sexta-feira, 16 de novembro de 2007

Lombos de pescada gratinados

Acabei de ouvir na rádio Renascença - chuva para domingo á tarde. Será? Fui espreitar á net o estado de tempo para este fim de semana -confirma-se! Não só para domingo á tarde como também para sábado á tarde, pelo menos aqui no Norte, finalmente! Já me estou a ver no quentinho de casa de pantufas, com o nariz colado ao vidro a ver a chuva cair e com cheirinho a bolo acabado de fazer. AHHH pois porque isto de chover tem que ter alguma compensação. Um bolinho saboroso, um cházinho ou leitinho quente, um bom filme... Mas prometo que não me vou esquecer de sorrir para a minha amiguinha Chuva e saudar as nuvenzinhas. Entretanto vou aproveitando esta 6ª feira com solinho hihihihi. Até porque 6ª feira com sol é muito bom. Preparamos-nos para ir de fim de semana com um sorriso nos lábios. Vou ter um conversa com o companheiro sol, vou dizer-lhe o quanto gosto dele mas que deve ir descansar um pouco pois tem trabalhado tantooooo... Mas que esperamos revê-lo brevemente mais belo do que nunca :)
Hoje trago-vos uma receita que retirei do Blog da Fátima. É um prato com uma excelente apresentação, que se pode fazer com antecedência, portanto óptimo para receber amigos. Em vez das batatinhas da minha amiga fiz puré. Reparem:
Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket


Vamos precisar de:

- Lombos de pescada (usei frescos)

- 1 cebola pequena picada para mim

- 2 dentes de alho picado

- 1 folhinha de louro

- azeite

- limão

- farinha q.b.

- camarão pequeno congelado e cozido (eu salteei com um fiozinho de azeite e alho)

- batatas

- leite

- maionese

- pimento

Começar por colocar as batatas a cozer para fazer o puré. Temperar os lombos com alho, sal e limão (eu preferi em vez do limão leite). Passar o peixe por farinha e fritar lentamente. Reservar. Entretanto, acabar de fazer o puré. Passar as batatas pelo passe-vite. Tenho um eléctrico, uma grande invenção. Acrescentar o leite morno, uma gema de ovo e um pouco de manteiga, polvilhar com um pouquinho de noz moscada, rectificar os temperos.Não deixar o puré muito liquido. Reservar. Entretanto, Deitar num fiozinho de azeite a cebola, o alho e o louro. Quando a cebola ficar translucida, deitar no tabuleiro de servir. Colocar por cima deste preparo o peixe e o camarão. Encher um saco de pasteleiro com o puré e colocar graciosamente aos montinhos á volta dos filetes. Por cima de tudo, barrar com a maionese (usei muito pouquinha mesmo), por cima pimento vermelho ás tirinhas e azeitonas (esqueci) . Levar ao forno a gratinar. Servir imediatamente

Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket



Apreciação: Este prato é muito festivo. Os miúdos comem peixe sem dar por isso. O peixe fica delicioso. Aproveitem para experimentar este fim de semana... Enquanto chove :)

Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket

Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket



Fonte: Mais uma receitinha do blog da minha amiga Fátima
Antes de terminar este post quero desejar a todos um excelente fim de semana, se possivel com chuvinha. Aproveitem para cozinhar e passar momentos agradáveis com a familia e amigos. Vou fazer o mesmo. Até 2ª feira. Beijinhos para todos. Smackkkkkkkk
Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket

5 comentários:

DocesCozinhados disse...

Eu já fiz esse peixinho e adorei!
Fica com um saborzinho delicioso!!!
Recomenda-se mesmo!
Beijinhos e bom fim de semana Nandinha

Mónica disse...

hummmm... que cheirinho gostoso que vem deste blog e chegou até ao meu, hihihi

Bom fim-de-semana! Beijinhos

Natércia Ramalho disse...

Nanda não é preciso dizer que adoro a sua cozinha pois tanto que por minha vontade fazia todas as suas receitas me desculpe mas tenho que fazer estes lombos de pescada devem ser uma maravilha.um beijo Natércia...

Kutxy-Kutxy disse...

Olá Nanda!
Os olhos também comem...e muito!E abrem o apetite, e realmente os teus cozinhados são de crescer água na boca!Obrigada pelos comentários no meu blog,são sempre muito queridos!
Beijinhos, Sandra, Fernanda e Francisco

m@ria...m@rie...m@ry disse...

ola Nanda!!!

realmente é uma sortuda... os jantares com os amigos nunca são demais! espero que se divirta! ah é verdade... afinal hoje nao choveu!!! mas está tanto frio... acho que essa pescada gratinada vai aquecer o estômago a muita gente!

;)