quinta-feira, 11 de setembro de 2008

Vou mas volto!

Vou estar de férias durante uma semaninha. Vou mas volto logo, logo :~)








Até breve. Fiquem bem!





terça-feira, 9 de setembro de 2008

Sardinhas assadas - que melhor despedida se podia fazer ao verão :~)

Há dias estava eu na peixaria a decidir que peixe haveria de levar para o jantar, quando me lembrei porque não sardinhas? Vamos fazer uma bela de uma despedida a nosso querido amigo verão que está de partida. É verdade que este ano não foi dos mais fantásticos... O calor veio tímido, não trouxe aqueles dias maravilhosos de praia, saídas a noite a pé para comer um geladinho, aqueles dias lindos para se fazer pique-niques em família... Sim tudo isto é verdade mas não é menos verdade que este ano não se falou em secas, nem incêndios... Enfim tivemos o principal: uma natureza que brilhou com aquele esplendor que caracteriza o verão. Para o ano há mais :~) Mas vamos voltar ás nossas sardinhas sobre pena de elas ficarem chateadas e não querer figurar neste post. Cá está uma dela no seu trono de broa!










Esta receita é complicadíssima nem sei por onde começar....
Lavar as sardinhas sem ter a preocupação de retirar a escama e temperar com sal grosso. Levar a assar. Eu tenho um assador eléctrico muito pratico mas devo reconhecer que na brasa ainda ficam melhores. Entretanto cozer as batatas com a casca e tudo em agua temperada de sal. Eu coloco sempre uma cebola para dar aquele saborzinho bom. Cozi feijão verde mas esqueci de tirar foto. Também se podem grelhar pimentos mas como o meu assador é um pouco pequeno acabei por não o fazer. Depois, bem depois é só sentar á mesa e deliciar-se com a sardinha em cima de um pedacinho de broa de milho e saborear huuuuummmm tão bom. Sabe sempre a festa, a arraial minhoto ;~)
A sardinha a espera de ir para o assador



A sardinha a assar






a broa cortada a espera da sua amiguinha sardinha






já no prato com a batata cozida




Apreciação: Que mais se poderá dizer sobre sardinha assada a não ser que é deliciosa!!!!! :~)



Fonte: em todas as cozinhas portuguesas



Um miminho da natureza para todos pela mão da filhota.




quinta-feira, 4 de setembro de 2008

Torta recheada de chantilly e morangos - Obrigada mãe natureza!!!!

O tempo está meio farrusco é verdade mas o nosso quintal parece não querer saber disso! É verdade que algumas árvores começaram já a perder as suas folhas e a ganhar um lindo colorido avermelhado... Começam a adormecer aos poucos. Mas por outro lado pequenos seres atrevidos que teimam em enfrentar o outono de nariz empinado senão vejam!

Os meninos morangos, uns já mduros, outros ainda a crescer e outras ainda em flor:



Os senhores pimentos:






As Senhoras melancias:



As senhoras meloas:





Isto apenas para citar alguns! Se são bons?!











O final é sempre este!





O mérito é todo da Senhora Natureza sempre tão gentil e generosa. Vezes sem conta, é pouco valorizada é verdade. Sobretudo por aqueles que a maltratam! Mas lá em casa tem um elemento de peso! O meu marido simplesmente adora-a, a ela e a tudo o que ela tão amavelmente nos brinda. É vê-los passarem horas sem conta juntos. Um plantando, regando, mimando, ela contente de tão mimada germinando, crescendo, oferecendo os seus frutos! Sim é uma equipe do caraças! Nós agradecemos e deliciamos-nos com o resultado final :)
A minha tarefa consiste em valorizar o resultado final (se isso é possivel) por isso fiz esta bela torta recheada de morangos e chantilly:




para a realizar vamos necessitar de:

- 6 ovos

- 6 colheres de açúcar

- 6 colheres de farinha peneirada

- Açúcar baunilhado ou raspa de limão ou de laranja

- 2 pacotinhos de natas

- morangos q.b.

Mãos á obra!
Bater muito bem as gemas com o açúcar até dobrar de volume e ficar uma mistura clara e fofa. Juntar o sabor escolhido (baunilha, raspa do limão ou da laranja). Bater as claras em castelo bem firme (eu adiciono sempre uma pedrinhas de sal ás claras antes de bater). Adicionar a farinha peneirada e as claras alternadamente. Forrar um tabuleiro com papel vegetal (uso o do forno). Se usar o da Glad, publicidade á parte, não necessita barrara com manteiga, senão barrar com manteiga e polvilhar com farinha. Deitar o preparo e levar ao forno até estar lourinho. Quando espetar o palito e sair seco e estiver lourinha - está pronta. Atenção não se descuidem pois é muito rápido. Desenformar ainda quente em cima dum pano de cozinha polvilhado de açúcar em pó. E enrolar com o pano e tudo e deixar assim até estar completamente fria. Entretanto bater as natas bem frias em chantilly bem firme e adoçar a gosto. Eu acrescento umas gotinhas de limão para prender melhor. Laminar os morangos reservando alguns para a decoração. Desenrolar a torta e rechear com a chantilly e os morangos. Volta-se a enrolar e transfere-se para o prato de servir. Decorar a gosto. Guardar no frigorífico até ao momento de servir. Devorar rapidamente!







Apreciação: A fofura do bolo, aliado a leveza das natas e o sabor delicioso e levemente acido dos morango fazem desta torta uma grande tentação envaidecendo muito a mãe Natureza :)



Fonte: Esta torta é feita desde sempre lá em casa podendo ser recheado de mil e uma maneira, haja imaginação!


Para terminar envio-vos mais um miminho da mãe Natureza, desta vez não comestivel mas nem por isso menos belo! Fiquem bem!


terça-feira, 2 de setembro de 2008

lombelo de porco com batatinhas, azeitonas e bacon

O verão está quase, quase a findar. As férias para a maioria já se foram. Prepara-se o novo ano escolar e de trabalho. O outono já começa a mostra o ar da sua graça. A natureza está aos poucos a transformar-se. Já apetece fazer pratos mais quentinhos e deixar de lado as saladas mais frescas. Ontem foi o que aconteceu na minha cozinha. Tinha um belo lombelo de porco. Lancei mãos á obra. Resultou isto:


Nada mal hein! Vamos ver se temos tudo:
- 1 belo lombelo de porco
- Azeite
- 3 a 4 dentes de alhos picadinhos
- 1 tomate seco
- Bacon fumado ao cubinhos
- Batatas descascadas e cortadas aos quadradinhos
-1 mão cheia de azeitonas
- Louro, ervas Provença, pimenta, sal.
- 1 cálice de vinho branco

Numa panela cobrir o fundo de azeite. Cortar o lombelo em bifinhos. quando o azeite estiver quente deitar a carne e os alhos picados deixar alourar. Acrescentar o louro, as ervas, o sal a pimenta e o tomate. Deixar uns minutinhos mais para tomar o sabor destes condimentos. Preparar as batatas. Refrescar a carne com o vinho branco e deixar evaporar. No fundo deve ficar um molhinho grossinho e castanho claro. Acrescentar as batatas. Baixar para o fogo para o mínimo e deixar cozer as batatas e a carne lentamente até ficar macio. Quase no final acrescentar as azeitonas. Servir bem quente.

Apreciação: A carne de lombelo é muito tenra, macia sem ser seca, se lhe juntarmos o sabor delicioso do tomate seco, do bacon e umas batatinhas bem lourinhas hummmmmmm é ouro sobre azul, experimentem!!!!
Fonte: Um dia de final de verão