segunda-feira, 25 de agosto de 2008

Tarte de morango para celebrar a Romaria de Nossa Senhora da Agonia!

O fim de semana passada, Viana do Castelo foi palco da maior romaria do país - Nossa Senhora da Agonia. Este ano ainda mais caprichada pois Viana fazia nada mais nada menos do que 750 anos. Não faltamos ao convite e tentamos usufruir destas festividades sempre tão coloridas e animadas. Tirei pouquissimas fotografias (pffff esqueci :( ) Para o ano tentarei fazer melhor prometo. Deixo-vos aqui algumas das que ainda consegui tirar :) :

Á entrada da cidade um magnifico coração típico da ourivesaria Vianense. Á noite ficava todo iluminado parecendo uma enorme jóia em ouro. Parabéns ao seu autor (ao vivo era bem mais bonito acreditem!).






Aqui estão os gigantones, um casal vestido com o traje tipico... Para terem uma ideia do tamanho pedi ao meu marido e as minhas amiguinhas lindas para posarem. Vejam o tamanho! "O gigantone é um boneco de figura humana com 3,5 a 4 metros de altura. O boneco tem uma estrutura que permite ser “vestido” e manuseado por uma pessoa no seu interior. A cabeça de grandes dimensões, feita de pasta de papel, e o resto da estrutura podem atingir trinta quilos, peso suportado pelos ombros do manuseador.
Os gigantones não aparecem sozinhos, mas em par ou grupos de casais (como aqui), envergando trajes de cerimónia ou populares, e desfilando ao ritmo de música tocada por Zés-Pereiras. (in Wikipédia)


Os cabeçudos, mais pequenos do tamanho de uma pessoa com uma cabeça enorme e desproporcional relativamente ao corpo. "A cabeça, também feita em pasta de papel, é usada como uma espécie de capacete, e as roupas são mais informais e coloridas que as dos gigantones. Com maior liberdade de movimentos que os gigantones, os cabeçudos dançam e movimentam-se alegremente como um rancho de filhos ou uma corte animada" (in Wikipédia).








E como não poderia deixar de ser, para homenagear Nossa Senhora da Agonia com toda a sua alegria e cor, fiz uma tarte bem colorida e saborosa vejam:






Para esta pequena maravilha precisamos de:

- 1 massa folhada de compra

- 1 litro de leite meio gordo

- 6 gemas

- 6 colheres de farinha

- 8 colheres de açucar

- Extracto de baunilha ou açucar baunilhado

- 1 colher de manteiga

- morangos q.b.

- doce de morango ou geleia de marmelo ou outro a gosto



Colocar a massa folhada numa tarteira e furar o fundo com a ajuda de um garfo. Colocar todos os ingredientes numa panelinha e dissolver tudo com a varinha mágica. Levar ao lume, mexendo sempre até obter um creme bem espesso e cremoso. Deitar na tarteira por cima da massa folhada. Levar ao forno até ficar bem lourinha. Reservar. Partir os morangos ás rodelinhas e colocar na tarte e forma harmoniosa. Levar o doce ao micro ondas com umas gotinhas de água. Pincelar os morangos com este preparo. Depois... bem depois é só festejar ao sabor desta deliciosa tarte.
Mais uma fotinha?!

Vai uma fatiazinha?

E dizer que tudo começou aqui!!!


Apreciação: O estaladiço da massa folhada, a cremosidade e maciez do creme e o sabor delicioso dos morangos fazem uma combinação perfeita difícil de se resistir. Experimentem!
Fonte: Um momento de criação
Ahhh e para o ano juntem-se a todos os Vianenses e venham festejar connosco. Vale bem a viagem acreditem!!!!!!

terça-feira, 19 de agosto de 2008

Queques de banana - miamiiiiiiiii

Lembram-se do bolinho das banamas pretas? Sim, aquele que fui buscar ao delicioso blog "mesa para 4". Aqui está ele:


Já se lembram agora?! :) Falei na altura nas suas primas que tinham servido para decoração, recordam-se?... Pois, não é que passado poucos dias, as raparigas ficaram tão mas tãooooo invejosas que tambem quiseram ser as vedetas de um post. As pobres tiveram medo de acabar os seus dias de forma bem mais triste. Não pude evitar e lá lhes fiz a vontade... E como ainda tinha a lembrança gulosa da imagem dos queques do blog "mesa para 4", juntei o útil ao agradável. O resultado final? Nada mal vejam:


A receita já conhecem mas não custa nada relembrar:


- 250 g de bananas;


- 250 g de açúcar amarelo;


- 2 Ovos;


- 100 ml. leite;


- 100 ml. óleo;


- 300 g de farinha;


- 1 colher de chá bem cheia de Fermento em Pó;


- 1 colher de chá de Canela


Bater as bananas partidas miúdinhas com o açúcar até obter uma papa. Juntar os ovos, o leite e o óleo e bater mais um pouco. Por fim adicionar a farinha previamente misturada com o fermento e a canela. Mexer sem bater muito até todos os ingredientes estarem bem envolvidos. Deitar em forminhas previamente forradas com caixinhas de papel frisado. Levar a forno pré-aquecido a 180º cerca de 45 minutos. Depois, bem depois é só fazer um chazinho, sentar confortavelmente e saborear com prazer!

Olha lá, eles todos vaidosos,
apanhando sol...

na relva esperando o pic nic...

olhando para o horizonte...


Apreciação: como já referi estes bolinhos ficam muito saborosos. Ficam humidos e o sabor de banana e canela combina na perfeição hummmmm tão bons. Rende muitissimo.

Miamiiiiiiii

Fonte: O delicioso blog - "Mesa para 4"

segunda-feira, 18 de agosto de 2008

Fondue de chocolate, quem resiste?! :)

Um destes dias, seguindo a sugestão da minha querida amiga Fátima, fui visitar uma loja "a Casa" pois segundo ela iria gostar muito do que lá encontraria. Esta loja abriu recentemente num Retail Park próximo das nossas casas. Ela sabia que eu ia apreciar pois temos gostos muito parecidos quando se trata de lojas, não é Fátima hihihihihi. Lá fui eu toda entusiasmada, fiquei encantada com o que lá encontrei! Acabei por comprar algumas "coisinhas" para a cozinha. Mas o que mais me entusiasmou foi... (Ainda por cima sendo o preço uma agradável surpresa), foi... Bem já experimentamos 2 vezes. Uma á hora do café com os nossos amigos Meiras (uns tão gulosos por chocolate como nós hihihihihi) E no feriado num almoço de familia! Foi sempre sinonimo de momentos divertidos e muito chocolate nas caras hihihihihihi. Falo-vos da nossa querido.... Não dizem que uma imagem vale mais que mil palavras... Então cá vai a vedeta de hoje:
hummmmmm o sonho de todo e qualquer chocolatra!!!!
com frutinha, bolo, pão, fica tudo simplesmente miammmmmm miammmmmmm
Esperem chega para todos!
Fiz o bolo colchão de noiva sem cobertura ou recheia, apenas para molhar no chocolatinho quenteeeeeeeeeeeeeeeeeee, reparem mesmo no cantinho inferior direito
Jorge, André, Inês, São era ou não era deliciosooooooooooooo?! :)
Fátima e meninas as próximas cobaias vão ser... adivinhem quem? Ahhhhh e Quim claro que não estás esquecido hihihihiihi tragam chocolate a fonte chega para todos!!!!!!!!! Quem me manda a mim ter tantos e bons amigos que tem um ponto importantissimo em comum, adorarrrrrrr chocolate!!!! A mesa já está posta, venhammmmmm! Hihiihihihiihi
Boa semana para todos. Beijinhos com sabor a chocolate para todos, pois então :)

quarta-feira, 13 de agosto de 2008

Bolachinhas deliciosas de chocolate

Um dia á noite recebia amigos para o café. São sempre momentos agradáveis que quebram a rotina e nos enchem de alegria. E se esses amigos tiverem filhos adolescentes como nós então é ouro sobre azul. Os serões tornam-se mágicos e o tempo parece passar a voar! A conversa corre ligeira e agradável, entrecortada de algumas gargalhadas e boa disposição. Mesmo, não estando, há sempre no ar um cheirinho a ferias e a lazer. Que pedir mais?!... Quem me conhece sabe que café lá em casa também é sinonimo de chá (não gosto de café :( ) e ... docinhos pois então! Pensei fazer um bolinho bommmm para alegria de todos mas qual... E se fizesse umas bolachinhas? Se bem o pensei melhor o fiz. Optei por dois tipos de bolachinhas: as de canela, sempre deliciosas (já postei a receita) e umas novas de chocolate que tinha visto num blog francês há algum tempo. Aqui estão as nossas amiguinhas lado a lado competindo pela preferência de todos:


O resultado final?! Ficaram empatadas, ou melhor não sobrou nenhuma hihihiiiihiihihi. Mas hoje as verdadeiras vedetas são as de chocolate:




Vamos precisar de:

- 1 chávena ( 80 g ) de cacau de boa qualidade

- 2 chávenas ( 400 g ) de açúcar

- 1/2 chávena ( 125 ml. ) de óleo vegetal (usei de amendoim)

- 4 ovos

- 2 colheres de chá de açúcar baunilhado ou algumas gotas de essência

- 2 chávenas ( 240 g ) de farinha

- 2 colheres de chá de fermento em pó

- 1/2 colher de chá de sal fino

- 1/2 chávena ( 50 g ) de açúcar em pó (glace)



Num recipiente juntar o cacau, o açúcar e o óleo. Adicionar os ovos um a um , batendo bem entre cada adição. Acrescentar a baunilha. Ao lado e noutro recipiente misturar a farinha, o fermento e o sal. Posteriormente juntar ao preparo do cacau. Formar uma bola, cobrir e levar ao frigorífico pelo menos 4 horas. Eu fiz á hora do almoço para poder fazer as bolachinhas ao fim do dia. Aquecer o forno a 350 F ( 180 C ) . Forrar o tabuleiro do forno com papel vegetal. Fazer bolinhas com a massa e envolve-las muito bem em açúcar em pó. Cozer cerca de 10 à 12 minutos até estalarem e fazer broazinhas. Não deixar cozer muito para não ficarem demasiadamente duras. Devem estar fofas ao toque :) Rende muitíssimo. Aconselho a fazerem metade da dose.
De pertinho:


Aceitem, são de coração e já agora venham daí tomar o cafézinho connosco!



Apreciação: para além de terem uma apresentação óptima são DELICIOSAS. Estaladiças por fora e tenrinhas por dentro com aquele saborzinho bommmm a chocolate hummmmmmmm.
Fonte: ADORO este blog francês : "Miam, maman cuisine" mais ainda quando li algures que a sua autora tinha origens portuguesas . A receita está aqui vejam. Muito obrigada amiga bloguista por esta deliciosa receita :)