quinta-feira, 24 de abril de 2008

O sol voltou! E que tal uma tarte de chocolate fresquinha!...

Finalmente o sol voltou!!!! :~) Estão a ver o bonequinho aqui ao lado pois bem sou eu (o meu nariz é ligeiramente mais pequeno acho eu...)! Não sei representar melhor o meu contentamento, estou com um sorriso de orelha a orelha. Sim daquele tipo que nos abre a alma e o coração para que eles possam sorrir também. A constipação essa continua pffffffff :~( mas a boa disposição voltou e o animo também. Agora acredito que a senhora constipação não tenha coragem de ficar perante tal cenário (bem feitinha) hihihihihi. E parece, digo bem parece que vamos ter este tempinho durante este fim de semana PROLONGADOOOOOO Yupppyyyyy. Que pedir mais?! Um almocito entre família ou amigos?! Bem isso seria ouro sobre azul!!! Sou muito pedinchona?! Hummm acham?! Bem mas que era bom lá isso era ninguém duvida, pois não :~)
Hoje e para não sair do tom alegre apresento-vos uma bela de uma tarte de chocolate merengada! Vi a no blog da minha simpática colega Risonha. Esta é a 2ª vez que a faço. A 1ª fiz com a base de bolacha que achei um pouco seca. Desta vez fiz com massa brisée de compra. Achei muito melhor.



Vamos ás compras:
Base (usei massa brisée):
- 225 gr. de bolachas de chocolate ou bolacha Maria normal)
- 55 gr. de manteiga


Recheio:
- 3 gemas
- 4 colheres de sopa de açucar em pó
- 4 colheres de sopa de maizena
- 600 ml. de leite
- 100 gr. de chocolate derretido


Merengue:
- 2 claras (usei as 3)
- 100 gr. de açúcar em pó
- 1/4 de colher de café de essência de baunilha


Bora ao trabalho!


Para a base:

Picar as bolachas na picadora até ficarem em pó, incorporar a manteiga derretida de modo a obter uma massa e forrar uma tarteira de 23cm de diâmetro, pressionando bem com os dedos (na receita não dizia, mas enquanto preparei o recheio coloquei a tarteira no frigorífico). Como usei massa já pronta, forrei a forma com a massa e o papel vegetal. Piquei a base com um garfo.

Para o recheio:

Colocar numa taça as gemas, a maizena e o açúcar, bater bem e incorporar o leite aos poucos. Levar a lume brando, mexendo sempre, até espessar. Retirar do lume e incorporar o chocolate derretido. Colocar sobre a base.



Para o merengue:

Bater as claras em castelo firme. Incorporar 2 colheres de sopa de açúcar, bater bem e juntar o restante açúcar e a essência de baunilha.

Espalhar o merengue sobre a tarte, de modo a que fique com uma forma irregular (usei o saco de pasteleiro) e levar ao forno pré-aquecido a 160º durante 30 minutos, até que o merengue esteja dourado






Apreciação: A massa não sendo doce contrasta na perfeição com a cremosidade do creme de chocolate e a leveza e suavidade do merengue. Faz um trio realmente muito interessante mas sobretudo muito delicioso. Aconselho a servir esta tarte bem fresca, de preferencia deixar de um dia para o outro no frigorifico ganha na consistencia e no corte.

Fonte: Tal como já referi foi ao blog da Risonha (vejam aqui), sempre tão rico em novas e interessantes receitas, buscar esta pequena delicia. Muito obrigada colega :~) Beijinhos


Desejo a todos um excelente fim de semana prolongado. Aproveitem bem o sol!!!!!












PS- Desculpem não consigo postar as fotos mas farei isso logo, logo prometo.

terça-feira, 22 de abril de 2008

Saladinha colorida em homenagem a primavera que anda desaparecida!

A primavera anda desaparecida é verdade... E o meu organismo parece que se ressentiu e amuou... Ando meio adoentada, uma constipaçãozita atrevida que teima em ficar :( Mas nem por isso vou me deixar vencer. Ainda por cima tenho visitas... Então de cabeça erguida e sorriso tipo "estou bem apesar de tudo" lá vou eu enfrentando a chuva e a equipe tosse, dor de cabeça e cansaço! O marido trouxe a primeira meia dúzia de morangos do nosso quintal. Ainda não eram muito doces é verdade pois o sol não os tem visitado muito mas não deixavam de ser os nossos primeiros morangos. Juntei-os a alguns primos do supermercado e umas bananitas que estavam abandonadas e muito maduras no cesto da fruta. O resultado final foi muito bom vejam:
Photobucket
Para esta complicadíssima receita vamos precisar de:
- Morangos
- Bananas
- Açúcar
- Sumo de laranja
Lavar os morango e depois tirar o pé e cortar aos pedacinhos. Cortar a banana em rodela finas. Deitar numa saladeira. Juntar um pouco de açúcar e envolver bem. Regar com sumo de laranja. Servir.
Photobucket
Vá não me esqueci de vocês aqui está a vossa tacinha :~)
Photobucket
Apreciação: É uma sobremesa muito colorida e saborosa. E apesar de ser muito longa a fazer e sobretudo muito complicada é deliciosaaaaaa hihihihihi
Fonte: na cozinha de todos os que amam fruta

sexta-feira, 18 de abril de 2008

Natinhas inventadas mas muito boas :)

O fim de semana dá-nos um pouco mais de tempo para estarmos relaxados na companhia da nossa família e amigos. Eu ADORO!!! É aí que nos dá vontade (pelo menos a mim dá...) de lhes fazer miminhos; Daqueles miminhos que entram na boca, derretem na língua, aquecem a alma e satisfazem o estômago. Domingo de manha queria então fazer esse tal agrado aos filhotes e marido mas não sabia o quê... tinha feito isto (já postei a receita):
Photobucket
pois é a tarte preferida do filhote e está sempre a perguntar quando a faço (escusado será dizer que desapareceu num instante) mas queria fazer algo mais, a família merece bem dois miminhos. Então inventei umas natinhas á pressão mas que ficaram muito boas vejam:
Photobucket
- Massa folhada cerca de 2 embalagens
Para o creme:
- 1 l de leite (se possivel gordo ou se for meio gordo acrescentar uma colhaer de sopa de manteiga)
- 180 g de açúcar
- 100g de Maizena
- 4 ovos
- 2 colheres à café de extracto de baunilha ou açúcar baunilhado
Forrar forminhas de queques previamente barradas com manteiga e polvilhadas com farinha, com a massa folhada e picar o fundo com um garfo. Reservar. Ferver o leite com metade do açúcar reservando um pouco de leite. Entretanto bater o ovos com o restante açúcar até ficar uma mistura fofa e esbranquiçada. Acrescentar a baunilha, a Maizena e o restante leite. Envolver bem. Juntar o leite quente ao poucos batendo muito bem. Levar tudo de novo ao lume até engrossar sem parar de mexer. Deitar nas forminhas com a ajuda de um copo medidor é mais fácil e rápido. Levar ao forno até estarem lourinhas e a massa estar bem folhada. Polvilhar com açúcar glace, canela ou ambos. Depois é só apreciar estes docinhos acompanhados de um belo café ou chá e da excelente companhia da família. Todos vão adorar. Sei do que falo ;^)
Photobucket
Photobucket
Photobucket
São servidos?
Photobucket
Apreciação: Não são bem natas mas não deixam de ser suculentas e muito saborosa. A massa folhada fica estaladiça e leve e o recheio cremoso e aveludado com um leve sabor a baunilha. Hummmm muito bom. Pena não ter nenhum para o lanche...Não hesitem em experimentar não se vão arrepender. Tenho já pedidos para repetir a remessa este fim de semana :^)
Fonte: ideias soltas apanhadas aqui e ali.
Desejo a todos um excelente fim de semana. Aproveitem para descansar. Fiquem bem
Photobucket
Beijinhos

quinta-feira, 17 de abril de 2008

Strudel da Colher de pau á minha maneira :~)

Falei, falei da primavera e esqueci-me de mencionar algo muito importante... AS ANDORINHAS VOLTARAM!!!! E que alegria trazem com elas! Os seus voos rasantes, leve e alegres não deixam ninguém indiferente. Bem sei que andam meios tristonhas pois o bom tempo teima em voltar... :~( Mas chegaram trazendo o pronuncio de sol. Chegaram nas suas belas vestes negras como se estivessem sempre preparadas para a gala do bom tempo. Quando cerca de 15 anos começamos a restaurar a nossa casa um casal de andorinhas resolveram seguir o nosso exemplo e fazer do nosso coberto a sua casa. Vinham todos os anos, criavam os seus filhos com todo o cuidado e carinho . Os filhotes esses costumavam ficar a olhar para nos curiosos e nos víamos os a crescer a bom ritmo até que começavam a dar seus seus primeiros voos sempre protegidos pelo coberto. Todos apreciávamos a sua companhia acompanhando de perto a evolução de uma nova família a cada ano. Era tema frequente ao jantar: " quantos ovinhos?", "já nasceram!", Viste já têm penas!" "pobres pais não param um segundo, os pequenos são uns esfomeados!!!" "hoje já voaram um pouco!" "viste hoje sairam todos!" " a serio já foram?!..." . Até que uma dia partiam deixando para traz o seu ninho que no ano seguinte seria reparado para estar pronto a receber novos filhotes. cerca de dois anos resolvemos colocar uma porta nesse coberto pois a caldeira de aquecimento cada vez mais velhinha ressentia-se a cada ano mais das correntes de ar deixando de trabalhar como devia. O casal voltou e não achou muita graça a porta fazendo cara feia e partindo em busca de nova moradia. Este ano voltaram e mais uma vez partiram desanimados. Ainda pensamos deixar a porta aberta mas temos o Kiko (o nosso gatinho milagroso, do qual já vos falei) é um exímio caçador e pensamos que afinal talvez não fosse boa ideia deixar os nossos amiguinhos voltar pois o coberto passou a ser a residência oficial do Kiko portanto íamos ter luta pelo território, quem sabe pior caça... Para grande pena nossa lá voltamos a ver o casal de andorinhas partir em busca dum novo lar. Esperamos no entanto que sempre que chegue a primavera nos venham visitar... Nos gastamos sempre muito de os rever.
Tinha no frigorífico algumas folhas de massa filo e umas maças no cesto da fruta um pouco tristonhas por estarem esquecidas e abandonadas. algum tempo visitando uns blogues vi (aqui)esta ideia fantástica, não copiei para os favoritos mas ficou-me na memória. Então juntando o útil ao agradável pensei porque não...
Photobucket
- 5 a 6 folhas de filo
- 7 a 8 maças (eram pequenas)
- Nozes picadas grosseiramente (em vez das passas pois os filhotes não gostam)
- Manteiga derretida
- Açúcar amarelo qb
- Canela a gosto
- Açúcar glace qb
Cozer cerca de 4 maças com um pouco de açúcar amarelo e canela (usei em pau). Quando estiverem macias retirar o pau de canela e reduzir em puré. Descascar o resto das maças e cortar em gomos finos regar com um pouco de sumo de limão para não escurecer. Reservar. Forrar um tabuleiro com papel vegetal. Colocar uma folha de filo e barrar com manteiga, colocar outra folha e barrar e assim sucessivamente até não ter mais folhas. Espalhar muito bem a compota de maças e colocar as maças em gomos. Polvilhar com as nozes e mais um pouco de açúcar amarelo e canela. Enrolar tipo torta fechando bem as pontas, Pincelar a torta com manteiga. Levar ao forno pré-aquecido cerca de meia hora ou até ficar lourinha. Retirar do forno e polvilhar com açúcar glace. Servir morno.
Photobucket
Photobucket
Apreciação: A massa filo e a sua textura estaladiça é inconfundível se lhe juntarmos uma maça macia envolvida numa leve camada de compota perfumada de canela e o crocante das nozes picadas temos uma combinação perfeita digna dos gulosos mais exigentes. Experimentem
Fonte: uma ideia muito original dum blog que gosto muito"as minhas receitas" duma simpática colega de blog. Muito obrigada colher de pau por esta excelente ideia :~)

terça-feira, 15 de abril de 2008

Bacalhau á brás para brindar a primavera!

Costumo caminhar cerca de uma hora depois de jantar. É tão agradávelllll!!!! Para ser sincera a minha principal intenção é fazer um pouco de exercício físico para manter a forma mas sobretudo a saúde mas... Mas não sou capaz de ficar indiferente ao chamamento da natureza. É incrível como o renascer da natureza é belo, fascinante, mágico! Há flores por todo o lado numa mistura de cores impressionante digno do mais belo quadro e dos nossos mais belos sonhos. Os galhos das árvores que até agora pareciam sem vida, tristes e desanimados, de repente tornaram-se mais vivos do que nunca e mostram as suas primeiras folhas dum verde intenso, muito viçosos. O perfume é intenso e espalha-se por todo o lado e tão bommmmmmmm, envergonhando o criador de perfumes mais afamado! Hummmm ADORO, ADORO a primavera e vou tentar aproveita-la ao máximo, agradecendo todos os belos presentes com que todos os dias me brinda! Como, não é só para mim?! Mas olhem que sempre que saio de casa o seu sorriso é muito sincero e resplandecente!!! Aí também faz isso com vocês?! A serio?! Afinal alem de muito bela a Sª primavera pelo vistos também é muitoooo simpática!!!! :~)
Em sua homenagem hoje apresento-vos um prato bem saboroso e simpático ;~) , bem não muito light é verdade mas por isso é que se fazem as caminhadas não é hihiihhiihihihi
Bacalhau á Brás pois então!

Photobucket

Precisamos de:
- 3 a 4 postas de bacalhau cozido desfiado sem peles nem espinhas
- 8 batatas médias
- 4 ovos
- 2 dentes de alho picados
- Azeite qb
- Sal, pimenta moída na hora, salsa picada
Fritar as batatas em palitos tipo palha. Não deixar fritar muito. Deixar escorrer sobre papel absorvente para retirar o excesso de gordura. Fritar o alho picado no azeite (tenho caseiro muito bom), quando o alho estiver transparente deitar o bacalhau e envolver bem. Acrescentar as batatas e mexer com cuidado. Quando estiver tudo bem envolvido adicionar os ovos previamente batidos com um pingo de leite e temperados de sal e pimenta. Incorporar tudo com cuidado mexendo bem. Não deixar secar em demasia os ovos. Rectificar os temperos. Deitar na travessa de servir e polvilhar com salsa picada. Servir imediatamente e... deliciar-se! Acompanhar duma bela salada e de uma excelente companhia!
Ainda na panela:
Photobucket
Pronto a ser devorado!!!!

Photobucket

Apreciação: Mais uma maneira de servir o bacalhau, o nosso fiel amigo cada vez mais caro e raro á mesa dos portugueses! Esta é uma das receitas de bacalhau preferidas lá de casa logo seguido de perto pelo bacalhau com natas embora o marido prefira o tradicional cozido com todos! Mas voltando á estrela de hoje, é verdade que é difícil encontrar alguém que não goste deste prato. A textura do bacalhau, com a maciez da batata e a cremosidade do ovo fazem um trio muito interessante sem duvida nenhuma.
Fonte: Mais uma das receitas que podemos encontrar em todas as cozinhas portuguesas!
Queria pedir desculpa pela qualidade das fotos mas aconteceu um imprevisto com a nossa máquina fotografica e as próximas fotos serão tirada com o telemóvel. Por isso desculpem se as fotos ficarem um pouco aquem nos próximos tempos :~(

sexta-feira, 11 de abril de 2008

Tarte de fruta fresca - bonita e boa!

Meninos, meninas hoje já é sexta feira YUPPPYYYY. Está bem não está aquele sollllllll.... Mas temos um fim de semana á porta e isso é mais do que suficiente para fazer brilhar o "nosso" sol! E depois estamos na primavera mesmo que chova. Há flores por todo o lado e o seu perfume é intenso e agradável. A mais pequenina e franzina árvore, o galho mais fraco e torcido, todos estão com uma pujança invejável. Sim não há duvida a primavera chegou. Por isso alegremo-nos e coloquemos os nossos narizitos um pouco mais no exterior e respiremos a plenos pulmões a vida que resplandece por todo o lado!!!!!
Continuando com as receitinhas da Páscoa, uma menina solicitou a receita das tartes de fruta. Pois bem aqui está:
Photobucket
Vamos para a cozinha? Temos tudo?
- massa folhada q.b.
- Creme pasteleiro q.b.
- Fruta a gosto
Fazer um rectângulo em massa folhada. Cortar tirinhas de cerca de 1 cm a 1,5 cm e aplicar por cima no rectângulo, colando com gema de ovo batido com um pingo de água para fazer uma caixa. Picar o fundo com a ajuda dum garfo e levar ao forno até ficar bem folhada e lourinha. Quando estiver pronta retirar do forno e deixar arrefecer em cima duma grelha. Entretanto fazer o creme de pasteleiro (ver a receita do creme de pasteleiro aqui). Entretanto cortar a fruta desejada as fatias não muito fina. Barrar o creme pasteleiro dentro da caixinha e nivelar. Colocar a fruta de maneira harmoniosa. Dê largas á sua imaginação. Para dar brilho á fruta costumo diluir doce de morango ou geleia de marmeloum com um pinguinho de agua e pincelo a fruta e... bem que lindo que ficou e... hummmm delicioso miammmmm
Photobucket
Apreciação: o estaladiço da massa folhada, o aveludado do creme de pasteleiro e o sabor da fruta ligeiramente mais acido faz um trio delicioso, difícil de se resistir. É uma sobremesa sempre muito alegre a nível visual e de fácil confecção, que pedir mais?!
Fonte: Todas as cozinhas do mundo
Bom fim de semana. Fiquem bem!
Photobucket

quinta-feira, 10 de abril de 2008

Turbilhão maravilha - simplesmene maravilhoso!

Estou com o coração a rebentar de felicidade com os comentários tão simpáticos que me tem deixado ficar. Enchem-me de orgulho, de vaidade e de prazer. Fazem rebentar o meu peito de contentamente. Uns são tão intensos e belos que me comovem tanto que fico, vezes sem contar, com um nó na garganta, sem palavras e de lágrimas nos olhos. Muito, muito obrigada a todos. É deveras muito compensador ter um cantinho tão especial :~)
Continuando com os bolinhos da Páscoa, hoje apresento-vos o turbilhão maravilha. Um pouco trabalhoso mas compensador a cada trinca. Hummmmm tão bom!

Photobucket

Vamos precisar de:

Para a base de amêndoa:

- 3 ovos
- 80 g de amêndoa ralada ( amêndoas inteiras com pele que se rala até obter um tipo de farinha)
- 10 g de maïzena
- 80 g de açúcar
- 1 colher de café de fermento
- 1 pitada de sal
- 1 colher a café de aroma de amêndoa amarga (não coloquei)
- 50 g de amêndoa inteira sem pelar

Para o bolo de framboesa (usei frutos silvestres):

- 2 ovos
- 200 g de framboesa congeladas (usei frutos silvestres)
- 50 g de açúcar
- 20 g de farinha

Para a cobertura de mascarpone :

- 2 ovos
- 250 g de mascarpone
- 50 g de açúcar
- 2 folhas de gélatina ( 4 g )
- 2 colheres sopa de agua quente
- 1 colher sopa de açúcar glace

Decoração: Amêndoas laminadas grelhadas, usei chocolate.



Comecemos então pela base de amêndoas:

1/ Pré-aquecer o forno à 180/200°C. Picar grosseiramente as 50 g de amêndoas. Reservar.

2/ Bater as gemas com o açúcar até que fica uma mistura fofa e esbranquiçada. Paralèlamente, misturar a farinha de amêndoas, a maïzena, o fermento e o sal. juntar esta mistura ás gemas em chuva, e finalmente o aroma das amêndoas amargas. Envolver bem.

3/ Bater as claras em castelo firme com uma pitada de sal. Incorporar a massa anterior em 2 tempos: Primeiro 1/3 mexendo energicamente a fim de amaciar a mistura, de seguida os 2/3 restantes muito delicadamente. Juntar então as amêndoas grosseiramente picadas e envolver delicadamente.

4/ Verter na forma redonda sem buraco no meio previamente barrado de manteiga e polvilhado de farinha ou usando a formar forrada de papel vegetal. Cozer cerca de 15 a 20 minutos. Quando cozido desenforma numa folha de papel vegetal e colocar num aro de semifrio ou num aro de mola que se coloca em cima do tabuleiro do forno.

Bolo de framboesa ou frutos silvestres:

5/ Ralar a fruta ainda congelada de maneira a obter um coulis congelado e granuloso (pequenas bolinhas). Paralelamente, bater os ovos com o açúcar. Adicionar a farinha, e a fruta ainda congelada. Mexer bem até obter uma massa homogénia. Verter esta mistura sobre a base de amêndoas. Levar ao forno por cerca de 25 minutos à 180°/200º C. Retirar do forno, e colocar o bolo em cima do prato de servir mas ainda sem retirar o aro. Retirar apenas o papel vegetal. Deixar arrefecer completamente.
Turbilhão de mascarpone :

6/ Demolhar a gelatina por 10 minutos em agua fria. Paralelamente, bater as gemas com o açúcar até que fique uma mistura fofa. Acrescentar o mascarpone e bater energicamente cerca de 4 minutos. Dissolver a gelatina em 2 colheres de sopa de agua quente, incorporar o creme, bater bem.

7/ Bater as claras em castelo firme, acrescentar o açúcar glace. Incorpora-los delicadamente a mistura de gemas e queijo. Verter sobre o bolo no circulo. Alisar bem a superfície com uma espátula. Deixar no frigorífico pelo menos 4 H.

No momento de servir :

8/ Passar uma lamina fina de uma faca á volta do bolo. Retirar o aro, enfeitar a gosto.
9/ Sentar e apreciar :~)
Photobucket
Lá no meio!
Photobucket
Apreciação: A combinação de sabores é tão intensa e perfeita que é difícil comer apenas comer uma só fatias. Mas palavras para quê, o ideal mesmo é experimentarem e dar-me a vossa opinião :~)
Fonte: Quando vi aqui esta pequena maravilha fiquei de boca aberta e cheia de vontade de correr para a cozinha experimentar! Alias este blog da Eryn tem receitas de ficar sem ar. O resultado final não me deixou deceptionada, muito pelo contrário!!! Merci Eryn pour cette petite merveille. Bisous

quarta-feira, 9 de abril de 2008

Doce degradé - um dos docinhos da Páscoa

Haverá estação do ano mais bonita que a primavera? Para mim é, sem duvida nenhuma a mais bonita, a mais pujante, a mais espectacular! Tudo parece mais belo e fresco. Até as pessoas parecem mais alegres e com mais energia. Bem sei que hoje não é o dia mais indicado para se falar no assunto... Choveu ontem, chove hoje, venta forte, está um friozinho desagradável mas... Mas em contrapartida tivemos um fim de semana lindo, lindo, digno da primavera mais vaidosa! Mas voltarei ao assunto da primavera... Já sentiram, um pouco por todo o lado, o perfume da flor de laranjeira?!... Simplesmente divinal, mágico.... hummmmmm

Tal como tinha referido vou postar as receitas que faltam dos docinhos da Páscoa. Hoje a do doce degradé que vi aqui, nos "tachos de ensaio" da minha colega de blog a Marizé. Adorei por isso não podia faltar na minha mesa de Páscoa. Ficou muito bonito, talvez não tanto como o da Marizé mas muito bom. A repetir muitas vezes :~)



Vamos precisar de:

Para o creme branco
200 ml. de natas
½ lata de leite condensado
2 c sopa de gelatina em pó neutra (usei 2 folhas)

Demolhar a gelatina em 3 c sopa de água fria, juntar mais um pouquinho de água e levar ao micro ondas para dissolver. Reservar.
Bater bem as natas, que deverão estar bem frescas, juntar o leite condensado, e bater mais um pouco.
Juntar depois a gelatina e misturar bem.
Deitar este preparado numa forma de bolo inglês passada por água fria (usei redonda sem buraco no meio), e reservar no congelador.


Creme caramelo
1 lata de leite condensado cozido
3 ovos
2 c sopa de gelatina em pó neutra (usei 2 folhas)

Proceder com a gelatina, como se descreve acima.
Bater as claras em castelo firme com uma pitada de sal. Reservar.
Juntar o leite condensado com as gemas e misturar bem.
Junte ao creme 1 c sopa das claras e envolva cuidadosamente, juntar depois as restantes misturando sempre de baixo para cima.
Junte por fim a gelatina e envolva bem.
Deite este creme por cima do creme branco, que já deverá estar firme, e reserve no congelador.

Creme castanho
75g de chocolate para culinária (60% cacau min.)
2 ovos
2 c sopa de manteiga
2 c sopa de açúcar
2 c sopa de gelatina em pó neutra.

Proceder com a gelatina como se descreve no primeiro creme.
Derreter o chocolate em banho-maria juntamente com a manteiga (usei o micro ondas).
Bater as gemas com o açúcar e juntar o creme de chocolate.
Bater as claras em castelo firme com uma pitada de sal e juntar cuidadosamente ao preparado anterior, tal como para o creme caramelo, juntar primeiro 1 c sopa de claras e depois o restante.
Finalmente junte a gelatina e mistura bem.
Deite este preparado sobre o creme caramelo, que já deverá estar firme.
Reserve no frigorífico até à hora de servir. Eu fiz este doce numa forma redonda sem buraco que tinha previamente forrado com película aderente. Decorei com chocolate derretido que coloquei num saco pasteleiro. Ficou com uma apresentação muito boa.

Bolo entre o ninho de Pásco e as tartes:


Photobucket

Apreciação: É um doce muito leve onde a combinação dos 3 sabores é simplesmente divinal. Ideal para os dias mais quentes que se avizinham ;~) Aconselho vivamente.

Fonte: Tal como referi retirei esta receita do blog "Tachos de ensaio", muito obrigada Marizé por esta receita maravilhosa. Beijinhos

segunda-feira, 7 de abril de 2008

Mesa pascal com algum atraso (sorry!)

oláaaaa! Voltei!!! Devo um pedido de desculpas pelo meu desaparecimento súbito (obrigada a todas as meninas que me enviaram mails preocupadas com a minha ausência) desculpemmmmmmmm mas... precisava fazer uma pausa para descansar física e psicologicamente, precisava arejar, ter um pouco de tempo mais sossegadinha. Depois uns problemazitos com as fotos e outro com o PC lá de casa, atrasou ainda mais o meu regresso :~/ . Mas não pensem que deixei a cozinha de lado, muito pelo contrário... Tenho muitas novidades para vos contar mas vou fazer algum suspense (fica sempre bem... :~) ) Hoje tenho uma promessa a cumprir: aqui estão algumas fotos da nossa mesa pascal. Estas fotos foram tiradas pela filhota pois eu estava ocupada demais com os muitos amigos e familiares que tiveram a gentileza de nos presentear com a sua presença. Espero que gostem... As receitas, algumas já são vossas conhecidas as restantes serão publicadas já de seguida ;~) !
Uma vista geral da mesa dos salgados:

Photobucket

Uma vista geral da mesa dos doces:
Photobucket
Comecemos então por alguns detalhes da mesa de salgados:
Trança folhado de atum:
Photobucket
Salgadinhos vários tudo caseirinho claro (menos os caprichos):
Photobucket
Alguns folhadinhos de salsichas e mistos:
Photobucket
Saladinha de feijão frade, atum e ovo e no canto superior esquerdo ainda se pode ver a saladinha de orelheira com molho verde
Photobucket
Canapés de atum, ovinhos de codornizes, delicias e chouriço:
Photobucket
Mariazinhas mistas:
Photobucket
Lado superior esquerdo pode ver-se as navalheiras (pesca do marido), ainda em cima no centro a bôla de frango e tomate seco, na parte inferior novamente os folhadinhos e os canapés de salmão:
Photobucket
Agora os doces!!!
Bolo de gomas, muito dificil de ser feito hihihihi:
Photobucket
Quequezinhos cobertos com glace colorido:
Photobucket
em 1º plano molotov de chocolate, no fundo gelatina com morangos frescos e umas tartes de massa folhada e fruta fresca, a meio um bolo muito original - tourbillons de delices que é uma base de bolo de amendoa, depois uma camada fina de bolo de frutos silvestres e tudo coberto com uma mousse de marcapone, muito bom!
Photobucket
Aqui temos a mousse chocolate/mousse morangos, no fundo o pão de lá do Daniel e a meio ainda apanhou uma tacinha de arroz doce:
Photobucket
Em 1º plano miniatura de bolo de compra, lá no fundo bem caseirinho um bolo de profiteroles coberto de chocolate:
Photobucket
Em 1º plano ninho de pascoa que não é mais do que o bolo de chocolate com fio de ovos, mais ao longe vê uma mousse degradé de chocolate e as tarte, a gelatina etc...
Photobucket
Desta vez temos as tartes em 1º plano, o tourbillon de delices, mais uma tacinha de arroz doce, a gelatina, o molotov etc...
Photobucket
Aqui o arranjo e o nosso coelhinho da Páscoa:
Photobucket


Antes de terminar este post devo um agradecimento muito especiala 2 grandes amigas, á Isabel e á Fátima e aos meus 2 filhotes lindos, claro. Obrigada pessoal, vocês são simplesmente MARAVILHOSOS, fazemos uma equipe do carraças hihihiihi !!!! Muito OBRIGADA!