Vamos ás compras:
Base (usei massa brisée):
- 225 gr. de bolachas de chocolate ou bolacha Maria normal)
- 55 gr. de manteiga
Recheio:
- 3 gemas
- 4 colheres de sopa de açucar em pó
- 4 colheres de sopa de maizena
- 600 ml. de leite
- 100 gr. de chocolate derretido
Merengue:
- 2 claras (usei as 3)
- 100 gr. de açúcar em pó
- 1/4 de colher de café de essência de baunilha
Bora ao trabalho!
Para a base:
Picar as bolachas na picadora até ficarem em pó, incorporar a manteiga derretida de modo a obter uma massa e forrar uma tarteira de 23cm de diâmetro, pressionando bem com os dedos (na receita não dizia, mas enquanto preparei o recheio coloquei a tarteira no frigorífico). Como usei massa já pronta, forrei a forma com a massa e o papel vegetal. Piquei a base com um garfo.
Para o recheio:
Colocar numa taça as gemas, a maizena e o açúcar, bater bem e incorporar o leite aos poucos. Levar a lume brando, mexendo sempre, até espessar. Retirar do lume e incorporar o chocolate derretido. Colocar sobre a base.
Para o merengue:
Bater as claras em castelo firme. Incorporar 2 colheres de sopa de açúcar, bater bem e juntar o restante açúcar e a essência de baunilha.
Espalhar o merengue sobre a tarte, de modo a que fique com uma forma irregular (usei o saco de pasteleiro) e levar ao forno pré-aquecido a 160º durante 30 minutos, até que o merengue esteja dourado
Apreciação: A massa não sendo doce contrasta na perfeição com a cremosidade do creme de chocolate e a leveza e suavidade do merengue. Faz um trio realmente muito interessante mas sobretudo muito delicioso. Aconselho a servir esta tarte bem fresca, de preferencia deixar de um dia para o outro no frigorifico ganha na consistencia e no corte.
Fonte: Tal como já referi foi ao blog da Risonha (vejam aqui), sempre tão rico em novas e interessantes receitas, buscar esta pequena delicia. Muito obrigada colega :~) Beijinhos
Desejo a todos um excelente fim de semana prolongado. Aproveitem bem o sol!!!!!
PS- Desculpem não consigo postar as fotos mas farei isso logo, logo prometo.