quinta-feira, 6 de novembro de 2008

Congro vestido de vermelho para encantar

No fim de semana passado tivemos a sorte de ter a companhia agradabilíssima da minha irmã e cunhado. Passeamos, conversamos, rimos muito. Foi muito bom! No domingo resolvemos ir até ao Castelo do Neiva, um pequeno porto piscatório da freguesia vizinha á nossa. Adoramos ver a chegada dos barcos de pesca e queríamos partilhar essas experiência com eles. É sempre um emocionante observar os homens do mar regressar após uma longa madrugada de trabalho árduo. O cheiro a maresia, a peixe fresco é inesquecível. Ás vezes compramos algum peixito outras não limitando-nos ao prazer de ver. Domingo no entanto viemos carregados de peixe até porque a minha irmã e cunhado adoram peixe e queríamos que aproveitassem para se deliciarem com peixinho acabo de ser pescado. Entre eles trazia um congro, em algumas zonas do pais também conhecido como safio, peixe muito apreciado pelo marido. Depois de amanhado resolvi alegra-lo com um pouco de cor; E como o vermelho casa muito bem com o preto e o branco, pensei porque não?!... Cá está ele bem colorido:


Vamos precisar de:
- 1 posta de congro por pessoa (aqui para 4)
- 3 tomate maduros
- 1 a 2 colheres de polpa de tomate (uso q.b. pimentos)
- 1/2 colher de sobremesa de massa de pimentão (a minha é caseira)
- 1/2 pimento vermelho
- 1 cebola grande
- 3 dentes de alho
- louro, sal
- azeite q.b.

No fundo do tacho colocar o azeite e a cebola ás rodelas. Quando a cebola ficar translucida acrescentar o alho picado finamente, o tomate sem peles nem grainhas cortado aos cubinhos, o pimento sem grainhas cortado aos cubinhos, a polpa de tomate, a massa de pimentão e o louro. Deixar cozer tudo até os legumes ficarem macios, colocar então o peixe e temperar de sal. Deixar cozer lentamente. Servir com batata e legumes cozidos em agua e sal. Servir bem quente.






Apreciação: Este peixe é muito saboroso e casa muitíssimo bem com o sabor do tomate e pimento. O molho fica espesso e levemente aveludado. Fico muito bom. Até a filhota que não é muito apreciadora de congro gostou! Experimentem é muito bom mesmo.










Fonte: uma cozinha minhota










15 comentários:

Luciana Macêdo disse...

Também é o peixe preferido do meu marido, mas aqui em Brasília não é fácil encontrá-lo. Gostei muito do molho, fácil e saboroso.
Bjs!

anna disse...

Nandinha, não sabia que congro e safio eram o mesmo peixe... santa ignorância!
Temos uma relação dificil com esse senor peixe, por causa das espinhas. Só costumo usar 1 posta na caldeirada, porque dá um sabor bom.
Gostei muito do nome que lhe arranjaste!
Beijinhos.

Cininha disse...

Adoro esse peixe feito assim,já há um tempo que não faço.
Fica o registo.
bjs:-)

ameixa seca disse...

Cá em casa costumamos comer mas, normalmente, fazemos cozido com batatas e feijão verde. Este com molhinho vermelho deve ficar muito bom :)

Xana Bértolo disse...

Nanda,
Esse peixe tem um aspecto tão fresco k apetece comer... Tá muito apetitoso memso :)
bjihnus

Amora disse...

Um grande beijinho para a Olívia (certo?)

Pois nós congro, só na Noite de Natal (cozemos sempre, com o bacalhau e batatas)

Anónimo disse...

Olá Nanda não conheço o congro costumo fazer essa receita com pescada ou Maruca tambem fica muito bom, por aqui zona sul numca vi na praça esse peixe!!!

O doce do post abaixo deve ser divinal!!!

Beijinhos
Carla

Anónimo disse...

Cá estou eu outra vez Nanda gostava da receita do lombo recheado não consegui descobrir, no sábado vou ter um jantar em casa e gostava de caprichar o seu catinho vais er a minha inspiração!

Bjs
Carla

Cristina Momentos Preciosos disse...

Adoro o sabor do congro,quando eu era pequena o meu pai tinha um fascinio que era pescar,e muitas vezes lá vinha ele com os congros e a minha mãe por norma fazia caldeirada,e lá entrava os pimentos e os tomates hum que bom.
Beijinhos

Maria Vitamina disse...

Oh, Nanda com fotos destas deixas o pessoal todo a salivar, este peixinho tão branquinho envolto em molho está de arrasar! ;) Bjs

Anónimo disse...

Oi Nanda, tudo bem? tem um Selo para você lá no meu blog, passa lá para pegar.
Abraços

Karla Maria disse...

Nanda,
esse cantinho tem cada delícia, uma melhor que a outra.
O que são esses post´s, amiga?
Puro pecado da gula.
Bjs

Kláudinha disse...

olá :) surpresa no blog dos piratas beijinhos

Cininha disse...

Também gosto muito de congro/safio feito assim, mas já há algum tempo que não faço.
Bjs :-)

R.correia disse...

adoro congro.....cozido, estufado e agora esta tua receitinha