sinta por mim um desejo fora do normal como nunca sentiu por ninguém e nunca sentirá. Pelos Sete Exus que acompanham seus passos, rogo e suplico que amarre (E.A.) no Sete nós de sua saia, e nos Sete guizos de sua roupa, somente para mim (M.G.).
Agradeço por estar trabalhando ao meu favor e vou divulgar seu nome em troca desse pedido minha gloriosa pomba gira. Maria Padilha traga (E.A.) para mim hoje, agora e sempre fazendo com que ele se torne meu definitivamente.
Ainda que (E.A.) resista, que com seu poder Maria Padilha, rainha das sete encruzilhadas sopre o meu nome no ouvido dele para que ele me procure logo.
Que (E.A.) não consiga parar de pensar em mim, não consiga ficar longe de mim, pois terá medo de me perder.
Que venha feito uma cobra rastejante, humilde e manso, que venha dizendo que me quer sempre ao seu lado, e assim possamos ter um bom convívio. Assim seja e assim será!
Eu profetizo em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo, que (E.A.) vai vir correndo atrás de mim, louco e apaixonado, o mais rápido possível pedindo para ficar comigo pois somente minha boca terás vontade e prazer de beijar. (E.A.) você vai me assumir de vez em seu coração. Confio no poder das falanges da Pomba Gira,Rainha das sete Encruzilhadas , cada vez que for lida essa oração, mais forte ela se fará, estarei publicando está oração como oferenda, pedindo que me conceda o pedido de fazer com que (E.A.) fique para sempre comigo.
Sei que os Espíritos da Falange da Pomba Gira já estão soprando o meu nome no ouvido de (E.A.), e ele não conseguirá fazer nada se não falar comigo. Confio no poder das Sete Encruzilhadas, e vou continuar divulgando essa oração poderos