quarta-feira, 13 de agosto de 2008

Bolachinhas deliciosas de chocolate

Um dia á noite recebia amigos para o café. São sempre momentos agradáveis que quebram a rotina e nos enchem de alegria. E se esses amigos tiverem filhos adolescentes como nós então é ouro sobre azul. Os serões tornam-se mágicos e o tempo parece passar a voar! A conversa corre ligeira e agradável, entrecortada de algumas gargalhadas e boa disposição. Mesmo, não estando, há sempre no ar um cheirinho a ferias e a lazer. Que pedir mais?!... Quem me conhece sabe que café lá em casa também é sinonimo de chá (não gosto de café :( ) e ... docinhos pois então! Pensei fazer um bolinho bommmm para alegria de todos mas qual... E se fizesse umas bolachinhas? Se bem o pensei melhor o fiz. Optei por dois tipos de bolachinhas: as de canela, sempre deliciosas (já postei a receita) e umas novas de chocolate que tinha visto num blog francês há algum tempo. Aqui estão as nossas amiguinhas lado a lado competindo pela preferência de todos:


O resultado final?! Ficaram empatadas, ou melhor não sobrou nenhuma hihihiiiihiihihi. Mas hoje as verdadeiras vedetas são as de chocolate:




Vamos precisar de:

- 1 chávena ( 80 g ) de cacau de boa qualidade

- 2 chávenas ( 400 g ) de açúcar

- 1/2 chávena ( 125 ml. ) de óleo vegetal (usei de amendoim)

- 4 ovos

- 2 colheres de chá de açúcar baunilhado ou algumas gotas de essência

- 2 chávenas ( 240 g ) de farinha

- 2 colheres de chá de fermento em pó

- 1/2 colher de chá de sal fino

- 1/2 chávena ( 50 g ) de açúcar em pó (glace)



Num recipiente juntar o cacau, o açúcar e o óleo. Adicionar os ovos um a um , batendo bem entre cada adição. Acrescentar a baunilha. Ao lado e noutro recipiente misturar a farinha, o fermento e o sal. Posteriormente juntar ao preparo do cacau. Formar uma bola, cobrir e levar ao frigorífico pelo menos 4 horas. Eu fiz á hora do almoço para poder fazer as bolachinhas ao fim do dia. Aquecer o forno a 350 F ( 180 C ) . Forrar o tabuleiro do forno com papel vegetal. Fazer bolinhas com a massa e envolve-las muito bem em açúcar em pó. Cozer cerca de 10 à 12 minutos até estalarem e fazer broazinhas. Não deixar cozer muito para não ficarem demasiadamente duras. Devem estar fofas ao toque :) Rende muitíssimo. Aconselho a fazerem metade da dose.
De pertinho:


Aceitem, são de coração e já agora venham daí tomar o cafézinho connosco!



Apreciação: para além de terem uma apresentação óptima são DELICIOSAS. Estaladiças por fora e tenrinhas por dentro com aquele saborzinho bommmm a chocolate hummmmmmmm.
Fonte: ADORO este blog francês : "Miam, maman cuisine" mais ainda quando li algures que a sua autora tinha origens portuguesas . A receita está aqui vejam. Muito obrigada amiga bloguista por esta deliciosa receita :)

11 comentários:

♥ mesa para 4 disse...

Querida Nanda, que delicia de bolachas eu vejo aqui e tão fotogénicas... ainda bem que voaram todinhas é bom sinal...um grande beijo

ameixa seca disse...

Que bolachinhas lindas :) Realmente devem ter ficado super saborosas ;)

Isabel Salvador disse...

Nanda amiga,como sempre bolachinhas maravilhosas minha querida,jinhos grandes amiga

sandrine disse...

bravo ! ils sont trés réussis !
merci pour le clin d'oeil. ton blog est esthétiquement très beau, je regrette que ma maman (portugaise) ne m'ai jamais appris la langue pour pouvoir le découvrir de façon plus approfondie.
bises

Kláudinha disse...

hummm nham nham

Anónimo disse...

Que delicia, o seu post fez-me viajar aos tempos de criança!!
Todas as semanas faço um bolo a receita é sempre tirada dos blogs esta vai ser a proxima!!
A Nanda tem um carinho especial pelos seus leitores demonstra-o com os seus posts sempre tão elaborados e cuidados parabéns por ser assim!!



Bfs
Carla

Carla disse...

Bom bom! Já fiz umas bolachas de chocolate parecidas e eram uma autêntica tentação. Só parámos quando não havia mais =P

As de canela nunca fiz mas já copiei a receita para experimentar =)

bjs

Unknown disse...

Nanda ha muito que tento te deixar um comentario mas não sei porque nunca consigo. Também para mim é um prazer receber amigos e família em casa, afinal são os momentoa mais genuínos que conseguimos ter com as pessoas que nos rodeiam. Adoro este teu cantinho e já muito aprendi contigo. Beijinhos

Ana disse...

eu como sou muito atrevida aceito. posso tirar duas???

bjks

Nela disse...

Olá Nanda, olhe entrei atrávez do blog da Sónia, e vim sem ser convidada, claro está,mas adorei a sua cozinha tem doces fáceis e muito bons, parabéns mesmo, vou voltar mais vezes.Fique bem boa semana.

Cristina Momentos Preciosos disse...

Nanda,fiz esta receita e as ditas bolachas ficaram maravilhosas,tenho que as fazer novamente,bjs
Cristina