Novembro chegou com a chuva e o frio que o caracterizam. Mas não veio só, pela mão trouxe as castanhas estaladiças bem assadinhas, a agua pé, as lareiras acesas e o aconchego do lar. Vestiu-se de castanho, bordeau e amarelo. Veio para ficar! Sente-se em casa é outono... =) O seu colega Dezembro espreita pela porta está apressado pois quer introduzir o inverno. Mas Novembro ainda acabou de chegar... Está muito bem instalado, e sem pressa nenhuma de se ir embora! Portanto aproveitemos a sua companhia e tranquilidade pois o Sr. Dezembro promete trazer alguma agitação =)
Em homenagem ao recém chegado Novembro criei uma sobremesa com as suas cores: castanhos e beges, cores completamente apropriadas a época. Chamei-lhe: poesia de Outono. Um nome especial para uma sobremesa especial vejam:

Aliei o sabor do chocolate ao de café criando 4 diferentes camadas:
- bolo do chocolate húmido,
- Mousse de chocolate leve,
- camada fina de espuma branca,
- Mousse de café perfumada com Baileys.

Vamos as compras?
Para o bolo de chocolate:
- 4 ovos
- 4 colheres de sopa de açúcar
- 3 colheres de sopa de farinha
- 3 colheres de chocolate em pó
- 3 colheres de sopa de óleo
- 1 chávena de chá de leite achocolatado
Para a mousse de chocolate:
- 4 ovos
- 1 pasta de chocolate para sobremesa (usei da Nestlé)
- 2 colheres de sopa de açúcar em pó
- 1 café
- 3 folhas de gelatina
Para a mousse de café:
- 2 pacotinhos de natas (400 gr.)
- 120 gr. de açúcar em pó
- 1 café
- 2 colheres de chá de café solúvel
- 1/2 chávena de café de licor Baileys ou whishy
- 4 folhas de gelatina
Para a espuma branca:
- Retirar cerca de 120 gr. de nata batida do preparo anterior
- 1 folha de gelatina
- 2 gotinhas de extracto de baunilha
Começar pelo bolo. Bater as claras em castelo com uma pitada de sal. Reservar. Bater as gemas com o açúcar até obter uma mistura fofa e esbranquiçada. Juntar o chocolate em pó e o óleo. Envolver bem e acrescentar a farinha peneirada. Finalmente juntar as claras delicadamente. Levar ao forno em forma barrada de manteiga e polvilhada de chocolate em pó. Quando estiver cozido retirar da forma e colocar num aro em cima do prato de servir. Picar o bolo com um garfo e regar com o leite achocolatado. Reservar.
Preparar a mousse de chocolate. Derreter o chocolate no micro ondas. Juntar o café quente. Adicionar a gelatina previamente demolhada. Juntar as gemas uma a uma batendo bem entre cada operação. Bater as claras em castelo bem firme. Juntar o açúcar e bater mais um pouco até obter um merengue forte. Juntar o preparo de chocolate delicadamente. Colocar a mousse em cima do bolo que deve estar completamente frio. Reservar no frigorífico.
Bater as natas até obter ficarem bem firmes. Retirar cerca de 100 a 120 gr. e juntar o açúcar em pó, as gotas de baunilha e a gelatina previamente demolhada e derretida no micro ondas. Colocar em cima da mousse de chocolate que já deve estar solidificada. Fazer um café (bica) e juntar o café solúvel e o licor ou whisky. Posteriormente adicionar a gelatina que se demolhou e derreteu no micro ondas. Juntar ás restantes natas o açúcar em pó. Envolver o café ao chantilly delicadamente. Colocar por cima da espuma branca. Levar ao frio de um dia para o outro ou no mínimo 4 a 5 horas.
Decorar gosto. Fiz um cone com papel vegetal e decorei com um pequeno quadriculado e com uma rosetas de chocolate.
Depois, bem depois é só tirar o tempo para se deliciar com esta requintada poesia de outono =)
Apreciação: Tal como já referi aliei a diferentes camadas combinando 2 grandes sabores: o chocolate e o café que, quanto a mim, se completam-se maravilhosamente bem. A apresentação é excelente. Portanto só me resta aconselhar-vos a experimentar. Vão ver que vale mesmo a pena! Vá mãos á obra. Aguardo os vossos comentários =)
Fonte: uma cabecinha pensadora hihihiihihihii