segunda-feira, 25 de agosto de 2008

Tarte de morango para celebrar a Romaria de Nossa Senhora da Agonia!

O fim de semana passada, Viana do Castelo foi palco da maior romaria do país - Nossa Senhora da Agonia. Este ano ainda mais caprichada pois Viana fazia nada mais nada menos do que 750 anos. Não faltamos ao convite e tentamos usufruir destas festividades sempre tão coloridas e animadas. Tirei pouquissimas fotografias (pffff esqueci :( ) Para o ano tentarei fazer melhor prometo. Deixo-vos aqui algumas das que ainda consegui tirar :) :

Á entrada da cidade um magnifico coração típico da ourivesaria Vianense. Á noite ficava todo iluminado parecendo uma enorme jóia em ouro. Parabéns ao seu autor (ao vivo era bem mais bonito acreditem!).






Aqui estão os gigantones, um casal vestido com o traje tipico... Para terem uma ideia do tamanho pedi ao meu marido e as minhas amiguinhas lindas para posarem. Vejam o tamanho! "O gigantone é um boneco de figura humana com 3,5 a 4 metros de altura. O boneco tem uma estrutura que permite ser “vestido” e manuseado por uma pessoa no seu interior. A cabeça de grandes dimensões, feita de pasta de papel, e o resto da estrutura podem atingir trinta quilos, peso suportado pelos ombros do manuseador.
Os gigantones não aparecem sozinhos, mas em par ou grupos de casais (como aqui), envergando trajes de cerimónia ou populares, e desfilando ao ritmo de música tocada por Zés-Pereiras. (in Wikipédia)


Os cabeçudos, mais pequenos do tamanho de uma pessoa com uma cabeça enorme e desproporcional relativamente ao corpo. "A cabeça, também feita em pasta de papel, é usada como uma espécie de capacete, e as roupas são mais informais e coloridas que as dos gigantones. Com maior liberdade de movimentos que os gigantones, os cabeçudos dançam e movimentam-se alegremente como um rancho de filhos ou uma corte animada" (in Wikipédia).








E como não poderia deixar de ser, para homenagear Nossa Senhora da Agonia com toda a sua alegria e cor, fiz uma tarte bem colorida e saborosa vejam:






Para esta pequena maravilha precisamos de:

- 1 massa folhada de compra

- 1 litro de leite meio gordo

- 6 gemas

- 6 colheres de farinha

- 8 colheres de açucar

- Extracto de baunilha ou açucar baunilhado

- 1 colher de manteiga

- morangos q.b.

- doce de morango ou geleia de marmelo ou outro a gosto



Colocar a massa folhada numa tarteira e furar o fundo com a ajuda de um garfo. Colocar todos os ingredientes numa panelinha e dissolver tudo com a varinha mágica. Levar ao lume, mexendo sempre até obter um creme bem espesso e cremoso. Deitar na tarteira por cima da massa folhada. Levar ao forno até ficar bem lourinha. Reservar. Partir os morangos ás rodelinhas e colocar na tarte e forma harmoniosa. Levar o doce ao micro ondas com umas gotinhas de água. Pincelar os morangos com este preparo. Depois... bem depois é só festejar ao sabor desta deliciosa tarte.
Mais uma fotinha?!

Vai uma fatiazinha?

E dizer que tudo começou aqui!!!


Apreciação: O estaladiço da massa folhada, a cremosidade e maciez do creme e o sabor delicioso dos morangos fazem uma combinação perfeita difícil de se resistir. Experimentem!
Fonte: Um momento de criação
Ahhh e para o ano juntem-se a todos os Vianenses e venham festejar connosco. Vale bem a viagem acreditem!!!!!!

8 comentários:

Carla disse...

Uma das coisas que gosto e valorizo muito são as tradições dos diferentes locais. Quando era pequena não gostava dos cabeçudos, metiam-me medo. Coisa de criança não é?!

bjs

Gulodices disse...

Vi uma reportagem na televisão sobre estas festas e sobre os trajes e o ouro, claro!... lembrei-me logo de ti!!!

bjks

risonha disse...

eu não quero só uma fatia... eu quero pelo menos metade da tarte para mim que eu sou muito gulosa!

Anónimo disse...

Não conheço as festas de Viana fiquei a conhecer aqui um pouquinho!!
Nestes dias de calor essa tarte é uma sobremesa muito fresquinha,sou servida pena estar tão longe!!

Bjs
Carla

mesa para 4 disse...

Nanda tudo muito bonito... e essa tarte com os morangos e tão amarelinha, como sempre, aliás...hum... tu usas ovos do campo...beijinho...adorei

Natural Naturalmente disse...

Não sabia da festa, mas na 2 feira tenho de ir até lá. Adoro a pousado no cimo da colina é lindissima. Na verdade adoro Viana.
Parabens pela tarte esta saborosa.
Um beijo
Márcia

patricia pereira disse...

Achei precioso o seu cantinho.
Delicioso e de fazer crescer água na boca.
Não somente na culinária, mas degustase deliciosamente as suas descriçoes do dia a dia, experiências.
Tudo muito encantador.
É um cantinho que com toda a certeza vou passa a visitar com frequência.
Os meus parabêns.

ameixa seca disse...

A filigrana de Viana é lindaaaa!!!
E essa tarte é maravilhosa... também quero um bocadinho ;)