segunda-feira, 21 de janeiro de 2008

folhadinhos de alperces / Oranais aux abricots

Depois de um fim de semana cheio de sol, temos uma 2ª feira também cheia de sol!!! Tão bommmmmmm, que pedir mais?! Já cheira a primavera! Eu sei, eu sei que ainda falta precisamente dois meses para que isso aconteça, mas digam lá se não é tão, mas tão agradável este tempinho. Sim porque, depois duns dias tão molhadinhos e tristonhos, o nosso amigo sol fez uma entrada triunfal, mais bonito e resplandecente do que nunca. Ontem, eu e o maridão fomos até á praia. O mar estava revolto mas em contrapartida estava um dia esplêndido. Sem vento, apenas um solzinho bom que nos acariciava a face. Deixamos-nos estar assim sentados dum dos bancos virados para o mar, esquecidos do tempo. Falamos, falamos, quando saímos de lá o sol começava a por-se, em contrapartida sentimos-nos completamente revigoradas, tínhamos recarregado as baterias para uma nova semana que estava prestes a começar.

Este solinho para alem de ter dado para secar imensa roupa, para arejar a casa , para sair um pouco de casa, deu-me vontade de fazer uma sobremesa alegre, ela também cheia de sol - uns folhadinhos deliciosas de alperces, os franceses chamam a estes bolinhos "Oranais aux abricots"

vejam só se não brilham como o sol...


Photobucket

Vejamos se temos tudo:
- 500 gr. de massa folhada
- 1 lata grande de alperces em calda
- 1 gema de ovo
- açúcar em pó ou em pérolas
- doce de alperces ou outro


Creme de pasteleiro:
- 25 cl. de leite
- Açúcar baunilhado
- 55 gr. de açúcar
- 20 gr. de Maïzena
- 2 gemas

Começar por preparar o creme de pasteleiro: Ferver o leite com o açúcar baunilhado. bater as gemas com o açúcar até a mistura ficar fofa e esbranquiçada, juntar a Maïzena. Verter o leite fervido batendo rapidamente. Voltar a colocar tudo na panela e levar ao lume, mexendo sempre até engrossar. Depois retirar do lume. Eu costumo bater uns segundos com a batedeira electrica para que fique mais leve. Deixar arrefecer.
Photobucket

Escorrer a fruta. Se gostarem colocar uma colerzinha de xarope no creme de pasteleiro, eu não achei necessário. Limpar os alperces com papel absorvente para retirar todo o liquido. Estender a massa e cortar a massa em rectângulos mais ou menos iguais. Colocar o creme de pasteleiro em cima de cada rectângulo na diagonal como na foto:
Photobucket

Colocar 3 meios alperces em cada rectângulo:
Photobucket

Dobrar os cantos livres por cima dos alperces

Photobucket


Pincelar com a gema batida e polvilhar com açúcar

Photobucket
Aquecer um pouco de doce de alperce e pincelar a fruta, eu esqueci :( Deixar amornar (se possível) antes de os devorarrrrr

Photobucket

Photobucket

Quase totalmente devorado

Photobucket

Apreciação: Embora os alperces sejam ligeiramente mais ácidos do que os pêssegos ficam muito mais bonitos (por serem mais pequenos) nestes bolinhos. A massa folhada estaladiça, o creme de pasteleiro macio e a fruta doce fazem um trio embativel. É muito difícil resistir-lhes. São realmente um pecado, mas um pecado muitooooo saboroso



Fonte: Do fantástico blog da Mimime, vejam aqui. Merci Mimime pour cette delicieuseeeeeee recette. A la maison, on a tous adoré!!! :)


Photobucket


Desejo a todos uma excelente semana de trabalho, se possível cheia de sol :)

2 comentários:

risonha disse...

na tua casa todos adoraram e eu tenho a certeza que na minha todos iam adorar também
mais uma receita que tive que fazer o "sacrifício" de copiar... lol

Anónimo disse...

eu que provri adorei!

mesmo bom-nota5!