Hoje vou falar-vos duma receita tipicamente minhota que os filhotes e marido adoram. É optima para uma refeição em familia ao domingo por exemplo. Aqui está a minha sugestão: "arroz de cabidela"
Precisamos de:
- 1 frango caseiro
- 1 cebola picada
- 2 dentes de alho picados
- azeite
- arroz carolino
- vinho branco
- sangue de frango
- sal, pimenta, colorau (muito pouquinho), louro, tomilho
- sumo de meio limão
Cortar os frango ao quartos. Refogar a cebola e o alho no azeite até ficarem lourinhos. Acrescentar um golinho de agua e tapar deixar uns segudinhos. Colocar o frango e acrescentar os temperos. Deixar alourar o frango. Mexer de vez em quando para que fique coradinho de todos os lados. Refrescar com o vinho, tapar e deixar cozer até ficar tenro. Caso necessário poderá acrescentar um pouco de água quente se começar a secar muito. Quando estiver cozido retirar da calda e reservar. Juntar água quente necessária para cozer o arroz pretendido (mais ou menos 3,5 medida de água para 1 de arroz). Atenção este arroz deve ficar bem soltinho. Quando a água ferver bem acrescentar o arroz. Quando estiver quase cozido, acrescentar o sangue coado mexendo bem para não coagular. Deixar mais uns segundinhos, rectificar os temperos. Antes de servir acrescentar o sumo de limão e polvilhar com cominhos. Mexer bem, servir de emediato. Há quem goste de juntar o frango ao arroz, eu prefiro servir á parte. É uma questão de gostos ;) Sentem-se confortavelmente apreciem este pratinho mas sobretudo a companhia!
O franguinho prontinho:
Apreciação: É um prato tipico da nossa região. Lá em casa todos adoramos. Como costumo dizer sabe "ao antigamente" :)
13 comentários:
que diferente!!!! arroz carolino é algum arroz especial? fiquei na duvida... marinheira de primeira viagem é assim mesmo... rsrsr bjkas dani
Para a próxima, convide-me...
Nanda mas que comidinha boa! As rápidas melhoras para a filhota.
bjs
Deixei-lhe um desafio no meu blogue, se quiser participe!
bjs, boa 5ªf!
ADORO!!!!!!!!!!!!
Foi nosso almoço na Segunda-feira ,mas mesmo assim ,colei no ecrã...rsss!!!!!
Bom fim-de-semana
Bjs
Querida Gatinha na cozinha,
arroz carolino é um tipo de arroz sim. é um grão redonda e que faz engrossar a calda, ao contrario do arroz agulha por exemplo :)
Querida Goretti,
claro!
Querida Carla,
sim uma comidinha boa. Obrigada pelos votos de melhoras :)
Obrigada pelo desafio :)
Querida Kini,
Até eu, não me importava nada q fosse novamente o nosso jantar hoje hihihih
Beijinhos a todas
Smackkkkkk
Eu sei quem ía gostar muito deste pratinho! O J. adora arroz de cabidela! Apesar de eu não comer tenho que reconhecer q adorei o post. Bjs
Olá Nanda!!!
Penso que és a Nanda dos "Petiscos" e hoje visitei o teu "blog"... está lindo!!! e não
é que fizeste o meu prato preferido? adoro este arroz, aliás eu adoro arroz... e que bom aspecto ele tem... as melhoras dos filhotes. Bjs.
MALICE
Adoro arroz de cabidela! É um dos meus pratos favoritos e quando estou na aldeia (em Castelo Branco) faço sempre que consigo uma galinha. Sim, que este prato não dá com frangos de aviário!E a propósito de arroz Carolino, usem e abusem porque é Português.O agulha não.
A Nanda tem toda a razão quando diz que nem temos tempo para saborear o bom que é ser Mãe ou Pai.Mas por vezes não é pela falta de tempo, é pela ansiedade com que queremos que tudo lhes corra bem. Isso quase que nos "afoga" e não nos deixa o coração livre para deixar o tempo correr e ficarmos a "senti-los" crescer, com o coração em paz.
Vi no portal da C.Municipal de Obidos as notícias do Festival do chocolate.Foi lá que vi a notícia do Concurso de Montras de Chocolate e achei graça por uma ser de Viana do Castelo. O nome indicado era Pastelaria Ameadela. Há também uma em Coimbra, Leiria e Lisboa (Quente e Bom - Linda a Velha).
Não commo cabidela desde criança... tchiiiiii!!!
A minha mãe fazia muito bem, a mim faz-me confusão comprar o frango com aquela saqueta de sangue... sorte a tua que tens franguinhos caseiros!
As melhoras da tua Ana e beijinhos.
Nandinha...eis a tua primeira receita a que "torço" o nariz...mas por culpa minha que não sou capaz de comer "coisas" com sangue.... desde pequena que é assim....
Beijinhos
Fátima
Eu servia-me já, adoro arroz de cabidela.Mas só como quando a minha mãe me faz,cá em casa ninguém gosta e eu para mim sozinha não faço.Claro o seu está demais(até me ficou a crescer água na boca)...beijinhos doces
ta um espectaculo...
mas uma vez comi em casa não sei de quem... e eu e a minha mãe iamos morrendo de tão dispostas que ficamos.
nunca experimentei a fazer...
talvez experimente para a proxima que matar galinhas.
A quantidade do sangue... é muito?
Enviar um comentário