terça-feira, 22 de janeiro de 2008

Arroz de pato á antiga

ADORO cinema, pena é ser cada vez mais caro :( Os meus filhos herdarem esse gosto. Desde pequeninos eram a minha companhia muito entusiasmada. Tínhamos que nos deslocar ao Porto para podermos assistir aos últimos filmes, sobretudo da Disney. No Natal então era uma ida obrigatório e sempre mágica. Cresceram... Hoje em dia preferem ir com os colegas, é normal. O maridão não aprecia muito... Fiquei sem companhia... Mas e sempre um mas... Na escola, os filhotes tem a possibilidade de poderem trazer DVDs de filmes/documentários durante o fim de semana. Ouro sobre azul, ainda por cima são todos filmes de grande qualidade, todos eles seleccionados por professores. Foi o que aconteceu o fim de semana passado. Trouxeram dois filmes mas eu só vi um: "Chocolat" com Johnny Deep e Juliette Binoche. Gostei imenso. Não sou uma grande de chocolate mas aquele filme dou-me uma enorme vontade de voltar a fazer bombons, bolos de chocolate, chocolate quente, enfim tudo, tudo com muito chocolate hihihihihi. Parecia tudo tão apetitoso. Uma história muito bonita e envolvente, regada q.b. com chocolate bem trabalhado.
Mudando radicalmente de assunto, falemos do prato principal antes de falarmos na sobremesa! Este domingo foi dia de relembrar a velha receita de arroz de pato. Hummmm tão bem que sabe! Sabe como que...como direi? Ao antigamente... aquele sabor a coisas simples e naturais. Adoro sentir o verdadeiro sabor dos alimentos sem recorrer a coisas muito complicadas. O sabor mais delicado está no que é mais simples é não é? E este arroz é um desses pratos, vejam:
Photobucket
Vamos precisar de:
- 1 pato (este caseiro)
- 1 chouriço (este caseiro)
- 1 naco de presunto (este caseiro) pode ser substituído por bacon
- arroz tipo carolino
- 1 cebola
- 2 dente de alho
- Azeite q.b.
- ramo de cheiros (salsa, louro, tomilho)
- 1 cálice de vinho do Porto (este caseiro)
Cozer o pato, o chouriço, o presunto em agua temperada de sal (mas não muita), o ramo de cheiros e o vinho do Porto (que lhe vai dar um toque mágico :)). Costumo usar a panela de pressão, é mais rápido e saudável. Depois do pato estar macio, retirar da agua juntamente com o presunto e o chouriço. Deixar arrefecer. Reservar á agua de cozer o pato que se coa. Cortar o chouriço e o presunto ás fatias e reservar. Desfiar o pato, retirando todos os ossos e peles. Reservar. Fazer um bom refogado com a cebola, o alho e o azeite. Quando estiver tudo bem lourinho deitar o arroz necessário (mais ou menos 100 gr. por pessoa) e fritar até ficar translucido. Colocar o dobro da medida de arroz em agua quente que se reservou (portanto 1 medida de arroz para 2 de agua). Deixar cozer até ficar quase cozido. Num tabuleiro de ir ao forno mas que também será de servir, pincelar com azeite ou manteiga. Colocar uma boa camada de arroz, uma camada de carne de pato desfiada, voltar a colocar arroz até acabar. Colocar por cima do arroz o presunto e o chouriço fatiado. Levar ao forno até ficar lourinho. Servir imediatamente com uma boa saladinha.
Photobucket
Photobucket
No pratinho pronto a ser devorado:
Photobucket
Apreciação: Este é daqueles pratos que se fazem ao domingos para deliciar toda a familia. É o tipo de receita que se passa de gerações em gerações sempre com o mesmo êxito. Hummmm nos adoramos. São servidos?
Fonte: Em todas as cozinhas portuguesas

6 comentários:

Ti Caty disse...

Adoro arroz de pato, este então tem um aspecto fabuloso. Não costumo fritar assim a cebola, mas vou experimentar fazer. Parabéns pelas deliciosas receitas que colocas no teu blog.

cupido disse...

Que belo Arroz de Pato! Realmente essa receita não falha; apostar na qualidade do pato e dos enchidos e ter "mão" para o arroz; esse está com um aspecto fantástico (ah, e já agora, o arroz carolino é o melhor para este prato).

Carla disse...

Nanda que coincidência, no sábado deu esse filme na RTP1! É dos meus filmes preferidos, tem uma história diferente e, claro, amo chocolate, fico vidrada a ver a fazerem-no no filme =)
E quanto ao arroz de pato... maravilhoso! Dos meus pratos preferidos!

bjs

kini disse...

Ando há tempos a prometer o arroz de pato ao meu marido e agora com estas fotos até eu fiquei com água na boca...rsss!!!
Vou ter mesmo que fazer.
Bjs

Anónimo disse...

Que apetitoso!!!!!
Vou experimentar.Aqui há muitos à venda.Eu gosto muito, é típico da Beira, mas com o chouriço e bacon deve ser ahahah... é melhor comer do que cheirar.
Abraços.
GD

risonha disse...

ás vezes eu e tu parece que andamos em sintonia... eh eh eh
no passado domingo eu e a minha filha também fizemos uma tarde de cinema, via dvd, a ver o filme "A Fábrica de Chocolate" com Jhonny Depp.
ontem também fiz arroz de pato para o jantar da minha equipa...
até parece que combinamos..
beijos