quinta-feira, 31 de julho de 2008

Bolo de bananas "pretas" na mesa para quatro!

Quem tem, como eu, adolescentes em casa sabe que as refeições são, vezes sem conta, feitas de surpresas. Ora com um telefonema : "mãe posso jantar aqui com os meus amigos"... "com a minha namorada", ou "podem jantar aqui os meus colegas?" ou então ainda (como ontem) sou eu que sugiro que jantem connosco. Devo confessar que adoro o ambiente que eles trazem. A alegria, a energia e (como diriam eles) a boa onda são contagiantes ao ponto de me ver a mim e ao marido tão envolvidos que passamos quase, quase a ter a idade deles hihihihihihi. É verdade que os nossos filhos têm um conjunto de amigos muito especiais, simpáticos, intiligentes e educados por isso talvez é que é tão fantástico. Ontem por exemplo éramos 8 á mesa e apenas 2 (eu e o marido) eram um pouquinho, mas só um pouquinho mais velhinhos. Acreditem foi um serão memorável!
Enquanto fazia o jantar ouvia vindas do escritório as conversas intermináveis recortadas de risos, assobios e muitas exclamações, foi então que de repente o sorriso que tinha nos lábios se desmoronou... É que no meio dessa alegria toda ouvi umas bananitas a gritar por socorro. Estavam tristes e desoladas! Tinham passado do tempo de ser consumidas. Eram agora daquela qualidade de bananas pretas que ninguém quer. E estavam a ver os seus dias acabar por serem comidas pelas galinhas. Então foi aí que armada em salvadora de bananas resolvi fazer um pequeno ajuste tornando as nas vedetas da noite. Não acreditam então vejam:




Pois é aqui temos um deliciosissimo bolo de banana. E olhem lá elas todas vaidosas no meio. As da decoração são primas! hihihihiihi


Vamos ver se temos tudo?!

- 250 g de bananas;
- 250 g de açúcar amarelo;
- 2 Ovos;
- 100 ml. leite;
- 100 ml. óleo;
- 300 g de farinha;
- 1 colher de chá bem cheia de Fermento em Pó;
- 1 colher de chá de Canela

Bater as bananas partidas miúdinhas com o açúcar até obter uma papa. Juntar os ovos, o leite e o óleo e bater mais um pouco. Por fim adicionar a farinha previamente misturada com o fermento e a canela. Mexer sem bater muito até todos os ingredientes estarem bem envolvidos. Deitar em forma untada e enfarinhada e levar a forno pré-aquecido a 180º cerca de 45 minutos. Hummmm só pelo perfume que se espalha pela casa já vale a pena! Ouve mesmo um menino que veio ver o que era!

Aqui esta a vedeta:

Vai uma fatiazinha?

De mais pertinho!!!



Apreciação: É um bolo húmido que alia 2 sabores que adoro a banana e a canela. Muito, muito bom miammmmmm







Fonte: Esta receita foi retirada do delicioso blog " mesa para 4". Vejam aqui. É uma bloguista muito prendada com a qual me identifico nos gosto que tem pela cozinha, na sua perdição pelos bolos, pelos utensílios de cozinha, formas, electrodomésticos, livros, enfim tudo o que seja relacionado com a cozinha. Ahhh e também somos 4 á mesa, de vez em quando hihihihihi :~) Muito obrigada!





terça-feira, 29 de julho de 2008

Camenbert no forna - Hummmm uma bela entrada ou lanchinho!

Um domingo á tarde chuvoso, a família reunida e um buraquinho no estômago pedindo um lanchinho bom! Nada previsto?! E agora? Não desesperem e façam como eu, no frigorífico depois das compras semanais sempre um queijito á mão de semear, forno com ele e em apenas alguns minutinhos temos um belo lanchinho muitoooo apetitoso que vai tapar o tal buraquito ás mil maravilhas. Depois é só sentar a aguentar com a chuva de elogios que lhe vão cair em cima! :~) Ora vejam o dito cujo:




Vamos ver se temos tudo?
- 1 camenbert (queijo francês)
- 2 a 3 dentes de alho ou alho em pó
- ervas de Provença
- 1 fiozinho de azeite de boa qualidade


Colocar o queijo na prato de servir e com uma faca bem afiada fazer uns traços desenhando um gradeamento. Descascar e picar os alho finamente ou polvilhar com alho em pó. Acrescentar as ervas aromáticas e regar com um fiozinho de azeite. Levar ao forno bem quente alguns minutos ou ao micro-ondas até o queijo ficar mole. Depois é só comer com pão, torradas ou broa. Hummmm é tão bom!

O pãozinho depressa!




Ah assim simmmmmm!




Apreciação: O queijo fica completamente derretido e quente o que faz com que envolva o pão por completo e se entranhe... Que dizer mais... É divinal miammmmmm

Fonte: Já faço esta receitinha tanto tempo que nem me lembro muito bem de onde a tirei....

sexta-feira, 25 de julho de 2008

Galette des Rois - não ainda não é natal mas apeteceu hihihihihi

Hoje é 25 de Julho e não 25 de Dezembro, eu sei... Ainda estamos longe do natal, faltam 5 meses! É verão, é tempo de pensar em férias! Eu sei, mas apeteceu!!!! E natal é sempre que um homem, neste caso uma mulher quiser é ou não é?! Portanto um dia destes lá estava eu e a minha parceira cozinha a fazer esta pequena maravilha. Sei que já postei esta receita mas quem me conhece sabe que sou uma exagerada por isso olhem cá vai mais uma vez a receita da Galette des Rois - Bolo rei francês e é tãooooo mas tãooooo bom que vale a pena fazer muitas e muitas vezes ao ano. Digam lá se não tenho razão:








vamos precisar de:

-2 massas folhadas

-125 gr. de açúcar

-125 gr. de amêndoa ralada

-125 gr. de manteiga

-2 ovos

-1 gema

Trabalhar a manteiga amolecida com o açúcar. Juntar a amêndoa ralada e os ovos e mexer muito bem até obter uma massa homogénea. Colocar uma massa folhada no tabuleiro do forno sobre a folha de papel vegetal que vem com a massa. Furar com a ajuda dum garfo. Despejar a mistura de amêndoa sobre a massa folhada. Colocara a segunda massa folhada por cima da primeira a qual se pincela as beiras com agua para que solde a 1ª. Eu dobro ligeiramente as extremidades para baixo da tarte para que fique com um acabamento mais bonito mas também se podem soldar as beiras com a ajuda dum garfo. Pincelar com a gema o topo da tarte. Com uma faca bem afiada fazer uns riscos em forma de um gradeamento ou outro. Vai ao forno até a massa ficar bem lourinha. Depois é sentar confortavelmente e deliciar-se com uma, duas ou mais fatias desta maravilha.





Uma foto de corpo inteiro por favor!





Vai uma fatiazinha, vai?






Apreciação: O sabor da amêndoa aliado a maciez do recheio e o estaladiço e salgadinho da massa folhada fazem um conjunto muito harmonioso mas sobretudo muito saboroso. Vá toca a correr para a cozinha para experimentar. Fico a espera das vossas apreciações.

Fonte: Receita dada pela minha maninha.

Beijinhos e um bom fim de semana para todos! Aproveitem bem estamos no verão cheira a ferias!!!!!


quarta-feira, 23 de julho de 2008

Tarte de requeijão - tipo mais fácil não há! :~)

Não, ainda não é a foto reportagem da festinha... Ainda não recebi as fotos :~( Mas devem estar mesmo mesmo a chegar não é meninas fotografas?!... Enquanto isso a minha cozinha não está parada não senhor. É que a rapariga é hiperactiva, não se dá parada. Gosta de andar ás voltas com todos os seus apetrechos, todo o seu "savoir-faire", todos os seus cheiros e texturas. A própria Dª casa em pessoa já não se dá sem esse movimento todo, não fosse a cozinha o seu principal orgão: o coração! Os outros compartimentos bem reclamam mas de pouco adianta a cozinha é o centro de toda a casa! A sala toda vaidosa sempre vai argumentando que é ela a mais bela, a mais VIP, os quartos por seu lado alegam que são os mais calmos e tranquilos, as casas de banho não se calam, dizem que são as mais limpinhas, o escritório retorca que é o mais estudioso mas... nem assim a cozinha se deixa convencer ergue a cabeça e desafia-os quem de vós seria capaz de fazer esta bela tarte de requeijão alem de eu própria?!







Para esta delicia vamos precisar de:


- 2 requeijões de vaca;
- 350 gr. de açúcar;
- 50 gr. de manteiga derretida;
- 5 ovos;
- 1 colher chá de fermento em pó;
- 100 gr. de farinha;
- umas gotinhas de extracto de baunilha ou raspa de limão (opcional)



Esmagar os requeijões e amassar bem com o açúcar. Juntar os ovos, batendo bem entre cada um. Adicionar a manteiga e por fim a farinha e o fermento. Já está! Deitar numa tarteira revestida duma folha de papel vegetal (se for daquelas de silicone, nem é preciso nada). Levar a cozer em forno quente, sem exagerar. 25 a 30 minutos costumam ser suficientes, mas testem com um palito. E que tal Srªs divisões que me dizem? Va venham daí podem não fazer mas podem comer - diz a cozinha toda sorridente!












Mais uma, do seu interior desta vez:









Apreciação: Para além de ser muito fácil de ser feita é deliciosa. A sua textura é húmida e muito macia. Pode ser colocada no frigorífico para ficar uma sobremesa bem fresquinha para os dias mais quentes. É daqueles doces que não me canso de fazer pois sai sempre bem e é sinonimo de sucesso. Quem experimenta adopta-a para sempre.

Fonte: Mais uma receita retirada dos fórum petiscos. Vejam aqui. Publicada por uma amiga do Peito a Minie. Obrigada Minizinha por esta delicia!



segunda-feira, 21 de julho de 2008

Bolinhos de canela - mais uns bolinhos que se podem guardar, quem conseguir!!!!




2ª feira ôta Veiz?! Iaccccc Infelizmente não fim de semana que não traga atrelado a si uma 2ª feira!!!! Snifff. Mas como passei uns dias memoráveis parece que não me está a custar tanto... É que 6ª feira e Domingo foram dias bem recheados em surpresas e acontecimentos inesquecíveis. 1º recebi um lindo ramo de girassois no meu local de trabalho, o que já por si já me encheu o coração de alegria. Já sabem o quanto adoro flores! Sábado foi a vez de um jantar de anos surpresa organizado pela minha família linda. E como se tudo isto não bastasse, ontem foi premiada com um excelente e muito caprichado lanche ajantarado surpresa feito por umas queridas amigas. Fiquei simplesmente sem palavras. Acho que não merecia tanto!!!! Mas ADOREI tudinho. Este novo ano da minha vida está a começar de forma tão extraordinária. Espero que se mantenha assim ou acham que estou a pedir demais?! Será?...
Agora, eu sei que a maioria dos meus visitantes são mulheres e como toda a mulher que se preze devem ser bem curiosas. Queriam por acaso ver alguma fotos da minha festa surpresa? E dos presentes feito especialmente para mim (ah pois é)? das inúmeras iguarias? Queriam, não queriam... Mas, vão ter que esperar pois exigi que tudo fosse fotografado (sou muito ) vou esperar que enviem as fotos por mail ;~) Portanto durante esta semana iremos ter uma pequena reportagem da dita cuja, me aguardemmmmmmm

Até lá deixo-vos estes bolinhos de guardar, desta feita de canela. Escusado será dizer que são de-li-ci-o-sos!!! Esta receita foi me dada já algum tempo pela minha querida amiga Moniquinha do blog Petiscos. É comum encontrar este bolinhos lá em casa. Gostamos muito. São ideais para acompanhar cafés e chás :~)

Vamos ás compras:

- 125 g de manteiga;
- 300 g de farinha;
- 100 g de açúcar;
- 1 ovo;
- canela em pó q.b.;
- Manteiga e farinha para untar e polvilhar ou uma folha de papel vegetal.

Numa tigela misturar o açúcar com a manteiga, o ovo e a farinha. Mexer bem até obter uma massa que se descola das mãos e do recipiente. Moldar depois os bolinhos. Na mão coloca-se uma quantidade de canela e faz-se rolar os bolinhos na canela ou então colocar num recipiente largo canela e fazer rolar os bolinhos depois de modelados. Levar ao forno em tabuleiro. Cozer, cerca de 25 minutos, em forno médio, até alourarem e abrirem ligeiramente. Não deixar cozer muito. Ao toque devem ser fofos para que não fiquem muito rijos depois de frios.
Ora cá estão a fazer equilibrismo:
Mais perto por favor!

Ao sair do forno:




Prontos a serem devorados:




Apreciação: São bolinhos macios e com um inconfundível sabor a canela. Que dizer mais a não ser corram para as vossa cozinhas e experimentem!


Fonte: Tal como já referi foi uma receita dada pela Moniquinha (podem ver aqui) que conhecia do fórum dos "petiscos" e que depois criou o blog Diário de Cozinha que fechou algum tempo por motivos mais que compreensivos. Beijinhos Moniquinha tenho muitas saudades tuas!

sexta-feira, 18 de julho de 2008

Bolo de bolachas para dar os parabens a mimmmm!

Não acham que esta sexta feira está mais bonita, mais brilhante, mais espectacular mais ... Mais tudo do que o costume? O fim de semana está a porta, é verão, está bom tempo e...
Bem e faço anos! Poucos muito pouquinhos certo mas hoje é o meu dia :~) E como se isso não bastasse o meu bloguinho também faz um aninho!!!! Não comecei a postar nesse dia mas criei-o nesse dia como presente para mim mesma. Portanto estamos ambos de parabéns, parabéns a mim e a mim hihihihihi. E a todos os que festejam hoje os seus aniversários! PARABÉNS (gritado a plenos pulmões) sintam-se felizes por estar vivos, por estar neste belo planeta, simplesmente por existirem!





Hoje queria postar algo espectacular mais como tenho andando mais do que muito ocupada vou postar um bolo de bolachas muito fresquinho e agradável: o bolo de bolachas de leite condensado vejam:


Precisamos de:
- 2 pacotes de natas
- 1 lata de leite condensado
- 2 folhas de gelatina (deitei 4)
- Bolachas tipo Maria qb
- Café adoçado qb
Cozer o leite condensado na panela de pressão 30m mas já a venda no mercado cozidos. Pode-se cozer logo 3 ou 4 latas de cada vez pois conservam-se muito bem depois de cozidas. Bater as natas até ficarem bem fofas e grossas. Acrescentar o leite condensado aos poucos. Juntar a gelatina previamente demolhada e derretida no micro ondas numa piguinha de água. Colocar no prato de servir um aro ou então usar uma forma de aro amovível. Começar pelas bolachas que se embebem rapidamente no café morno. Colocar uma camada de creme, depois voltar a colocar bolachas etc... até acabar com o creme. Vai ao frigorífico algumas horas. O ideal é fazer de um dia para o outro. No momento de servir tirar o aro e polvilhar com bolachas moídas. Vá sentem-se vamos cantar os parabéns!!!! Faltam as velas? Paciencia canta-se mesmo assim :~)
Aqui está a tua fatia:
Mais uma?
Então gostas?
Apreciação: é uma das sobremesas preferidas lá em casa no verão. Pode perfeitamente transformar-se um deliciosos gelado basta para isso colocar no congelador o nosso doce. O leite condensado cozido fica com um agradável sabor a caramelo com a sua textura leve e fofa e a maciez das bolachas com sabor a café combinam na perfeição. Experimentem!
Fonte: Mais uma receita tirada do fórum "Petiscos". Esta é uma das receitas postadas pela Ana Lucya. Vejam aqui. Obrigada Ana por esta excelente receita.
Bem desculpem o exagero mas sou assim mesmo... PARABÉNS A MIM, LALALALALAAAA!!!! E como adoro flores aqui ficam estas só para mim!

Bom fim de semana para todos! Beijinhos

quarta-feira, 16 de julho de 2008

Almendroados - optimos para aproveitar claras!

Época de exames... Stress, nervosismo, ansiedade... Se for multiplicado por 2 ou 4 então... Os filhotes estão em plena época de exames e se eles sofrem os pais sofrem a dobrar por eles e pelo significado que sabem que esses exames representam para eles. Para além deles dois dos seus melhores amigos também irmãos estão a passar por esse trauma. Têm estudado juntos lá em casa. Por isso cabe-me a mim fazer alguns miminhos alimentares para lhes renovar as energias e as forças para continuar o estudo. Tenho tido o cuidado de fazer os seus pratos preferidos, alguns docinhos e bolachinhas para terem sempre á mão. E tenho a certeza que vão recompensar-me com belas nota, não é meninos?! :~)

Se bem se lembram da receita anterior sobravam 3 claras do creme de pasteleiro, então resolvi aproveita-las para fazer estes deliciosos almendroados.









Vamos precisar de:


- 1 folha de obreia (é a minha cunhada que trabalha numa pastelaria que me fornece ;~) )


- 250 g de amêndoas moídas


- 3 claras

- 250 g de açúcar glace

- 2 colheres (sopa) de farinha

- 1 colher (sobremesa) canela em pó

- Amêndoas inteira q.b. para enfeitar


Vamos por a mão na massa:


Bater as claras em castelo e sem parar de bater adicionar o açúcar até ficarem bem firmes. Adicionar as amêndoas ralados, a canela e a farinha delicadamente. Colocar a folha de obreia em cima de uma folha de papel vegetal no tabuleiro do forno. Colocar a massa ás colheradas em cima da folha de obreia deixando alguns espaço entre elas. Decorar com uma amêndoa sobre cada almendroado. Levar ao forno até ficarem lourinhos mas ainda moles para que depois de frios fiquem bem macios :~)

Meninos façam um pequeno intervalo nos estudos e venham lancharrrrrr!



Vai uma trinca?



Apreciação: Este bolinhos são de facto deliciosos. Ficam muito macios, derretem na boca e o seu sabor a amêndoa é muito agradável. Ainda têm a vantagem de se poderem guardar imenso tempo numa caixinha fechada hermeticamente para ter sempre á mão para a hora do chã ou do café uma bolachinha bem saborosa. Isto é quem os conseguir guardar, lá em casa não é o caso hihihihihi.

Fonte: Tinha já uma receita que postei anteriormente. Entretanto encontrei esta nova na net da qual gosto mais. O problema é que não me lembro onde. Se alguem identificar a fonte por favor que me diga para que eu possa corrigir. Obrigada

segunda-feira, 14 de julho de 2008

Voltei!!!! Carregando nos braços um belo de um bolo de fecula :~)

Olá, oláaaaaaaaaaaaaaaa! Voltei! Tinha tantas saudades vossas! :~) Agora que tenho uma bela de uma maquina fotográfica novinha em folha ninguém me para! Hihihihihihi.


Ontem tivemos um dia cheio e sol, um pouco ventoso certo mas não deixou de ser um belo domingo soalheiro! Os filhotes sugeriram:


- Vamos almoçar fora?


- Porque não! - respondemos eu e o maridão em unisono.


E vejam que belo almoço que tivemos:






Sim no nosso quintal, onde melhor se poderia almoçar. ;~)



Mas a boa disposição e os momentos memoráveis não acabaram por aqui. Á tarde foi a vez de fazer um lanchinho ajantarado na companhia de um grupo de amigos muito alegres e animados. Entre um chouriçito assado na aguardente, umas ameijoas á bulhão pato e uma pizza, lá estava este bolinho muito fofinho e leve - O bolo de fécula de batata também conhecido como colchão de noiva. Faço este bolinho muito tempo. Só que perdi a receita e acabei por deixar de o fazer durante algum tempo apesar de ser um dos bolos preferidos do filhote. Até que revi este bolinho no delicioso blog da Nari "Água na Boca". Se bem o vi melhor o fiz. Aqui está ele todo vaidoso:








Vamos ás compras:




INGREDIENTES BOLO
- 6 ovos
- 250 gr. açúcar
- 100 gr. fécula de batata
- 1 colher (sopa) de farinha
- 1 colher (chá) fermento
- sumo de limão (cerca de 1/2 limão pequeno)
Bater as claras em castelo. Depois, juntar com cuidado e sem bater o açúcar e a farinha. De seguida as gemas uma a uma, o fermento, a fécula e finalmente o sumo de limão. Vai ao forno em forma bem untada e polvilhada de farinha. Quando o bolo estiver cozido, deixar arrefecer em cima duma grelha.



INGREDIENTES PARA O CREME
- 3 gemas
- 150 gr. açúcar (usei metade açucar amarelo)
- 3 colheres (sopa) maizena
- 1 carteirinha de açúcar baunilhado ou algumas gotas de essência de baunilha
- 1/2L leite




Aqui usei a técnica do micro-ondas (m.o.). Junto tudo mexendo muito bem. Levo ao m.o. 2 minutos na potência máxima. Retiro do m.o., mexo muito bem e vai novamente ao m.o. mais 2 minutos na potência máxima. Mexo e novamente ao m.o cerca de 1 minuto. Está pronto o creme! Deixar arrefecer.




Fazer então a montagem do bolo: cortar o bolo a meio e rechear com o creme. Quem gostar pode colocar algumas com nozes ou amêndoas picadas (esqueci). Colocar a outra metade por cima e barrar com o restante creme. Polvilha-se com coco a gosto. Aqui tostei o ligeiramente num tachinho.


Mais uma fotucha (agora de máquina nova estou imparável)







E outra, desta vez de corpo inteiro, pois então!






São servidos?








Nem uma trinquinha?!






Apreciação: Quem gosta de um bolo bem levezinho e fofo este é de facto a escolha acertada. O creme é macio e combina na perfeição com a leveza do bolo. Experimentem


Fonte: Tal como referi rencontrei este bolinho aqui do blog da minha colega bloguista Nari. Obrigada Nari! :~)




Hummmm é tão bom estar de volta :)





Boa semana de trabalho para todos!