quinta-feira, 31 de janeiro de 2008

Café cremoso

Sabem que hoje já é 5ª feira, o ultimo dia do mês de Janeiro! Amanha 6ª, iniciamos o mês de Fevereiro e já estamos no fim de semana outra vez. O solinho (e o frio) continua :) Esperemos que se matenha assim até 4ª feira para que todos os foliões e todos os corsos carnavalescos se possam realizar da melhor maneira possivel. Lá em casa os filhotes já andam a pensar nas fastasias que podem ser usadas nesses dias. Eu sinceramente não sou muito carnaval. Mas como a filhota faz parte de um grupo de bailarinas que vai desfilar, e diga-se de passagem é um grupo muito bom, não poderia deixar de ir assistir ao desfile. Portanto solinho, faz um esforço e continua a fazer-nos companhia mais uns diazitos, sim?! :)
Para combater o frio nada como uma bebida quente para reconfortar corpo e mente. Hoje sugiro um café cremoso. Sim daqueles deliciosos que nos deixam um belo bigode de satisfação desde o primeiro gole. Vejam:
Photobucket
É uma receita muitoooooo dificil mas vocês merecem. Vamos precisar de:
- 50gr de café (usei soluvel)
- 3 chavenas de chá de açucar
-1 1/2 chávena chá de água fervente.
Colocar todos os ingredientes num recipiente e bater com a batedeira durante 10 minutos. Está pronto. Fica uma especie de chantilly muito cremosa. Depois é só colocar umas colherzinhas em cima duma bela chavena de leite quente ou no café, polvilhar com canela ou chocolate em pó hummmmmmm. Conservar no congelador (não congela). Fica sempre pronto a ser usado. Depois num estalar de dedos podemos fazer um delicioso capuchinho. Bela ideia, não?! ;)
Photobucket
Photobucket
Apreciação: É facil de fazer, pratico (está sempre á mão) e é....Delicioso. Experimentem vão ver que não se arrependem :)
Photobucket
Fonte: Esta receita foi apresentada pela Nanda Vale (pelo nome deve ser uma pessoa muito interessante hihihi) no forum dos Petiscos. Vejam aqui. Obrigada Nanda por esta fabulosa ideia. Beijinhos.

quarta-feira, 30 de janeiro de 2008

Bolo húmido de maçã e iogurte - excelente!

Mas que frio que está esta manha brrrrr. Mas se vos disser que em Edmonton no Canada estão -43º!!!! E difícil de acreditar não é?! MENOS 43º!!!!! Ontem a minha sobrinha Tita telefonou aos pais e disse-lhes isso mesmo... Ena! Afinal até que está calorzinho por cá não é... O solinho para me dar razão até está a começar a espreitar por entre o denso nevoeiro. Então BOM DIA A TODOS - diz ele sorridente! E para aquecer-nos um pouquinho nada como um bolinho delicioso acabadinho de sair do forno. Tita, Nuno, M., T., Dª Gabriela, Sr. Leopoldo, este bolinho é especialmente para vocês para aquecer o corpo e a alma nesse frio terrível. Vá sirvam-se está recheado de saudades e muito carinho. Até breve!
Photobucket
- 1 iogurte (usei natural) - usar o copinho do iogurte como medida

- 3 ovos

- 1 copinho de açúcar amarelo

- 1/2 copinho de açúcar branco

- 2 copinhos de farinha com fermento

- 1/2 copinho de óleo

- 1 colher sopa de rhum (usei cognac)

- 3 belas maças

- 1/3 à 1/2 copinho de Xarope de Maple (este foi a Fátima que me trouxe do Corte Inglês)
Photobucket

Pré-aquecer o forno. Descascar as maças 2 delas cortar aos cubinhos. A terceira cortar as rodelas ou aos gomos finos. Reservar. Bater os ovos e o açúcar até ficar uma mistura esbranquiçada e fofa. Acrescentar o iogurte, a farinha, o óleo e o rhum. Barrar uma forma não muito grande com o xarope. Colocar a maça fatiada no fundo da forma. Deitar a massa. Por cima acrescentar as maças aos quadradinhos. Com as pontas dos dedos enterrar maça na massa. Levar ao forno cerca de 40 minutos ou até estar cozido. Façam o teste do palito. Desenformar, deixar amornar e ... Devorar! Hihihihihi

Photobucket


Photobucket

Apreciação: Este bolinho é simplesmente delicioso. A sua textura é macia e húmida. O sabor do xarope misturado a leve acidez das maçãs é irresistível. Hummmm é uma verdadeira tentação!

Photobucket

Fonte: Sinceramente não sei. Tenho esta receita imprimida (como tantas outras) há muito tempo em casa á espera de serem experimentada mas não me lembro de onde a retirei... :(

terça-feira, 29 de janeiro de 2008

Salada deliciosa da Fátima

3ª. feira... pois mas com sol!!! :) Hummmm tão bom que é! A mim, como já o referi várias vezes, faz-me começar o dia com um sorriso de orelha a orelha! Apetece-me abrir todas as janelas deixar entrar os raios quentinhos do meu amiguinho. O pior é que está ainda muito frio brrrrr. Pode não aquecer logo o ambiente mas aquece a alma e torna as pessoas muito mais alegres e só por isso já terá valido a pena.

Como ontem tivemos um prato para o pesadito hoje, em homenagem ao meu amiguito sol, vou apresentar-vos uma saladinha deliciosa e muito mais leve. Esta saladinha pode servir de refeição leve no verão ou de entrada numa refeição mais requintada. Esta salada foi nos apresentada pela minha amiga Fátima quando veio jantar a casa. Adoramos tanto que no ano novo resolvi voltar a fazer para toda a família. Esta salada tornou-se conhecida lá em casa como a salada da Fátima ;)


Photobucket


Vamos precisar de:

- Salmão fumado

- Alface

- Ovos cozidos fatiados em rodelas

- Camarão cozidos e descascado

- Maionese (usei caseira)

- Molho Gravlaxsas (molho que se compra no Ikea que é feito à base de mostarda)

- Oregãos (não deitei, esqueci :( )
- Azeitonas


Lavar a alface mas deixar as folhas inteiras. Em casa retiro o centro mais grosso. Colocar as folhas no fundo da travessa (pode-se pôr um pouco de azeite e sal); por cima coloca-se o salmão fumado em pedacinhos; os ovos, os camarões e as azeitonas; Finaliza-se com umas colheradas de maionese e do tal molho. Polvilha-se com oregãos. Depois... bem depois é só deliciar-se.

Photobucket


Apreciação: Para além de ficar com uma apresentação muito alegre e colorida, posso garantir-vos que o sabor não desiludirá ninguém. Tal como diz a Fátima: "Acreditem que o tal molhinho sueco faz toda a diferença... Muito bom mesmo!" Experimentem !


Fonte: Receita da minha querida amiga Fátima. Vejam aqui. Obrigada Fátima por mais esta deliciosa receita. Beijinhos

segunda-feira, 28 de janeiro de 2008

Sarrabulho tipicamente minhoto

Olá, oláaa! Então como correu o vosso fim de semana? O meu, apesar de ter sido um pouco trabalhoso, foi muitoooo agradável. Ainda por cima tivemos SOL!!! :) Os meus cunhados chegaram bem e cheios de novidades. Ainda não tivemos tempo para conversar tudo hihihihi mas já deu para matar um pouco as saudades ;) E como vos tinha dito tivemos a matança e o famoso sarrabulho que estava muitoooo bom! Tal como prometi tirei algumas fotos para partilhar com todos vocês :) E nem a propósito ontem vi uma reportagem no telejornal em que a ASAE quer acabar com as matanças tradicionais... Bem acho que era á única coisa que ainda não tinham proibido, não é?!!!... Mas não vamos estragar este post com coisas menos agradáveis... Dizem que uma imagem vale por mil palavras, então não vamos perder mais tempo com palavras e vamos passar directamente as imagens. Comecemos pelo fim o Sr. sarrabulho em pessoa!






Iniciemos então uma mini reportagem sobre uma matança tipicamente minhota. Previno que esta reportagem não tem tratamento de fotos. As imagens são o retrato real do que há de mais tipico e tradicional numa matança.

Depois de ter sido abatido o animal é chamuscado com palha para retirar todos os pelos e as unhas. Fica com uma cor dourada. Depois é bem lavado com agua quente. Só depois é que aberto onde são retirados as vísceras, coração, fígado etc.... Depois é pendurado pelas patas traseiras. Pendura-se também bastante loureiro. É coberto com um pano branco e é deixado assim até ao dia seguinte.

Aqui o temos a ser pesado (108kg) antes de ser partido :





Entretanto são descascadas as cebolas, os alhos, lavadas as tripas e deixadas em agua, loureiro e limão. Umas serão atadas para fazer chouriços, outras serão enchidas com farinha para fazer farinhocas, também conhecidos por tripopos. A parte gorda é partida em pedacinhos muito miudinhos para fazer chouriças de cebola também conhecidas como chouriças de verde. Vejam:







Depois picamos a cebola com um picador próprio:









Junta-se a carne, a cebola, salsa picada, pimenta, colorau, cominhos e algum sangue de porco, algumas também levam abóbora cortada aos quadradinhos. Aqui já estamos a encher:









Prontinhas já no fumeiro:







Cozemos algum sangue em agua abundante e bem quente temperada de sal, loureiro, salsa, tomilho, cebola e alho. Fazemos também as chouriças do dia feitas com cebola picada muito miudinha, gordo cortado muito miudinho, salsa picada, sal e cominhos. Depois são cozidas em agua abundante aromatizada com sal, loureiro e tomilho. Estas não vão ao fumeiro. Devem ser consumidas em apenas alguns dias. As farinheiros ou tripopos são tripas que são enchidas com farinha milha temperada com alhos picados, sal, pimenta e cominhos. Depois são cozidas em agua temperada como acima indicada. Aqui já temos tudo pronto(da esquerda para a direita): o sangue cozido, as frinhocas e as chouriças do dia. Isto tudo fara parte da travessa do sarrabulho:





Os ossos são passados em salmoura feita com muito alhos picados, pimenta, sal e vinho tinto verde. Depois são cobertos de sal e guardados assim 2 dias. Depois são muito bem lavados e congelamos. São muito bons no cozida á portuguesa (este prato é feito pelo entrudo - carnaval, portanto para a semana será um dos pratos aqui apresentados ;) ).









O resto da carne é cortada aos quadradinhos e temperada com pimentão doce e picante, muitos alhos picados e sal. Mexe-se muito bem. Depois é coberta com vinho branco verde. fica assim durante 2 a 3 dias, mexendo-se todos os dias. Se necessário acrescenta-se mais vinho. Passado esse tempo enchem-se as chouriças de carne. Depois postarei as fotos.


Logo de manhãzinha são feitas feveras para todos - faz-se a 1ª prova á carne e bebe-se vinho branco. Eu que até nem sou de beber vinho, também bebo e não é que até sabe bem hihihihi. Vejam (As coisas feitas ao lume tem outro sabor sem duvida nenhuma):









Finalmente do domingo foi dia de reunir á família á volta do sarrabulho que é composto pelos rojões, miúdos cozidos, chouriça do dia, farinhocas e o sangue cozido. Nós cozemos as batatas mas há quem as estufe ou asse no forno. Também se faz o arroz de sarrabulho:




- Cozer os miúdos do porco, carne de porco e frango. Quando estiver cozido, desfiam-se as carne e fatiam-se os miudos:






Coar a agua. Fazer um refogado com cebola e alho, acrescentar a agua de cozer as carnes. Quando ferver acrescentar o arroz mas atenção á quantidade pois este arroz tem que ficar soltinho. Quando o arroz estiver quase cozido acrescentar o sangue de porco. Deixar cozer mais um pouco no momento de servir polvilhar o arroz com cominhos e deitar o sumo de meio limão. Deixar mais uns segundinhos e servir de imediato.







Os rojões são temperados de vesperas com alho picados, louro, sal, pimenta, pimentão e vinho branco. Retiram-se os rojões da marinada e fritam-se em banha até ficarem lourinhos. Acrescenta-se a marinada e deixa-se cozer até ficaram macios. Aqui estão ainda na panela:




Finalmente na travessa. Estava tudo muito bommmmm. São servidos?





Apreciação: Este é, sem duvida nenhuma, um dos pratos mais tradicionalmente português. Cada terra com os seus usos e costumes. É sempre sinonimo de muito trabalho mas também de uma grande festa de partilha e divertimento. O sabor esse é único. Podemos comprar a carne mais cara do melhor talho mas nunca terá o sabor que está tem. Talvez seja pelo convívio, pela magia do momento mas que é muito boa aí isso ninguém tem duvida. Aqui apresentei o sarrabulho minhoto, mas gostaria de saber a tradição de cada terra. Não a querem partilhar? Fico á espera :)

Fonte: As cozinhas de todas as nossas avós.













sexta-feira, 25 de janeiro de 2008

Bolo inglês de maçãs - fácil e muito bom!

6ª feira! Yuppyyyy! Está bem, ainda não estamos no fim de semana propriamente dito mas... quaaaaaase :) Este fim de semana, bem pelo menos amanha, vou estar bastante atarefada pois temos a matança do porco em casa da minha sogra. Vou tentar tirar algumas fotos dos nossos enchidos ;) e do sarrabulho tradicionalmente minhoto. Vou tentar prometo... pois o trabalho é tanto que posso esquecer de alguma etapa... Mas é um ritual muito giro e muito nosso (tirando a matança propriamente dita que não aprecio). Faz lembrar o meu tempo de criança a querer participar em tudo como os adultos. Tanto eu como a minha irmã tínhamos direito a nossa chouriça enchida por nós. Normalmente era do tamanho de um polegar mas era o nosso orgulho. Olhávamos para o fumeiro e perguntávamos vezes sem conta se já estaria pronta a ser devorada e quando finalmente, alguns dias depois, vinha o tão esperado sim... Era um verdadeiro acontecimento. A "nossa" chouricinha era saboreada até á ultima migalha e era... DELICIOSA a melhor de todas hihihihihi Quantas saudades. Amanha vou reviver todos esses momentos mágicos... Depois conto vos ;)

Para este fim de semana sugiro-vos uma receita simples mas muito saborosa - Bolo inglês de maçãs


Photobucket



Photobucket


Vamos ver se temos tudo:

- 130g de manteiga sem sal (coloquei com sal) em temperatura ambiente

- 130g de açúcar

- 3 maçãs descascadas e cortadas em cubinhos

- Sumo de meio limão

- 1/2 colher (chá) de canela em pó

- 2 colheres (sopa) de açúcar demerara ou mascavo (usei amarelo)

- 2 ovos grandes

- 130g de farinha

- 1 colher (chá) de fermento (não usei pois a farinha já tinha fermento)

- Algumas gotas de extracto de baunilha

- 1 colher (sopa) de rum (parti a garrafa do rhum Sniffff :( usei Cognac)

- 3 colheres (sopa) de farinha de rosca (não sei o que é... não usei) para polvilhar

- Açúcar demerara ou mascavo (usei amarelo novamente) para polvilhar

- canela em pó extra para polvilhar

Pre-aquecer o forno à 180C. Forrar o fundo de uma forma quadrada de cerca de 24 cm com papel vegetal (usei de bolo inglês) . Misturar as maçãs picadas com o sumo de limão, a canela e as 2 colheres de sopa de açúcar demerara ou mascavo (amarelo). Reservar. Bater a manteiga até formar um creme, juntar o açúcar e bater até que a mistura fique fofa e clara. Adicionar os ovos um a um, batendo bem a cada adição. Colocar o extracto de baunilha e o rum (Cognac). Adicionar a farinha peneirada com o fermento e misture com colher de silicone (continuei a bater com a batedeira eléctrica mas a uma velocidade mais reduzida) até formar uma massa lisa. Colocar a massa na forma preparada e nivelar a superfície com uma colher. Espalhar as maçãs sobre ela (não usei o caldo que ficou no fundo da vasilha), polvilhar a farinha de rosca (não o fiz) e, caso deseje, um pouco mais de açúcar demerara ou mascavo e canela em pó (foi o que fiz mas com açúcar amarelo). Levar ao forno cerca de 55 minutos. Deixar arrefecer por 10 minutos antes de desenformar. Servir morno. Miammmm miammmmm




Photobucket





Photobucket




Apreciação: É um bolo que se faz muito rapidamente e é excelente. Este é o género de bolo que se pode fazer enquanto se faz o jantar. Depois do jantar é uma bela surpresa para todos. Da próxima vez (que vai ser muito em breve) vou fazer numa forma redonda sem buraco no meio e colocar um pouco mais de maçãs. Ficara tipo tarte mas com uma massa de bolo fininha mas muito leve e humidazinha, coberta de maças macias e levemente perfumadas a canela e açúcar amarelo hummmm experimentem vão ver que não se arrependem :)



Photobucket




Fonte: Directamente do Japão para Portugal através do blog - Pecado da Gula. Vejam aqui. Obrigada Akemi por esta deliciosa receita. Muitos Beijinhos.


Desejo a todos um excelente fim de semana. Beijinhos até 2ª feira :)


quinta-feira, 24 de janeiro de 2008

Brioche de iogurte - super leve e fofa!

Os dias continuam cheios de sol, frios certo mas cheios de sol. Já cheira tão bem á Primavera! Eu sei que estou a repetir-me! :( Já disse isto tudo algures noutro post mas é mais forte do que eu. O tempo influencia terrivelmente o meu estado de espírito e disposição. Quando o meu amiguinho sol vem me dar os bons dias logo pela manhazinha, fico com energia redobrada capaz de durar até ao fim do dia( qual pilhas Duracel!). Por outro lado... Pstttt tenho um segredo para vos contar... Aproximem-se... Mais um pouquinho. Sabem é que outra das coisas que também me tem dado uma alegria ENORME é que os meus cunhados (sim aqueles do Canada) estão mesmo, mesmo a chegar. E como se isso não bastasse a minha irmã também confirmou que viriam passar uns diazinhos connosco no próximo mês. Sol, os cunhados, irmã, cunhados, sobrinhos... Ando hiper activa hihihihihi e muitooooo feliz. Ontem com toda esta energia enquanto fazia o jantar lembrei-me de fazer uma brioche para o pequeno almoço do dia seguinte. Tinha uma receita muito original guardada algum tempo, porque não?! A sua originalidade consistia em levar 2 iogurtes naturais na massa e portanto muita menos manteiga! Se bem o pensei, melhor o fiz. Arregacei as mangas e mão á obra ou será melhor dizer mão na massa hihihi. O resultado final ficou.... Julguem por vocês mesmos:
Photobucket
Photobucket

- 2 iogurtes naturais
- 1 ovo (o meu tinha 2 gemas :) )
- 2 colheres sobremesa de açúcar baunilhado
- 80g de açúcar
- 1/2 colher de café sal
- 500g de farinha sem fermento
- 50g de manteiga a temperatura ambiente e cortadas aos quadradinhos
- 22g de fermento padeiro (eu coloquei um pacotinho de fermento Vahiné)
- Açúcar em pérolas ou amêndoa laminada para a decoração
Colocar os ingredientes pela ordem apresentada na maquina de pão. Programar a maquina para massa (portanto sem a parte da cozedura). Na minha é o nº 7. Uma vez o programa terminado retirar a massa da máquina com as mão enfarinhadas e dar a forma desejada a brioche. Como rendeu bastante fiz 6 bolinhas que coloquei em 2 formas de bolo inglês mas pode fazer uma trança ou bolinhas individuais ou outra a sua escolha.
Aqui está:

Photobucket

Deixar levedar mais 45mn. Eu coloquei a no micro ondas depois de ter feito ferver uma chávena de água. O calor e a húmidade que lá ficam é optima para que as massas levendem melhor e mais rapidamente ;)

Photobucket

Findo esse tempo, pincelar a brioche com manteiga ou com ovo batido com uma pinguinha de agua (usei este ultimo). Polvilhar com amêndoas laminadas ou com açúcar em pérolas.

Photobucket

Levar a cozer em forno pre-aquecido (o meu coloquei a 200º) até ficar lourinha.

Photobucket

Photobucket

Depois é sentar em frente a uma boa chávena de leite ou chá. Querem uma fatiazinha?!
Photobucket
Com manteiga ( nem consegui estender a maanteiga de tão fofa que estava a brioche :( ) ou doce?

Photobucket

Ou ligeiramente torrada com manteiga?

Photobucket

Apreciação: É, sem duvida nenhuma, uma das melhores brioches que fiz. Tem um miolo muito leve e macio. A côdea é estaladiça. O sabor hummmm! Uma verdadeira tentação! Aconselho vivamente que experimentem :)
Fonte: Desculpem mas não me lembro de que blog tirei esta receita. Sei apenas que é francês. Se alguém souber quem é o autor desta receita por favor avisem-me para eu poder colocar a fonte. Obrigada

quarta-feira, 23 de janeiro de 2008

Iogurtes caseiros com doce de morango

Ouvi lá longe o canto do galo. Depois mais perto o chilrear de um passarinho. Mais perto ainda, novamente o canto do galo. O sino tocou 1,2,3,4,5,6.... 7!!!! Já são 7 horas?!!! Não pode ser! Abri os olhos, olhei para o relógio... Eram mesmo 7 horas da manha! "Depressa acordem é tarde!" Gritei. Desci as escadas a correr seguida de perto pelo marido. Em 10 minutos tínhamos o pequeno almoço pronto na mesa. Os filhotes não tardaram a aparecer vestidos e pronto para mais um dia de aulas. Fazemos uma equipe imbatível, tínhamos recuperado o quarto de hora que tínhamos adormecido :) Mas detesto acordar assim. Fico confusa e meia atordoada. A culpa foi do livro que tinha acabado de ler na noite anterior: "Tão longe de casa" de Curtis Sittenfeld. Bestseller eleito pelo The New York Times como uma das cinco melhores obras de ficção de 2005. Contava a história duma adolescente que decidiu ir estudar para um colégio interno muito famoso. Fala-nos das suas duvidas, das suas experiências, das suas amizades, das suas expectativas, da sua insegurança, enfim retrata a vida duma adolescente bem actual. Acabei por sonhar toda a noite com a Telma!!! Li este livro com bastante interesse 1º porque tenho 2 adolescentes em casa e depois porque foi a filhota que o trouxe da biblioteca para mim. Como podia recusar uma gesto tão gentil e simpático? Não tendo sido o livro que mais gostei, foi um livro bastante interessante. Mas este malvado fez com que eu adormecesse esta manha, que maroto!
Continuando a falar da manha, hoje vou falar-vos duma sugestão para o pequeno almoço, mas óptimo também para o lanche ou para tapar aquele furinho entre as refeições - iogurte caseiro com doce, aqui de morango. Aqui temos as vedetas:

Photobucket

- 7 copinhos da iogurteira medidos de leite gordo ou meio gordo (1 a menos do que a totalidade dos copinhos)
- 1 iogurte natural de compra
- doce a gosto
Colocar o leite a temperatura ambiente num recipiente de preferência de bico (será mais fácil depois para verter nos copinhos). Juntar o iogurte natural mexendo muito bem. Em cada copinho colocar 1 colher de sopa de doce á escolha. Deitar a mistura leite/iogurtes com cuidado. Tapar a iogurteira e deixar a noite toda. De manha temos uns deliciosos iogurtes caseiros e bem saudáveis.
Photobucket
Querem provar?
Photobucket
Apreciação: Adoro este iogurte. Fica macio e aveludado. O toque do doce, torna-o ainda mais irresistível. Hummmmm delicioso! Olha já acabou...
Photobucket
Fonte: Quando fui as compras vi este genero de iogurte á venda... Olha e porque não fazê-los em casa?!...

terça-feira, 22 de janeiro de 2008

Arroz de pato á antiga

ADORO cinema, pena é ser cada vez mais caro :( Os meus filhos herdarem esse gosto. Desde pequeninos eram a minha companhia muito entusiasmada. Tínhamos que nos deslocar ao Porto para podermos assistir aos últimos filmes, sobretudo da Disney. No Natal então era uma ida obrigatório e sempre mágica. Cresceram... Hoje em dia preferem ir com os colegas, é normal. O maridão não aprecia muito... Fiquei sem companhia... Mas e sempre um mas... Na escola, os filhotes tem a possibilidade de poderem trazer DVDs de filmes/documentários durante o fim de semana. Ouro sobre azul, ainda por cima são todos filmes de grande qualidade, todos eles seleccionados por professores. Foi o que aconteceu o fim de semana passado. Trouxeram dois filmes mas eu só vi um: "Chocolat" com Johnny Deep e Juliette Binoche. Gostei imenso. Não sou uma grande de chocolate mas aquele filme dou-me uma enorme vontade de voltar a fazer bombons, bolos de chocolate, chocolate quente, enfim tudo, tudo com muito chocolate hihihihihi. Parecia tudo tão apetitoso. Uma história muito bonita e envolvente, regada q.b. com chocolate bem trabalhado.
Mudando radicalmente de assunto, falemos do prato principal antes de falarmos na sobremesa! Este domingo foi dia de relembrar a velha receita de arroz de pato. Hummmm tão bem que sabe! Sabe como que...como direi? Ao antigamente... aquele sabor a coisas simples e naturais. Adoro sentir o verdadeiro sabor dos alimentos sem recorrer a coisas muito complicadas. O sabor mais delicado está no que é mais simples é não é? E este arroz é um desses pratos, vejam:
Photobucket
Vamos precisar de:
- 1 pato (este caseiro)
- 1 chouriço (este caseiro)
- 1 naco de presunto (este caseiro) pode ser substituído por bacon
- arroz tipo carolino
- 1 cebola
- 2 dente de alho
- Azeite q.b.
- ramo de cheiros (salsa, louro, tomilho)
- 1 cálice de vinho do Porto (este caseiro)
Cozer o pato, o chouriço, o presunto em agua temperada de sal (mas não muita), o ramo de cheiros e o vinho do Porto (que lhe vai dar um toque mágico :)). Costumo usar a panela de pressão, é mais rápido e saudável. Depois do pato estar macio, retirar da agua juntamente com o presunto e o chouriço. Deixar arrefecer. Reservar á agua de cozer o pato que se coa. Cortar o chouriço e o presunto ás fatias e reservar. Desfiar o pato, retirando todos os ossos e peles. Reservar. Fazer um bom refogado com a cebola, o alho e o azeite. Quando estiver tudo bem lourinho deitar o arroz necessário (mais ou menos 100 gr. por pessoa) e fritar até ficar translucido. Colocar o dobro da medida de arroz em agua quente que se reservou (portanto 1 medida de arroz para 2 de agua). Deixar cozer até ficar quase cozido. Num tabuleiro de ir ao forno mas que também será de servir, pincelar com azeite ou manteiga. Colocar uma boa camada de arroz, uma camada de carne de pato desfiada, voltar a colocar arroz até acabar. Colocar por cima do arroz o presunto e o chouriço fatiado. Levar ao forno até ficar lourinho. Servir imediatamente com uma boa saladinha.
Photobucket
Photobucket
No pratinho pronto a ser devorado:
Photobucket
Apreciação: Este é daqueles pratos que se fazem ao domingos para deliciar toda a familia. É o tipo de receita que se passa de gerações em gerações sempre com o mesmo êxito. Hummmm nos adoramos. São servidos?
Fonte: Em todas as cozinhas portuguesas

segunda-feira, 21 de janeiro de 2008

folhadinhos de alperces / Oranais aux abricots

Depois de um fim de semana cheio de sol, temos uma 2ª feira também cheia de sol!!! Tão bommmmmmm, que pedir mais?! Já cheira a primavera! Eu sei, eu sei que ainda falta precisamente dois meses para que isso aconteça, mas digam lá se não é tão, mas tão agradável este tempinho. Sim porque, depois duns dias tão molhadinhos e tristonhos, o nosso amigo sol fez uma entrada triunfal, mais bonito e resplandecente do que nunca. Ontem, eu e o maridão fomos até á praia. O mar estava revolto mas em contrapartida estava um dia esplêndido. Sem vento, apenas um solzinho bom que nos acariciava a face. Deixamos-nos estar assim sentados dum dos bancos virados para o mar, esquecidos do tempo. Falamos, falamos, quando saímos de lá o sol começava a por-se, em contrapartida sentimos-nos completamente revigoradas, tínhamos recarregado as baterias para uma nova semana que estava prestes a começar.

Este solinho para alem de ter dado para secar imensa roupa, para arejar a casa , para sair um pouco de casa, deu-me vontade de fazer uma sobremesa alegre, ela também cheia de sol - uns folhadinhos deliciosas de alperces, os franceses chamam a estes bolinhos "Oranais aux abricots"

vejam só se não brilham como o sol...


Photobucket

Vejamos se temos tudo:
- 500 gr. de massa folhada
- 1 lata grande de alperces em calda
- 1 gema de ovo
- açúcar em pó ou em pérolas
- doce de alperces ou outro


Creme de pasteleiro:
- 25 cl. de leite
- Açúcar baunilhado
- 55 gr. de açúcar
- 20 gr. de Maïzena
- 2 gemas

Começar por preparar o creme de pasteleiro: Ferver o leite com o açúcar baunilhado. bater as gemas com o açúcar até a mistura ficar fofa e esbranquiçada, juntar a Maïzena. Verter o leite fervido batendo rapidamente. Voltar a colocar tudo na panela e levar ao lume, mexendo sempre até engrossar. Depois retirar do lume. Eu costumo bater uns segundos com a batedeira electrica para que fique mais leve. Deixar arrefecer.
Photobucket

Escorrer a fruta. Se gostarem colocar uma colerzinha de xarope no creme de pasteleiro, eu não achei necessário. Limpar os alperces com papel absorvente para retirar todo o liquido. Estender a massa e cortar a massa em rectângulos mais ou menos iguais. Colocar o creme de pasteleiro em cima de cada rectângulo na diagonal como na foto:
Photobucket

Colocar 3 meios alperces em cada rectângulo:
Photobucket

Dobrar os cantos livres por cima dos alperces

Photobucket


Pincelar com a gema batida e polvilhar com açúcar

Photobucket
Aquecer um pouco de doce de alperce e pincelar a fruta, eu esqueci :( Deixar amornar (se possível) antes de os devorarrrrr

Photobucket

Photobucket

Quase totalmente devorado

Photobucket

Apreciação: Embora os alperces sejam ligeiramente mais ácidos do que os pêssegos ficam muito mais bonitos (por serem mais pequenos) nestes bolinhos. A massa folhada estaladiça, o creme de pasteleiro macio e a fruta doce fazem um trio embativel. É muito difícil resistir-lhes. São realmente um pecado, mas um pecado muitooooo saboroso



Fonte: Do fantástico blog da Mimime, vejam aqui. Merci Mimime pour cette delicieuseeeeeee recette. A la maison, on a tous adoré!!! :)


Photobucket


Desejo a todos uma excelente semana de trabalho, se possível cheia de sol :)